Existem formas de ajudar cães de rua, a gente sabe que o ideal é resgatar e adotar o peludo. Mas infelizmente nem sempre dá pra fazer isso. Tem gente que quer ajudar, mas não pode de formas mais complexas, e a gente entende.
É por isso que nesse artigo você confere 5 formas de ajudar cães de rua. Mesmo que você não possa levar o peludo para casa.
Doe para uma ONG
Cães resgatados, assim como gatos e outros animais, como coelhos, roedores e cavalos. Vivem em ONGs, esperando um dia serem adotados por uma família cheia de amor. Infelizmente para muitos isso demora.
E essas ONGs tem muito trabalho, além de passarem por problemas financeiros. Agora imagine se cada pessoa que se sensibiliza com a causa separasse uma pequena quantia como R$5 ou R$10 e doasse mensalmente a essas ONGS.
Elas teriam dinheiro para todas as necessidades. Contas, limpeza, funcionários, veterinários, remédios para doenças e remédios para controle de pragas, vacinas, castrações. Os custos de tudo isso são altos e se todos que se sensibilizam com a causa animal doassem um pouquinho, o trabalho das ONGs seria melhor, com menos preocupações financeiras.
Então talvez você não tenha dinheiro para apadrinhar um cão ou adotar um peludo. Mas tenha vontade de ajudar. O seu pouquinho vai ajudar bastante. Vale acompanhar o trabalho das ONGs que você vai ajudar nas redes sociais e também incentivar amigos e familiares a ajudar.
Dê comida e água
Quem gosta de animais costuma ficar de coração partido ao encontrar um peludo na rua. Entre as formas de ajudar um cão de rua está a de alimentar e dar água.
Talvez você não tenha muito dinheiro para adotar um peludo. Mas se você já tem um cão, vale andar com ração em pacotinhos e dar aos cães que você encontrar na rua. Assim como pode deixar potes com água.
Algumas cidades possuem lugares com potes de água e ração para cães de rua. Se você tem isso na sua cidade, basta levar água e comida e deixar lá. É uma das formas de ajudar um cão de rua e ainda unir a comunidade em uma ação tão bonita.
Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como socializar cães intolerantes com outros animais
Apoie empresas que se importam com animais
Tem coisas que a gente já vai comprar mesmo. Então pode ser mais legal gastar esse dinheiro com uma empresa que vai repassar parte dos lucros para a causa animal. Algumas doam ração para ONGs.
Para muita gente isso é considerado puro marketing e jogo pra vender mais. Mas se você sabe que eles vão mesmo ajudar. Bom, é melhor do que gastar sem ajudar em nada.
Também é legal destinar suas vendas a produtos cruelty free, ou seja, que não fazem testes em animais. Elas costumam ter um aviso com esse nome na embalagem, e podem ter um coelhinho também.
Se tiver dúvidas você pode pesquisar na internet quais testam ou não em animais e evitar essas marcas que ainda fazem isso. É bom lembrar que os cães também são animais usados em testes. E outros animais usados nesses testes também merecem sua compaixão.
Um lugar quentinho para dormir
Não é por que você não vai poder resgatar o peludo que ele vai precisar viver ao relento. Você pode improvisar uma casinha pra ele se proteger da chuva e dormir mais aquecido. Com um cobertorzinho e de uma forma que ele possa dormir mais seguro durante a noite.
Nem sempre dá para resgatar e resolver de vez o problema. Mas dá para minimizar o sofrimento do peludo. E essa é uma das formas de ajudar cães se você não pode adotar.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre aprendizado dos cães, associação e recompensa
Levar o cão a uma ONG
Por fim, levar o cão a ONG é o ideal se você não pode resgatá-lo e levar para casa. Contate uma ONG próxima e explique a situação. Se você tiver medo da reação do peludo pode pedir o resgate.
Se o cãozinho não tiver problemas com você, pode se disponibilizar a levar o peludo até a ONG se você puder. Claro que se não for possível fazer isso. Existem as outras formas de ajudar cães sem adotar que foram mostradas acima.