Existem formas de ajudar cães de rua, a gente sabe que o ideal é resgatar e adotar o peludo. Mas infelizmente nem sempre dá pra fazer isso. Tem gente que quer ajudar, mas não pode de formas mais complexas, e a gente entende.

É por isso que nesse artigo você confere 5 formas de ajudar cães de rua. Mesmo que você não possa levar o peludo para casa.

Doe para uma ONG

formas de ajudar

Cães resgatados, assim como gatos e outros animais, como coelhos, roedores e cavalos. Vivem em ONGs, esperando um dia serem adotados por uma família cheia de amor. Infelizmente para muitos isso demora.

E essas ONGs tem muito trabalho, além de passarem por problemas financeiros. Agora imagine se cada pessoa que se sensibiliza com a causa separasse uma pequena quantia como R$5 ou R$10 e doasse mensalmente a essas ONGS.

formas de ajudar

Elas teriam dinheiro para todas as necessidades. Contas, limpeza, funcionários, veterinários, remédios para doenças e remédios para controle de pragas, vacinas, castrações. Os custos de tudo isso são altos e se todos que se sensibilizam com a causa animal doassem um pouquinho, o trabalho das ONGs seria melhor, com menos preocupações financeiras.

Então talvez você não tenha dinheiro para apadrinhar um cão ou adotar um peludo. Mas tenha vontade de ajudar. O seu pouquinho vai ajudar bastante. Vale acompanhar o trabalho das ONGs que você vai ajudar nas redes sociais e também incentivar amigos e familiares a ajudar.

Dê comida e água

formas de ajudar

Quem gosta de animais costuma ficar de coração partido ao encontrar um peludo na rua. Entre as formas de ajudar um cão de rua está a de alimentar e dar água.

Talvez você não tenha muito dinheiro para adotar um peludo. Mas se você já tem um cão, vale andar com ração em pacotinhos e dar aos cães que você encontrar na rua. Assim como pode deixar potes com água.

Algumas cidades possuem lugares com potes de água e ração para cães de rua. Se você tem isso na sua cidade, basta levar água e comida e deixar lá. É uma das formas de ajudar um cão de rua e ainda unir a comunidade em uma ação tão bonita.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como socializar cães intolerantes com outros animais 

Apoie empresas que se importam com animais

formas de ajudar

Tem coisas que a gente já vai comprar mesmo. Então pode ser mais legal gastar esse dinheiro com uma empresa que vai repassar parte dos lucros para a causa animal. Algumas doam ração para ONGs.

Para muita gente isso é considerado puro marketing e jogo pra vender mais. Mas se você sabe que eles vão mesmo ajudar. Bom, é melhor do que gastar sem ajudar em nada.

Também é legal destinar suas vendas a produtos cruelty free, ou seja, que não fazem testes em animais. Elas costumam ter um aviso com esse nome na embalagem, e podem ter um coelhinho também.

Se tiver dúvidas você pode pesquisar na internet quais testam ou não em animais e evitar essas marcas que ainda fazem isso. É bom lembrar que os cães também são animais usados em testes. E outros animais usados nesses testes também merecem sua compaixão.

Um lugar quentinho para dormir

formas de ajudar

Não é por que você não vai poder resgatar o peludo que ele vai precisar viver ao relento. Você pode improvisar uma casinha pra ele se proteger da chuva e dormir mais aquecido. Com um cobertorzinho e de uma forma que ele possa dormir mais seguro durante a noite.

Nem sempre dá para resgatar e resolver de vez o problema. Mas dá para minimizar o sofrimento do peludo. E essa é uma das formas de ajudar cães se você não pode adotar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre aprendizado dos cães, associação e recompensa

Levar o cão a uma ONG

formas de ajudar

Por fim, levar o cão a ONG é o ideal se você não pode resgatá-lo e levar para casa. Contate uma ONG próxima e explique a situação. Se você tiver medo da reação do peludo pode pedir o resgate.

Se o cãozinho não tiver problemas com você, pode se disponibilizar a levar o peludo até a ONG se você puder. Claro que se não for possível fazer isso. Existem as outras formas de ajudar cães sem adotar que foram mostradas acima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here