Quer aprender a educar um cachorro surdo? Então você está no lugar certo! Leia este artigo para ficar por dentro das principais dicas sobre como educar um cãozinho com problema ou perda de audição.

Esse problema é muito comum na velhice dos cães, pois podem haver complicações em sua saúde, levando a perda gradual dos sentidos até a perda total. Os principais sentidos que cães idosos costumam perder é a visão e audição.

Por isso, é muito interessante que o dono busque aprender essas dicas e saiba como educar seu cachorro surdo, pois assim a comunicação tende a ficar muito melhor entre ambos.

Além dos casos provenientes da velhice, existem também casos em que o cão já possui essa deficiência de nascença ou por conta de algum acontecimento ou doença, por isso se você quer aprender a educar seu cachorro surdo a se comunicar com ele de maneira mais eficiente, continue lendo este artigo para saber de todas as informações importantes sobre o tema.

Vamos lá? Boa leitura!

cachorro surdo
Cachorro preto e marrom em fundo amarelo. Crédito da foto: Freepik

Aprenda como educar um cachorro surdo

Cachorro surdo: Em primeiro lugar, quando falamos sobre educação canina, usamos gestos, fala e os treinamentos positivos para educá-los.

É através desses recursos que nosso dog acaba se familiarizando com o nosso tom de voz, comportamentos e humor.

Afinal de contas, os animais não entendem o significado das palavras, portanto são guiados pelos sons e entonações da nossa voz, bem como por nossa expressão.

Os cães são animais incríveis! São muito observadores e de fácil condicionamento, por isso é bem comum eles entenderem quando seu dono está chateado, triste, bravo ou alegre. Eles observam sua entonação da voz e a atitude.

Já chorou perto de um cão? Então, é possível que ele venha te lamber ou dar carinho, demonstrando afeto e consolo da melhor maneira possível.

Mas quando o cão é surdo ou cego, como fazer o adestramento dele? Eis aí um grande desafio, já que ele não consegue nem ouvir sua voz ou te ver.

Mas essa questão pode ser resolvida com muito amor e dedicação! Pensando nisso, separamos alguns tipos de treinamento de cão surdo, que podem ser realizados por um profissional qualificado ou pelo próprio tutor. Confira abaixo:

Principais métodos para educar um cachorro surdo

Sistema Clicker Training 

O sistema Clicker Training é um método muito usado na educação de cães, bem como outros animais domésticos e também selvagens (gatos, aves, peixes e roedores).

Todo o treinamento tem base para um sistema de reforçadores condicionados, onde é necessário um reforçador primário, para posteriormente gerar uma resposta.

No caso do Clicker Training, este é um reforçador que produz um som. Ao realizar um comportamento correto, o cachorro será recompensado.

Essa pode ser uma opção de treinamento para os cães que possuem audição parcial, uma vez que funciona como um aprovador de comportamento.

Nesse caso, o cão é condicionado a determinado comando, como “dar a patinha” por exemplo. Usa-se também gestos para que o cão realmente entenda.

Assim que fizer tal comportamento, o clicker é acionado e, consequentemente, será oferecido uma recompensa, como petiscos.

Existem várias formas de reforço positivo, como biscoitos, brinquedos e mimos, que devem ser utilizados imediatamente após o cachorro ter efetuado o comando pedido.

Dessa maneira, toda vez que o gesto é acionado, o cão vai entender o tipo de comportamento esperado, e o clicker funcionará como aprovador.

Treinamento visual

O treinamento visual é outra opção para educar um cachorro surdo. Esse método pode trazer bons resultados, pois como o dog não consegue ouvir, ou ouve parcialmente, o jeito encontrado é sinalizar através de uma postura corporal ou luzes.

Entenda o passo a passo do treinamento visual para educar um cachorro surdo:

Para este treinamento, utilize lanternas, ponteiras de laser, gestos com as mãos ou até um colar vibrador adaptado para cachorros surdos.

Caso você escolha a coleira vibratória, prefira sempre conversar com um adestrador de animais, pois assim ele poderá avaliar a necessidade de utilização do acessório para treinamento.

  • A primeira etapa do treinamento visual consiste em mostrar a recompensa ao animal e induzi-lo a realizar um comportamento;
  • Um exemplo bem simples é “dar a pata”. Você pode mostrar o petisco, estender a mão e condicionar o comportamento;
  • E para afirmar o comportamento, use um sinal de luz ou gesto de carinho e depois ofereça o petisco à ele.

