Outro problema que os tutores de pets de quatro patas corriqueiramente enfrentam é a luta contra vermes, que são comuns nas pessoas também e podem chegar a causar problemas graves de saúde nos peludinhos.
Nesse artigo vamos falar sobre como lutar contra esses parasitas que tanto detestamos, para tornar a vida dos nossos cãezinhos muito mais saudável e feliz.
Como prevenir as vermes
Prevenir vermes é algo quase que impossível, fazendo a vermifugação hoje, seu cão pode pegar vermes dois dias seguintes. Isso porque os remédios contra vermes não as previne apenas acabam com as que já estão no organismo do cão.
Então o que fazer? É preciso seguir a risca o calendário de vermifugação do seu cão cãozinho, filhotes começam a tomar vermífugos com 45 dias de vida e isso segue para a vida a toda. Geralmente esse remédio deve ser dado de 15 em 15 dias, mas um veterinário deve analisar cada caso.
Aproveite para conferir nosso artigo: Entenda o que é headpressing e como ajudar um cão sofrendo desse mal
A dificuldade de prevenção das vermes se deve ao fato de que é muito fácil um cão ser infectado, eles podem pegar vermes pelo chão ou ao entrar em contato com fezes de outros animais, onde as vermes são expelidas.
A melhor forma de evitar é não deixar que o ambiente que seu cão frequenta esteja apto para a infecção dele, lave bem todo o local onde ele fica e retire as fezes no mínimo uma vez por dia. Evite passeios por locais pouco limpos, pois a falta de higienização é o maior fator de infecção.
Aproveite para conferir nosso artigo: Saiba como fazer seu cão beber mais água
Sintomas das vermes
Muco nas fezes, diarreia, falta de apetite, fraqueza, fezes moles e abdômen dilatado mesmo com perda de peso, esses são os sinais mais comuns da presença de vermes no organismo do cãozinho. Sangue nas fezes, vomito, vermes nas fezes e anemia são os sinais mais fortes da presença desses parasitas.
Alguns donos não notam muitos sinais das vermes e acham que a barriga inchada do cão pode ser só um sinal de estar gordinho, então quando percebem a presença das vermes, o quadro já é tão grave que causou outras doenças, por isso é preciso manter a rotina de vermífugos.
Aproveite para conferir também nosso artigo: Alimentação natural para cães
Tratamento
Se seu cão já está com vermes, é necessário dar a ele um vermífugo apropriado para o peso dele. Fique atento, se eles estiver em um quadro grave de vermes então pode ser necessário leva-lo ao veterinário.
Na maioria das vezes o tratamento em casa com um vermífugo resolve o problema e manter o tratamento evita que maiores problemas venham a se apresentar. Esteja sempre alerta aos menores sinais que seu peludinho pode dar.