Para aqueles que não sabem, os cães também podem ter o seu próprio plano de saúde e muitos se equiparam com os nossos em qualidade e bom atendimento. O cachorro faz parte da família, é um membro muito amado e por isso merece os mesmos cuidados que qualquer outro da casa pode ter. Além do mais, é sempre bom prevenir. O seu cachorro pode ficar doente a qualquer momento e algumas patologias podem ter tratamentos bem caros.
Por conta do grande cuidado que os donos, ultimamente, estão demonstrando para com os seus amigos de quatro patas, algumas clínicas veterinárias começaram a oferecer planos de saúde. Parece um sonho ter a saúde do seu cachorro protegida não é mesmo? Porém, na hora de escolher é preciso ter o mesmo cuidado como se fosse um plano de saúde para humanos: alguns valem a pena e outros, nem tanto.
Lei também: Conheça as 10 raças de cachorros mais calmas do mundo.
Semelhanças com os planos de saúde dos humanos
O plano de saúde para animais foram pensados nos mesmos moldes que os nossos planos de saúde. Mas, para a alegria de muitos, os preços não são tão elevados. Eles dependem de alguns fatores como raça, idade e o porte que o animal apresenta. Com apenas 50 reais é possível contratar um plano que inclua consultas, vacinas, exames de laboratório, exames de imagem e, até mesmo, emergência. Existem alguns planos top de linha que incluem até acupuntura e custam, em média, R$ 150.
Apesar dos preços serem acessíveis, é preciso tomar cuidado e colocar na ponta do lápis quanto você gasta por mês com o seu cachorro. Segundo pesquisas, em média, o brasileiro gasta cerca de R$ 390 por mês com despesas caninas: saúde, banho e alimentação. Assim, se você pensar bem, o plano de saúde pode ser um custo a mais, já que ele representa 50% do gasto mensal.
Confira também: Cronograma de vacinação para cachorros.
Quais os fatores a serem considerados?
Antes de adquirir um plano de saúde para o seu cachorro é bom ter em mente alguns fatores a serem considerados para não se arrepender depois:
- Planos oferecidos por clínicas e hospitais são diferentes. Por exemplo, muitas clínicas costumam oferecer pacotes com descontos para procedimentos mais simples como vacinas, consultas, banho e tosa. Já os hospitais podem oferecer planos que não cobrem todas as especialidades, nem mesmo as mais comuns. Por isso, investigue quais os serviços são oferecidos na cidade onde você mora;
- Algumas redes conseguem oferecer serviços muito parecidos com os dos humanos formando uma rede credenciada de clínicas e profissionais de diversas especialidades. Pode haver até o reembolso caso você precise levar o seu amigo a um veterinário que o plano não cobre a especialidade;
- Ponha todos os gastos com o cachorro na ponta do lápis, listando cada mínimo detalhe que é gasto. É preciso ter em mente que algumas raças possuem a saúde mais frágil, com aquelas que têm o focinho achatado. Eles costumam desenvolver problemas respiratórios crônicos e, portanto, precisam de tratamento constante;
- Existem planos de saúde que podem oferecer descontos para aqueles que possuem vários animais. Quanto mais bichinhos peludos você tiver, mais vantagem você terá;
O plano de saúde para um cachorro pode ser bastante vantajoso se acordo com as necessidades que você e o seu amigo têm. É preciso pesquisar muito antes de tomar qualquer decisão. Um detalhe importante a ser observado, é a carência. Assim, se o caso for de emergência, contratar um plano de saúde em cima da hora não valerá a pena. Mas a regra continua: é melhor prevenir do que remediar.
Tenho atualmente 7 cachorros.
Moro em Itatiba e gostaria de saber se aqui na regiao tem alguma clinica que oferece um bom plano de saude.
Aguardo um retorno.
Obrigada
Elizabeth