Para treinamentos mais avançados como “buscar a bolinha”, uma dica é usar a ponteira do laser ou a lanterna, sinalizando o objeto.

Porém procure aplicá-la apenas se o cão tiver condições de realizar, pois quando falamos de cachorro idoso, a coordenação motora e articulações podem estar comprometidas, então não force neste caso.

cachorro surdo
Veterinária fazendo gesto com a mão no ouvido. Ao lado dela, um Husky Siberiano. Crédito da foto: Freepik

Treinamento para receber elogios não verbais

Assim como os humanos, os cachorros surdos demandam de língua de sinais. E neste caso, a linguagem é bem importante.

Para dizer “sim” ao cão surdo, use primeiro um sinal com a mão. Assim sendo, depois, pode oferecer um petisco canino que o seu amigo adora.

Repita esse exercício algumas vezes até que seu cão entenda que se trata de um elogio ou uma confirmação de quando ele faz algo bom.

Treinamento para chamar seu cachorro surdo pelo nome

Como chamar seu cãozinho pelo nome se ele não ouve mais? Esse é um dos principais desafios enfrentados pelos donos de cães surdos, principalmente porque ele não entende as palavras.

Se o cão nasceu surdo, é claro que você pode e deve dar um nome à ele! Mas também aprenda a condicioná-lo para atender ao seu chamado.

Assim, basta precisa usar um estímulo de luz quando o cachorro estiver longe, ou com um toque e gestos para informar que você está chamando-o.

Dica! Nunca coloque a lanterna ou laser diretamente no rosto ou olhos do cachorro, pois pode irritá-lo ou causar lesão na retina.

Ao invés disso, aponte a luz para a frente do animal ou para a parede, assim você vai facilitar o entendimento do cachorro a este sinal.

cachorro surdo
Veterinário checando ouvido de um cachorrinho com um estetoscópio. Crédito da foto: Freepik

Como identificar um cachorro surdo

A surdez é uma deficiência que pode ser congênita ou que pode ser adquirida ao longo da vida através de infecções e envelhecimento dos cães, como dissemos anteriormente.

Desse modo, existem vários fatores que levam um cachorro a ficar surdo. Cabe ao médico veterinário investigar através de exames para chegar à causa correta.

Todavia, é possível que o dono perceba alguns sinais, como:

  • Coceira;
  • Dores na orelha;
  • Mau cheiro;
  • Excesso de latidos sem causa e agitação;
  • Sono exagerado;
  • Desobediência aos comandos.

Como ajudar um cachorro surdo?

Cachorro surdo: Além de um treinamento com instrumento como Clicker e comando de gestos, algumas atitudes não dependem de treinamento, como a gentileza, que é um dos gestos mais demandados por cachorros.

Ainda existe um preconceito na hora de adotar cães com deficiência, porém é preciso que as pessoas entendam que um cão é apenas surdo, mas ainda é um cãozinho normal e que necessita de amor e carinho.

Se você tiver um cachorro surdo, não deixe de passear com seu amigo na rua, nem de brincar com brinquedos e socializar com outros cães.

Além de uma comunicação entre o dono e o cão, os treinos e exercícios são bem importantes para o bem-estar e saúde do peludo.

Caso vá sair com ele na rua, use sempre coleira de identificação no cachorro, pois caso a guia escape ou algo aconteça que ele se perca, essa plaquinha vai ajudar alguém a identificar o nome do dono e telefone.

Você também pode optar por uma coleira com sininho e uma chapa com a indicação de que é surdo.

Outra dica importante é deixar sua casa e quintal, enfim, todos os espaços bem trancados e seguros para que ele não fuja. Pois pode ser perigoso ele ser atropelado ou algum acidente.

Por isso, caso ele tenha alguma deficiência, deixe ele sempre perto de você. Nunca deixe muito tempo sozinho pois ele pode se acidentar, principalmente se for velhinho.

cachorro surdo
Veterinário examina ouvido de cachorrinho, que está olhando para sua dona ao lado. Crédito da foto: Freepik

Com as dicas acima fica mais fácil saber como educar seu cachorro surdo e aproveitar melhor a vida ao lado do seu amigão. Cuide bem do seu pet e ele lhe dará todo o amor do mundo como retribuição!

Agora que você já aprendeu a como educar um cachorro surdo, leia também:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here