Quando temos um cão filhote – ou até mesmo quando adotamos um cão já mais velho – as dúvidas sobre os cuidados a serem tomados são muitos. Principalmente quando falamos da saúde dos bichinhos.

Uma das principais preocupações dos donos é quanto à vacinação dos cachorros. Você sabe exatamente quais as vacinas necessárias ao seu bicho de estimação? Sabe quais os intervalos entre as doses, além dos tipos existentes? É sobre isso que iremos falar. Selecionamos neste artigo tudo o que precisa saber sobre as vacinação dos cães. Leia, entenda e tire suas dúvidas!

Vacinação dos cães

A vacinação é desnecessária antes dos 45 dias de vida

Do momento em que nasce até o seu 45º dia de vida, o cão não precisa ser vacinado. Durante este período, o animal permanece imune às adversidades devido às proteínas fornecidas pelo leite da mãe. Além disso, a explicação científica é de que os anticorpos oferecidos pela mãe podem “cortar” a ação dos componentes presentes na composição das vacinas.

Entretanto, é válido frisar que existem casos específicos nos quais a vacinação é necessário, mesmo antes de se completarem os 45 dias: o principal exemplo são os filhotes que nascerem de mãe nunca ante vacinadas.

Intervalos entre as doses

É importante dizer que, apesar de existirem ciclos oficias de vacinação para os cachorros, o médico veterinário responsável pelo animal é quem irá definir quais intervalos deverão ser seguidos, bem como qual esquema será realizado.

Vacinação dos cães

Principais tipos de vacina para cães

Antes de saber quando vacinar o seu cãozinho, saiba quais as principais vacinas aplicadas nos cachorros, bem como as proteções oferecidas por cada uma delas.

  • V2: proteção contra cinomose e parvovirose.
  • V6: proteção contra cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, coronavirose e adenovirose tipo II.
  • V8: proteção contra cinomose, parvovirose e leptospirose.
  • V10: semelhante à V8, porém, com maior proteção à leptospirose.

Primo Vacinação: o primeiro ciclo de vacinação

Vacinação dos cães

Ao atingir os 45 dias de vida, os cachorros são submetidos à primeira bateria de vacinas. O chamado ciclo Primo Vacinação possui 4 fases:

  • 45 dias após o nascimento: 1ª dose da V8 e V10
  • 21 dias depois: 2ª dose da V8 e V10 + 1ª dose da vacina contra tosse de canis
  • 21 dias depois: 3ª dose da V8 e V10 + 2ª dose da vacina contra tosse de canis
  • 21 dias depois: 1ª dose da vacina contra giárdia + 1ª dose da vacina contra raiva
  • 21 dias depois: 2ª dose da vacina contra giárdia

Reforço anual

Após o primeiro ano do ciclo Primo Vacinação, os cachorros devem ser submetidos ao reforço de todas as vacinas recebidas neste primeiro ciclo. Este reforço deve ser anual, sendo que todas as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia.

Cronograma de vacinação após 60 dias de vida

Dos 60 dias (3 meses) até 1 ano e meio de vida o cão ainda deverá receber diferentes e importantes vacinas, responsáveis pela proteção de doenças como hepatite, leptospirose e cinomose.

Vacinação dos cães

Preparamos um cronograma simples, porém completo, explicando quais vacinas devem ser aplicadas e, principalmente, em qual fase da vida do animal. Lembre-se de que este cronograma tem caráter sugestivo. Como dissemos no início do artigo, apenas o médico veterinário possui autonomia para definir o esquema de vacinação ideal para cada animal. Confira abaixo:

  • Aos 60 dias: 1 dose de V2, 1 dose de V6 u 1 dose de V8.
  • Aos 85/90 dias: 1 dose de V6 ou 1 dose de V8.
  • Aos 115/120 dias: 1 dose de V6 ou 1 dose de V8.
  • Aos 150/180 dias: 1ª dose da vacina antirrábica.
  • Com 1 ano e 4 meses: Reforço das V6 ou da V8.

Recomendações importantes

Vacinação dos cães

  • Mantenha a carteira de vacinação do animal sempre atualizada. Além de manter todas as vacinas registradas e documentadas, a carteira facilita o acompanhamento do cachorro por veterinários diferentes.
  • Ao levar o cão para se vacinar, seja em um consultório particular ou nas campanhas realizadas pelas secretarias de saúde, é imprescindível que o mesmo esteja com coleira e guia, inclusive os animais considerados dóceis.
  • No caso de cães agressivos, recomenda-se que sejam utilizadas focinheiras. O acessório protege não somente o profissional que irá vacinar o animal, como também pessoas que estiverem próximos ao cachorro.
  • Cães enfermos não devem ser submetidos às vacinas. Neste quadro encaixam-se animais com diarreia, secreções oculares, secreções nasais, sem apetite, desidratados ou que estejam se recuperando de doenças ou procedimentos cirúrgicos.
  • Mesmo sendo seguro vacinar os cães em campanhas de saúde, prefira – quando possível – vaciná-los em consultas médicas, com o veterinário responsável. Além de ter um cuidado mais específico e especial, o animal também passará por um exame físico, essencial para a descoberta de possíveis doenças ou alterações.
  • As campanhas de vacinação contra raiva (vacina antirrábica) são promovidas, geralmente, durante o mês de agosto. Porém, algumas cidades oferecem a vacina durante todo o ano. Para saber quando a campanha ocorre em sua cidade, busque informações junto ao Centro de Zoonoses do município.

Manter as vacinas do seu cãozinho em dia é mais do que importante, é obrigatório. O processo, além de favorecer a boa saúde do animal, previne doenças e, consequentemente, sofrimentos ao animal e – também – ao dono!

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá ganhei um cachorro da raça labrador ele tem 2 meses pessoa que me deu disse que ele esta vermifugado e vacinado,mas não me deu comprovante , é necessário que comece a vacina do zero? Ou não posso seguir adiante.?

    • Seguro morreu de velho, melhor vc comeca do zero, e perder dinheiro, do que nao gasta e depois perde o animal.

  2. Boa tarde,
    Eu gostaria de saber se um cão ja adulto que nunca tomou as vacinas, deve fazer o mesmo cronograma de um filhote?
    Deve tomar todas as doses?

  3. Olá, ganhei um cachorro hoje, e gostaria de saber onde eu tiro a carteira de vacinação dele. Ele já é adulto, mas só toma as vacinas de campanhas de vacinação. Ainda devo vacinar ele como se fosse um filhote? Por favor alguém me responde!!!!!

  4. Ola ganhei uma cadelinha ela já vai fazer 4 meses e ainda não ftomoi nenhuma vacina, gostaria de saber qual que tenho que dar ela nessa idade?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here