Eduque cães que destroem plantas e salve seus jardins

Cães que destroem plantas podem deixar muitos tutores enlouquecidos. Isso por que o tutor obviamente ama a planta e o cão. Entendemos que plantas também são seres vivos. Mas o cão não faz por mal e jamais deve ser castigado.

Relembramos que é seu dever educar o peludo. Pode levar um tempo. Mas é importante que você tenha paciência e muita dedicação. Para conseguir manter cão, humano e plantas, todos juntos e felizes.Shar Pei

Plantas tóxicas para cães

Antes de mais nada é bom lembrar que muitas plantas são tóxicas para os cães. Listamos aqui algumas delas e recomendamos que você não tenha essas plantas em casa se você tiver um peludo. Isso para preservar a saúde e integridade física do seu cão. Muitas são lindas, mas os cães não entendem que não devem comer, mesmo adestrados. E você não deve correr o risco.

  • Azáleia
  • Antúrio
  • Bico de papagaio
  • Copo de leite
  • Lírio
  • Espada de são Jorge
  • Espirradeira
  • Tomate verde
  • Mamona
  • Violeta

Confira também nosso artigo sobre transfusão de sangue em cães

MotivoPastor Alemão

Cães que destroem plantas não fazem isso por mal. Muitas pessoas acreditam que o cão fez sabendo que é errado. Mas estão erradas. O peludo faz essas coisas muitas vezes por tédio. E também pelos instintos de cavar.

Eles começam a se divertir e acabam destruindo tudo. Mas não vale a pena ficar com raiva e brigar com ele. Se você der atenção ao seu cão quando ele faz algo errado, ele entende que aquilo é uma recompensa e passa a repetir aquele comportamento para ganhar mais atenção.

O ideal é ignorar o cão quando ele destruir suas plantas. Arrume a planta e o ignore por uns 20 minutos. Depois volte a dar atenção e deixe de dar atenção a ele se ele for mexer na planta de dono. Com muita força de vontade e repetição, você chega lá.

Se o peludo deitou na terra cavada ele pode estar com calor. Nesse caso é legal estar atento a climatização da casa. Se estiver muito quente para o peludo é bom tentar refrescar o ambiente que ele fica como você puder.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre 5 raças de cães independentes para quem passa o dia fora

Tenha espaço para cavarSamoieda

Se você tem um quintal ou jardim em casa o legal é deixar um espaço com terra e sem plantas. Nesse espaço você deixa liberado que seu cão cave. Parabenize-o sempre que ele estiver cavando nesse espaço.

Assim você consegue que ele passe a entender que ali você gosta que ele cave. Ele consegue colocar os instintos pra fora e se divertir, sem destruir as plantas da casa. E todo mundo sai ganhando.

Se você não tem esse espaço para cavar, apenas plantas em vasos que ele destrói. Tente levar ele mais ao parque e deixe-o brincar na terra e cavar. Optar por deixar brinquedos inteligentes pela casa e um kong recheado também ajuda ele a combater o tédio.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o motivo dos cães enterrarem coisas

Adestramento positivo

O adestramento serve para tudo em relação aos cães. Inclusive para cães que destroem plantas. A ideia é ignorar se o cão estiver agindo errado e parabenizar se ele estiver fazendo certo. Cães que destroem plantas precisam receber um carinho assim que ele passar pela planta sem mexer com ela.

Com tempo, persistência e paciência o peludo entende que mexendo na planta você se afasta dele. E não mexendo na planta você fica contente com ele. Os cães adoram nossa companhia e carinho e tendem a fazer o que nos deixa mais felizes. Isso porque contentes com eles, nós damos carinho, petiscos e muita atenção.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here