Cães que não gostam de banho

Alguns cães que não gostam de banho podem tornar a situação bem difícil para o tutor. Alguns rosnam, latem, fazem um escândalo, se tremem de medo e fogem. Alguns tutores até foram mordidos. Mas nada disso significa que o cão é mal. Ele só não gosta de banho e está se defendendo.

É importante que você entenda os motivos dele não gostar do banho. E comece a desenvolver um trabalho para fazer seu peludo tomar banho de forma mais calma. Óbvio que não será da noite para o dia. Será preciso paciência e dedicação para resolver esse problema.

Motivos

Cães que não gostam de banho

Os cães não ficam chateados com a gente sem nenhum motivo. Cães que não gostam de banho tem um motivo para isso. Você só não sabe qual é ainda. Muitas vezes é algo simples que pode ser resolvido fácil. Mas o tutor insiste em forçar o cão ao banho e aumenta a aversão do bichinho à situação.

Então tenha calma e avalie a situação do bichinho. Assim você pode resolver o problema até de forma mais fácil do que imagina.

  • Medo

O principal motivo dos cães que não gostam de banho terem essa reação de não querer passar por isso é o medo. Pode parecer bobo para gente. Mas se ele desenvolveu medo da água, da mangueira, do secador, da toalha ou de qualquer coisa que vai estar no processo do banho. Então ele vai ter essa reação de aversão.

O que é totalmente natural. Quem não foge de algo que tem medo?

  • Frio

Cães que não gostam de banho

Sim, pode acontecer do cãozinho não querer tomar banho por estar com frio. Nesses casos pode ser por conta da estação ou uma cidade mais fria. Principalmente se o tutor costuma usar água gelada.

Geralmente esses cães não tem aversão ao banho o ano todo. E depois de um passeio, uma corrida ou de brincar muito, podem aceitar o banho tranquilamente. Vale averiguar se ele não está com febre. Principalmente se vier com outros sinais como apatia.

  • Associa a algo ruim

Está bem atrelado ao medo. O cãozinho na verdade não gosta do barulho do secador. Ou pode não ter sido acostumado direito ao banho. Um peludo que foi maltratado, como por exemplo, jogaram água nele ou ele foi jogado na água de forma violenta. Ele pode sim associar o banho a algo ruim. Então é muito importante conhecer o passado do cãozinho.

Recompensa

cão enrolado em toalha

Vale usar uma recompensa no banho para deixar o cãozinho mais feliz com a situação. Chamá-lo com um petisco, dar um petisco durante o banho, e depois também. Isso tudo pode ajudar. Levar aquele brinquedo que o cachorro adora para o banho também pode ser legal.

Faça algo que ele goste logo após o banho. Assim ele vai começar a perder o medo do banho e ficar mais tranquilo nesse momento. Afinal ele vai aprendendo que no fim acontece algo bom. E por isso banho passa a ser bom.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre cuidados na hora do banho

Tranquilize o cão

Cães descriminam

O primeiro passo é ter paciência com cães que não gostam de banho. Aquele tutor que vai empurrando o cachorro para o banho ou brigando por ele estar dificultando o processo. Por mais que não esteja fazendo por mal, só está deixando o cão com mais aversão ao banho.

Consequentemente está piorando a situação cada vez mais. Então use uma voz tranquila e amável principalmente quando for a hora de começar o banho. Seja carinhoso e faça o cãozinho se sentir seguro.

Massagear o cãozinho ao longo do banho também ajuda. Tranquiliza ele e faz o peludo se sentir melhor na situação. Assim ele perde pelo menos um pouco da aversão ao banho.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como adestrar dois cães ao mesmo tempo

Torne divertido

cão tomando banho

Outra ótima dica é tornar a situação divertida. Quando o cão já estiver mais calmo, você pode começar a brincar. Desenvolva uma brincadeira com um brinquedo. Tenha um brinquedo diferente e divertido só para o banho.

Assim o cãozinho começa a se divertir e para de ficar preocupado com coisas que possam deixar ele com medo. Passando a perder o medo do banho. Seguindo essas dicas, com o tempo ele pode começar até a gostar do banho.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre banho em filhotes

Secador

Cães que não gostam de banho

Muitos cães tem medo do secador. Por conta do barulho e pode ser também por conta do calor. É importante acostumar o cão ao barulho, deixar o secador ligado e brincar enquanto ouve o barulho, dar um petisco quando ligar o secador.

Assim ele perde um pouco do medo. Mas também é legal estar atento a forma que o secador está sendo usado. Muito próximo a pele ele pode estar queimando a pele e machucando o cão. Jamais passe o secador muito próximo da pele ou dentro das orelhas ou nos olhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here