cão enrolado em toalha

Dar banho a seco no seu cãozinho pode ajudar em muitas ocasiões, mas como tudo na vida deve haver cuidado e não exagerar. Afinal é possível que muitos banhos a seco não sejam bons para a saúde do seu melhor amigo.

Leia também nosso artigo Cuidados na hora do banho do cachorro

cão com produtos de banho a seco

Quais os benefícios do banho a seco?

Banho a seco é uma boa opção para filhotinhos ainda em etapa de vacinação e que não estão tomando banho normal ainda. Mas é preciso não exagerar, outra oportunidade em que o banho a seco pode ser bom é na volta dos passeios, sendo usado apenas nas patas, afinal, não dá pra dar banho toda vez que voltar do parque ou daquela caminhada matinal com seu melhor amigo.

O banho a seco é uma opção que os tutores adoram usar no inverno, quando os banhos são reduzidos em muitos lugares por conta do frio. Mas é preciso ficar atento para não exagerar e não dar banho a seco com uma frequência muito grande.

Dica: Conheça as raças mais desobedientes de cães.

cão enrolado em toalha

Por que banho a seco pode ser prejudicial?

O banho a seco não vai de fato limpar o seu bichinho, esse produto vai apenas tirar o mau cheiro e o “grosso” da sujeira. Mas o produto vai ficar impregnado no pelo do cão e na pele também. Por isso banhos no mínimo de 15 em 15 dias são indispensáveis.

Se você usa banho a seco, não esqueça de dar um banho comum bem caprichado a cada 15 dias para retirar os resíduos do produto e eliminar a sujeira completamente. Se você está com medo dos banhos no inverno pode aquecer um pouco a água e dar um banho morno quase frio, depois seque bem seu amigo e se ele tiver pelo muito curto e sentir frio no inverno, pode optar por roupinhas que aqueçam, desde que o animal não fique desconfortável com elas.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como e quando cortar as unhas do cachorro

filhotes em uma pia

Como se dá banho a seco?

Se você só quer dar uma limpada nas patas depois do passeio, é só usar um paninho limpo umedecido com o produto, mas não exagere, não deixe as patas molhadas e evite que o cão as lamba.

Se o objetivo é dar um banho no seu filhote, limpe os ouvidos primeiro, deve ser usado um algodão com um produto específico para os ouvidos e não os deixe molhados. Depois use um lenço umedecido para cães para limpar a barriga e a genitália. Por último pode passar o produto para banho que vem em spray pelo corpo do cãozinho, dorso e patas. Com cuidado para não bater no focinho.

cães no parque

Aprenda uma receita caseira de banho a seco

Existe uma receita caseira para quem quer dar banho a seco e não tem muito para investir. Essa receita deve ser passada apenas no dorso e patas do cão e evite que ele fique se lambendo depois.

Junte um litro de água com uma xícara de álcool e uma de vinagre, umedeça um pano nessa solução e passe no sentido contrário os pelos do seu cão, não o deixe molhado, o pano só deve tirar o “grosso” da sujeira e eliminar o mau cheiro. Depois disso escove seu cãozinho no sentido certo dos pelos.

cão sendo escovado

Se o banho é no seu filhote que ainda não pode tomar banhos comuns, evite essa prática, dê o banho uma vez por mês, por exemplo, assim ele não fica com mau cheiro. Quando ele tiver tomado todas as vacinas e estiver liberado para o primeiro banho lá no quarto mês, comece uma rotina de banhos semanais ou quinzenais, de acordo com a pelagem do seu melhor amigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here