Lágrima ácida

Muitas pessoas não sabem o que fazer em casos de maus tratos contra animais. Ficam com medo e acabam se calando. A gente defende que com informação de como agir qualquer um pode ajudar um animal em situação de perigo.

É por isso que vamos te orientar nesse artigo sobre o que fazer em casos de maus tratos contra animais. Para que você possa ajudar o peludo que estiver sofrendo. Infelizmente uma cadelinha não teve essa sorte e veio a falecer após ser envenenada e espancada por um segurança de Supermercado em Osasco-SP. Esperamos que com a repercussão desse caso, as coisas mudam para os animais no país.

Lei

cão acorrentado

“Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa.

1º. Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

2º. “A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”

Essa lei na teoria defende qualquer animal no Brasil de maus tratos. Ou seja, o cachorro que apanhou na rua. Ou uma pessoa que prende um animal silvestre de forma ilegal em situação precária. Todos esses animais devem ser defendidos por essa lei e os agressores deveriam receber essa pena. Infelizmente muitas vezes não acontece.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre transfusão de sangue em cães

O que é maus tratos?

maus tratos

Os maus tratos em si é caracterizado por qualquer situação de violência contra os animais. Sabe quando você prende seu cãozinho na corrente pra conseguir fazer a faxina? Quem faz isso não realiza maus tratos. Mas quem deixa o cão acorrentado o dia inteiro, essa pessoa se enquadra na lei como agressora.

Deixar animais trancados e sozinhos por dias também pode ser considerado maus tratos. Principalmente se o animalzinho não dispor de água e comida onde ele estiver.

Peça ajuda

cão e dono

O ideal é que ao se deparar com essa situação você peça ajuda. Ligando para a polícia. Principalmente se a violência está acontecendo naquele momento. Não é para pedir ajuda ao zoonoses.

Você está presenciando um crime e deve ligar para a polícia. Infelizmente pode acontecer da polícia não dar bola para o problema. Mostre que conhece a lei e ligue novamente se for necessário.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre raças mais propensas a problemas de saúde

Como agir?

cão ansioso

A gente não vai recomendar que você entre no meio e salve o cão ou outro animal que está sendo maltrato. É compreensível que o medo paralisa muita gente. E jamais diríamos a nossos leitores para se colocar em situação de risco.

Mas recomendamos que além de chamar a polícia, você faça registros da situação. Vídeos e fotos são muito importantes ao processar o agressor desses casos. E infelizmente a polícia costuma não dar muita atenção aos casos de maus tratos contra animais. Por isso é importan

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here