Você sabe o que não fazer no banho do cachorro? Todo mundo sabe mais ou menos como é que se dá banho em cães. E com certeza nós já falamos aqui sobre os produtos e como escolher direitinho o que você deve usar no banho.

Nesse artigo a ideia é falar sobre o que não é legal de fazer no banho. Pois pode deixar o cão desconfortável ou até mesmo criar uma situação que o deixe doente posteriormente. Por isso aprenda o que você deve evitar.

Usar as unhas

Cães que não gostam de banho

Usar as unhas para esfregar o cachorro e “limpar” a pele dele, não é nada indicado. É muito importante que você entenda que a pele dos cães é muito mais delicada do que a nossa. Usar as unhas para esfregar pode machucar.

Principalmente se for um cão de pele mais sensível. Por isso evite usar as unhas. Esfregue o cãozinho massageando os pelos. Pode acreditar que ele vai ficar limpo sim e que vai dar tudo certo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como e quando dar banho a seco no seu cão

Deixar água cair nos olhos

fazer no banho

Deixar água e pior, água com produto, cair nos olhos do cão pode ser terrível. Ele vai ficar extremamente incomodado e não tem a capacidade de lavar os olhos e se acalmar como nós temos.

Por isso é importante que você possa dar uma fechadinha nos olhos do seu cão na hora de jogar a água na cabeça dele. Coloque a cabeça dele para baixo e tente fazer isso de forma rápida. Assim evita esse incidente que pode ser muito incomodo para ele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como e quando dar banhos em cães filhotes

Água nas orelhas

cão tomando banho

Claro que é importante lavar a parte exterior das orelhas do cachorro. Mas deixar água cair nos ouvidos é algo péssimo. Pode deixar o cão muito desconfortável, assim como seria conosco.

Além de que com certeza causará uma otite no cãozinho. Por isso muito cuidado e faça o possível para evitar que o seu cãozinho tenha os ouvidos molhados. Uma boa atitude é proteger os ouvidos com algodão.

Levar o cão a força

fazer no banho

Alguns cães podem não querer tomar banho, podem não gostar ou até mesmo ter medo desse momento. E aí o dono resolve empurrar o cão para o banho, ou leva-lo a força. E isso deixa o cãozinho ainda mais desconfortável, com medo e com aversão ao banho.

Faça o possível para fazer o cão associar o banho a algo bom. Dê muitos petiscos quando estiver perto dos itens e do local do banho. Dê mais petiscos durante o banho e você pode ainda levar um brinquedo que ele goste muito. O importante é ter paciência e fazer o banho ser algo legal.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cães que não gostam de banho e como resolver isso

Jogar água forte no focinho

cão tomando banho

Outra coisa que pode ser ruim é jogar água forte diretamente no focinho do cão. Mesmo durante uma brincadeira no banho, pode ser desconfortável para ele. Batendo nas narinas, ouvidos, olhos e até assustando o cãozinho.

Podendo fazê-lo criar uma aversão ao banho. O ideal é fazer esse momento ser bem tranquilo e relaxante. E se quiser se divertir com a água dê umas batidas de leve na água. O cãozinho vai se divertir e até cavar a água.

Secador de forma errada

Cães que não gostam de banho

A secagem também é parte do banho, mesmo acontecendo depois do momento da água. É legal que você consiga usar o secador no cão, pois muitos ficam com medo e é preciso um tempo para acostumar o peludo ao barulho. Você deve usar o secador, mas não fazer no banho de qualquer jeito.

É importante que você não use o secador no focinho, nem muito próximo a pele do peludo. Essas coisas podem causar irritação na pele, queimaduras e até mesmo queimar olhos e narinas. Por isso tenha muito cuidado na hora de fazer essas coisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here