Saiba tudo sobre microchip para cães

Muitos donos não sabem muito sobre o microchip para animais domésticos e podem acabar se recusando a implantar um em seu cão, alguns chegam a colocar um microchip, mas abandonam o uso de placas nas coleiras dos cães.

Esse artigo vai esclarecer dúvidas sobre o assunto para ajudar você a tomar as melhores decisões e entender sobre o assunto.

cão e dono

Afinal, o que é microchip para cães?

O microchip é um aparelho eletrônico, uma cápsula em vidro cirúrgico, que não faz nenhum animal ao cão e por ser revestido com uma substância biocompatível para uso animal, o que permite ser implantado nos cães sem ser rejeitado.

O microchip é do tamanho de um grão de arroz e é colocado apenas por veterinários, ele permite que com o uso de um aparelho para leitura, sejam lidos dados do cão, como o nome, endereço e telefone do tutor.

microchip

Permitindo que cães achados sejam levados aos seus tutores com maior facilidade, mas é muito importante que o tutor sempre mantenha os dados atualizados. Afinal os cães podem viver em média 17 anos e é possível que o tutor se mude nesse período.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agir em caso de roubo e furto de cães

O microchip tem validade estimada de 100 anos, portanto não precisa se preocupar com necessidade de troca do aparelho, já que ele vai durar por toda a vida do cão.

Vantagens do microchip para cachorros

O microchip é obrigatório para cães que vão fazer viagens internacionais, então se você pretende se mudar para outro país, por exemplo, é preciso providenciar que seu cão tenha um desses.

cão recebendo microchip

Além disso, muito cães são roubados e revendidos, sendo que as pessoas que compram esses cães podem até apresentar documentação de compra para ficar o cão, mostrar que o microchip indica você como dono do cão pode facilitar o processo.

Outra vantagem é que se o seu cão se perder ou fugir e alguém o encontrar, a pessoa que o encontrou pode procurar um veterinário para saber se o cão tem microchip e assim encontrar você com mais facilidade.

Quando e como implantar o microchip?

cao-microchip

O indicado é que os filhotes sejam microchipados após completar dois meses, mas o procedimento já pode ser feito a partir dos 10 dias de vida do cãozinho, embora cães adultos também possam receber o microchip sem problemas, já que o incomodo causado pela aplicação seja igual a de uma vacina comum.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ser o líder do seu cão

Também não existe restrição de raça e peso, todos os cães podem ser microchipados. Mas é importante levar o cão a um veterinário para que todo o processo seja feito corretamente, sem esquecer de se registrar corretamente.

dona-e-cão

O microchip custa em média entre R$50,00 e R$100,00, é caro, mas vale a pena, já que dados apontam que 50% dos cães microchipados retornam ao seus lares, contra apenas 20% dos cães sem microchip.

Banco de dados

Infelizmente o Brasil não tem um banco de dados unificado, então é recomendado que você procure os dois maiores e se cadastre neles para se certificar que em caso de perder seu cão as chances dele voltar pra você serão maiores.

Devo abandonar a velha placa na coleira?

coleira-cachorros

De jeito nenhum! Embora o microchip seja um método mais moderno e possa ajudar bastante, a coleira ainda é a primeira coisa que olhamos ao encontrar um cão perdido.

Então não se desfaça da placa com nome do cão e seu contato, mantenha todas as chances do seu cão conseguir voltar para casa, no caso do cachorrinho perder a coleira ainda vai ter o microchip, caso contrário rever seu cão pode ser ainda mais rápido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here