cão lambendo dono

Quem é tutor de cão com certeza já ouviu algum adestrador falando sobre recursos importantes para os cães. Seja na internet ou com um adestrador pessoalmente. Quem sabe na pet shop. Mas nem todo mundo sabe o que isso quer dizer.

Por isso nesse artigo você entende o que são recursos importantes, quais seriam esses recursos e como você pode usar isso ao seu favor. Sim, para facilitar o adestramento do seu peludo em casa.

O que são recursos

cão pedindo comida

Recursos são nada menos do que coisas que precisamos para algo. Para os cães o mais importante é viver, manter sua integridade física e por fim, se divertir. Então os recursos importantes para os cães são as coisas que eles precisam para que tudo isso aconteça e eles sejam felizes.

Comida

Comida é com certeza o recurso mais importante para os cães, eles se importam muito com comida. Pelo menos a maioria deles. Quem nunca teve ou conheceu um cão que faz tudo para ganhar um petisco, ou mesmo um pouquinho do seu almoço?

Brinquedos

recursos

Alguns cães podem sentir que o seu brinquedo favorito é um recurso. Muitas vezes por ser terapêutico ficar mordendo aquele penuzinho ou osso de brinquedo. Ou até mesmo por que o cão se acostumou desde filhote a ter a companhia do seu ursinho de pelúcia ou outro entretenimento.

Conforto

E outro dos recursos importantes para os cães pode ser o conforto. Sim, o cão pode ficar bem apegado ao sofá da sua casa. Ou simplesmente a caminha dele. Isso por que ele pode notar que dormir ali ou simplesmente passar um tempinho pode ser bem mais confortável que ficar no chão.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como começar o adestramento do seu cão

Humano

Como acalmar

E por fim os humanos. Mas como assim? Pois é! Você pode ser o recurso mais importante do seu cão. Isso por que é você que fornece água, comida, diversão, passeios. Então o cão entende que coisas boas acontecem com você por perto e tudo que ele precisa vem de você.

Então quer dizer que os cães não amam seus tutores? Não é isso. Já foi comprovado cientificamente que os cães desenvolvem uma relação de filho e mãe com seus donos, como se eles tivessem 2 anos de idade de uma criança.

Assim uma criança entende que sua mãe é muito importante. Pois é dela que vem segurança, alimento, cuidado e tudo que ela precisa para ficar bem.

Como usar os recursos

quanto custa

Para usar os recursos ao seu favor, você deve primeiro identificar qual deles é mais importante para o seu cão em específico. Geralmente comida serve com todos eles. Mas alguns cães preferem carinho ou um brinquedo.

Então você usa esse recurso no adestramento. Dá o comando e assim que o cão acertar você o recompensa com o recurso que ele tanto ama.

A chave para o adestramento dar certo e evoluir é repetição. Persista e faça do adestramento do seu cão uma prioridade. Repetindo os comandos e recompensas e introduzindo novidades todos os dias.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre adestramento positivo e saiba o que é e como fazer em casa

Cães brigam por recursos?

separar briga

Os cães podem sim brigar por recursos. Na verdade não existe a teoria ultrapassada de cão dominante. O cão apenas tem um recurso como importante e se o outro dar tanta importância aquele recurso também. Então eles podem entrar em uma briga se acharem que vale a pena.

Sempre lembrando que na realidade cães não gostam de brigar, eles são animais muito diplomáticos e sociáveis e tentam sempre resolver seus conflitos com sinais gestuais, chegando a morder apenas em último caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here