Tudo bem que cabeça pra fora da janela é perigoso, mas você já imaginou por que seu cãozinho adora colocar a cabeça pra fora durante um simples passeio de carro? Você já deve ter imaginado que ele está se divertindo, saiba o que tanto diverte ele. Também descubra as melhores formas de transportar seu cão em segurança na viagem de carro.
Os cheiros
Isso mesmo, os cães adoram sentir os cheiros diferentes quando saem, não é a toa que ele cheiram tudo pelo caminho quando dão um passeio a pé. Imagina de carro com o vento carregando cheiros diferentes de todos os lados.
Todos sabemos que os cães sentem cheiros mil vezes melhor que os humanos, o olfato deles é tão apurado que conseguem encontrar bombas, drogas e pessoas desaparecidas. Todos esses cheiros estímulos positivos pra eles.
Aproveite para conferir nosso artigo Entenda a linguagem corporal e facial dos cães
A vista
Os cães adoram ver o mundo, eles vieram dos lobos, criaturas andarilhas e ver o mundo e os movimentos está na genética deles. Cães tem maior tendência a prestar atenção quando veem objetos em movimento.
O movimento alegra eles, imagine um carro em movimento, a paisagem passando rapidamente. Tudo isso alegra e relaxa o cão.
Perigos e cuidados
Sabemos que é perigoso ficar com a cabeça para fora de um veículo, e nossos cães são nossa responsabilidade. Por isso, para evitar que seu cão se machuque, pule do carro ou que algum outro acidente aconteça, tome os devidos cuidados.
As pessoas estão acostumadas a colocar principalmente cães pequenos no colo e não se preocupar com mais nada. Ou deixar cães grandes soltos no banco de trás sem se preocupar com o que pode acontecer.
O correto é ter um peitoral e um adaptador de cinto de segurança para cães, ele é atado a coleira do seu cão e afivelado onde iria o cinto de segurança do próprio carro. Assim o cão é segurado ao banco no caso de um acidente, evitando que ele seja jogado para fora do carro e também evita que ele pule pela janela do carro.
Aproveite para conferir nosso artigo Por que os cães lambem?
Assim você pode cuidar de quanto o cão vai poder se movimentar pelo carro, quanto ele vai conseguir colocar a cabeça para fora e assim evitar que ele se machuque. Porquê um peitoral? Simples, se um acidente acontecer, o seu cão não vai estar protegido, na verdade ele pode acabar machucando e até quebrando o pescoço.
Quem tem cão pequeno ou prefere optar por uma caixa de transporte também pode a vontade com a escolha, desde que a caixa esteja bem presa no carro para não ficar pulando ou chacoalhando durante a viagem. Em termos de segurança também são boas assim como os cintos adaptados.