Quando falamos sobre cuidados bucais com os cães, muito acha engraçado, a ideia de escovar os dentes dos cães pra muita gente é bobagem, mas cuidar da saúde dental do seu cão é tão importante quanto cuidar da sua.
Isso porque os cães também desenvolvem tártaro e outros problemas dentários mais graves que podem ser causados pela falta de cuidados com os dentes dos cães. Por isso é importante consultar um dentista de cachorro.
Dentista de cachorro
Quando se adquire um cão sempre se pensa em passear, adestrar, leva-lo regulamente ao veterinário. Mas poucos pensam em leva-lo ao dentista. Isso porque essa é uma especialização recente da medicina veterinária.
Que assim como a medicina humana continua evoluindo todos os dias. Os dentistas de cães, são veterinários com especialidade em dentes. Assim como os médicos humanos, um médico não sabe de tudo em todas as áreas.
O trabalho do dentista veterinário é cuidar, prevenir e tratar doenças dentárias e na gengiva dos cães. Doenças que no geral se parecem muito com as humanas.
Aproveite para conferir nosso artigo: Como manter a saúde bucal do cão
Como notar problemas dentários nos cães?
A maioria dos cães não gosta de demonstrar fraqueza, por isso a maioria deles não demonstra quando sente dores dentárias. Diferente dos filhotes quando estão em troca de dentes e começam a demonstrar desconforto.
É importante portanto ficar atento a qualquer sinal que seu cão possa dar. Verifique a boa do cão com frequência. Observe a presença de sangue, gengivas vermelhas em tonalidades diferentes, mau hálito, inchaços, mudanças na mastigação, dentes amarelados.
É importante verificar a boca do cão com frequência e leva-lo ao veterinário caso encontre algum problema. É muito fácil os cães desenvolverem doença periodontal, principalmente se não recebem a higienização bucal correta.
Cuidado em excesso ou necessidade?
Cães ainda são cães, mas é preciso entender que a genética deles foi bastante alterada por nós humanos e agora eles precisam dos cuidados e atenção de seus tutores. 85% dos cães com mais de cinco anos apresentam doenças dentárias sérias.
É preciso cuidar e prezar pela saúde dos cães, no mínimo uma vez por semana escove os dentes do seu cão, quanto mais vezes for feito melhor. Leve-o ao dentista veterinário pelo menos a cada seis meses e sempre fique atento aos sinais que o seu cãozinho pode dar, verifique frequentemente a saúde bucal do seu cão para que ele continue feliz e saudável.