Acostumar o filhote: Como acostumar o filhote a dormir na caminha dele? Vamos mostrar dicas no artigo de hoje!
Sabemos que no começo, pode ser um pouco difícil para ele se acostumar a dormir sozinho… Ensinar o seu cachorro a dormir na sua cama é um processo que pode durar semanas.
Mas é possível que, aos poucos, ele se adapte e acabe gostando de ter um cantinho só dele!
Continue a leitura para descobrir como dar aquele “empurrãozinho” nessa situação!
Índice
Como acostumar o filhote a dormir na caminha dele
Em primeiro lugar, não há problema algum no fato de um cachorro dormir na cama com seu dono. Se para o tutor tudo bem, então não há nada de errado nisso!
Portanto, fica a critério de cada pessoa o estilo de vida do pet, ou seja, se ele é um cão de companhia, de guarda, etc.
Existem pessoas que gostam de dormir com seu pet e não veem problema nisso e têm pessoas que já não curtem… Se esse é o seu caso, veja aqui um passo a passo de como ensinar seu pet a dormir separadamente de você!
1. Se possível, acostume o pet a dormir sozinho desde filhote
Acostumar o filhote: Nós sabemos que é praticamente impossível resistir ao charme de um filhote quando ele está choramingando e com aquela carinha super fofa.
Mas imagine um pet acostumado a dormir na cama ou no quarto com o dono e de repente ter que dormir sozinho, sem a companhia de ninguém? Deve ser muito difícil, além de atrapalhar a qualidade do sono do cachorro!
Portanto, se você não quer que o pet durma com você quando estiver mais velho e consequentemente maior, o ideal é acostumar o filhote a dormir sozinho desde essa idade.
Do contrário, será muito mais difícil acabar com o hábito. E serão muito mais noites de sono perdidas para você e para ele.
2. Ofereça uma caminha e um cantinho aconchegante
Acostumar o filhote: Se ter uma caminha já é importante para os pets que dormem na cama com o tutor, que dirá para aqueles que vão dormir sozinhos!
Ter uma caminha aconchegante é fundamental, com algum objeto que remeta a seu tutor.
Na hora de escolher a caminha do pet, lembre-se de que o tamanho adequado é aquele que permite ao cão ficar completamente esticado, mesmo que ele prefira ficar encolhido em alguns momentos.
Já em relação ao modelo adequado, varia muito de cachorro para cachorro: alguns gostam de camas macias e com bordas altas, outros preferem uma caminha mais dura.
Seja como for, é importante que a caminha seja feita de material resistente e fácil de lavar.
Nos meses frios do ano é importante ter também uma mantinha/cobertor para cobrir seu cão, além de uma roupinha bem quentinha.
3. Torne a caminha mais atraente com a ajuda de acessórios
Pelo menos no começo, colocar alguma peça de roupa com o seu cheiro na caminha do cachorro contribui em como fazer o cão dormir sozinho, pois ele se sentirá mais seguro.
Além disso, podem ser colocados brinquedos de pelúcia como companhia para o pet. A ideia é que o pet fique o mais interessado possível na caminha.
Deve-se transformar o momento em que ele fica em sua própria cama em algo prazeroso, assim ele entende que deve permanecer lá e não na cama do seu tutor.
Nada de deixar ele dormindo somente no chão, pois é muito duro e faz mal para as articulações!
Como acostumar o filhote a dormir sozinho – 4. Seja firme em sua decisão!
Mesmo proporcionando a ele uma caminha confortável, ainda é provável que o pet queira subir na cama com você.
Para desestimular o hábito, o segredo é ignorar o cachorro até ele perceber que não vai conseguir o que deseja.
Nessas horas, os cães podem ser insistentes, atrapalhando seu momento de descanso. Mas nem pense em ceder!
Uma vez que você deixa o pet subir algumas vezes, ele vai entender que sempre poderá subir se insistir. Se você for firme e ignorá-lo, com o tempo ele entenderá que deve dormir em sua própria cama.
Como acostumar o filhote a dormir na caminha dele
5. Coloque um cheiro familiar
Acostumar o filhote: Quando a caminha é nova, o seu cachorro vai estranhar um pouco o cheiro dela, e isso fará com que ele não queira se deitar.
O ideal é colocar na caminha uma camiseta sua, um paninho ou um brinquedinho que o cachorro já esteja acostumado.
Assim, ele irá associar o cheiro com algo familiar, que ele já conhece e gosta, sendo um incentivo para a adaptação.
6. Relacione a caminha dele com algo bom
Acostumar o filhote: Quando seu amigo estiver na caminha, o elogie, faça carinho nele e dê petiscos a ele. Esse é o reforço positivo, fundamental nos adestramentos e para estimular novos comportamentos nos cães.
Assim, ele irá associar a caminha à algo bom e legal!
7. Seja firme e paciente
Acostumar o filhote: A mais importante de todas as dicas, é ter paciência e dedicação. Toda vez que seu cachorro subir em sua cama ou no sofá para dormir, você deve tirá-lo e colocá-lo na caminha dele.
Fazendo as repetições de colocar ele na caminha, toda vez que ele insistir em subir na sua, ele irá entender qual o local correto para dormir, e irá de acostumar.
E se eu gostar de dormir com ele na cama?
Acostumar o filhote: Tudo bem, sem problemas! Porém é importante saber que dormir com o pet na cama envolve uma série de cuidados entre o animal e o dono que precisam ser pensados antes de tomar essa decisão.
E esses cuidados envolvem a saúde de ambos. A primeira preocupação deve ser com relação à transmissão de doenças.
Certifique-se que seu pet está com todas as vacinas e vermífugos em dia, que toma banho toda semana, que as patinhas são limpas todas as vezes que andar na rua e que a roupa de cama é trocada pelo menos uma vez por semana.
Ah! Por fim, observe sempre o comportamento do seu pet. Caso tenha alguma alteração entre em contato com seu veterinário.
E lembre-se sempre: tudo que é feito com amor e carinho fica mais fácil!
Como escolher a melhor cama?
Acostumar o filhote: Por fim, é bom escolher uma caminha boa para seu cão! Mas qual?
Ao investir em uma cama para cachorro, deve-se levar em consideração alguns fatores, como o tamanho, o formato, o modelo e o material do objeto, a reação do pet ao clima e até a idade do animal.
Seja a caminha no estilo almofadão ou colchão, ninho ou com alças laterais, iglu ou cabaninha, divã ou sofá, impermeável ou não, o ideal é que você escolha o modelo mais apropriado para o seu cãozinho.
No mercado, as opções variam de acordo com as necessidades do pet!
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas!
Leia também: Conheça 10 raças pequenas de cachorro
Até a próxima!