Não costumamos levantar bandeiras contra raças, nem contra compra de cães, pois feita da forma correta não existe problema de criar cães de raça, porém os cães miniatura são animais extremamente manipulados que desenvolveram muitos problemas de saúde devido à redução exagerada do seu tamanho.
Porque desencorajar a compra de cães miniatura?
Os cães miniatura são animais com muitos problemas de saúde, esses animais tem o tamanho reduzido demais chegando a ter menos de 20 cm. Embora a internet esteja cheia de vídeos fofos desses cãezinhos a realidade não é tão bonita.
Eles costumam desenvolver doenças como bronquite, graves doenças oculares como catarata devido à diminuição da cabeça, moleira aberta, hipotireoidismo, hidrocefalia, dentes fracos, doenças do coração e muitas doenças respiratórias.
A reprodução dessas raças miniaturas também não é natural, sendo que por serem tão pequenas as fêmeas não conseguem parir de forma natural e precisam ser realizadas cesarianas para que os filhotes nasçam.
As fêmeas miniatura muitas vezes falecem por não aguentar a gestação, o que ocorre sempre é uma cesariana prematura retirando os filhotes cedo demais do ventre da mãe para que a cadelinha e os filhotes sobrevivam com ajuda humana.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como escolher o cão de porte certo para cada tutor
Esses cães vivem com muitos problemas de saúde, precisando tomar vários medicamentos sem parar ao longo da vida e existem muitos relatos de famílias que perderam muito cedo seus cães devido a esses problemas de saúde.
Raças miniaturas
As raças miniaturas recebem termos como micro, zero e toys, mas não existe um limite de peso mínimo, sendo que cães adultos com até 1.5kg são considerados micro e sofrem muito a vida toda com os problemas de saúde decorrentes da fragilidade física.
As raças miniatura mais comuns são o Micro Shih Tzu, Micro Poodle, Micro Yorkshire, Micro Maltês e Micro Chihuahua. Todas raças normais que foram sendo cada vez mais reduzidas pelo ser humano e que sofrem muito ao longo da vida.
Posso ter um cão miniatura?
Se você já tem um cãozinho miniatura não se pode fazer nada a respeito, a não ser cuidar da melhor forma possível do seu cão. Mas se você está pensando em ter um cão pequeno adote ou compre um cão de porte pequeno.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como escolher entre cão fêmea e macho
Desencorajamos a compra de cães miniatura para que os criadores irresponsáveis parem com essa prática cruel, cruzar e estimular a venda de animais com tantos problemas de saúde, muitas vezes para pessoas sem conhecimentos dessa situação torna-se algo cruel. Tendo em vista que muitas famílias adquirem um cão miniatura sem saber dos problemas de saúde que possuem.
Fique ciente que nenhum cão miniatura tem boa saúde, isso porque são animais extremamente frágeis, que foram manipulados apenas com o fim de reduzir o tamanho e sem ser dada a devida importância a saúde desses cães.
Como agir ao adquirir um cão de pequeno porte?
Recuse cães miniatura, um Yorkshire de tamanho normal e saudável, por exemplo, tem em torno de 3kg, portanto ao resolver adquirir um cão de uma dessas raças que podem ser miniatura, não compre sem ver os pais, caso eles sejam muito pequenos o ideal é procurar outro criador.
Essa recomendação é feita, pois muitas vezes um criador irresponsável ao notar que o futuro tutor pode não querer um cão miniatura (que ele esteja vendendo) o criador mente e enrola o tutor afirmando que quando filhotes os cães são muito pequenos mesmo, por isso fique atento e não compre cães miniatura para desencorajar cada vez mais a criação e venda desses cães que tanto sofrem com problemas de saúde.