Cachorro com soluço? Então veja o que fazer neste caso!

Os soluços em cães são comuns e acontecem de vez em quando, podendo ser um tanto incômodas.

Normalmente, são passageiras, mas podem ocorrer com certa frequência ou demorar muito tempo para passar.

Mas o que seria o soluço? Nada mais é que um espasmo do diafragma, uma contração involuntária que ocorre esporadicamente, sem nenhum prejuízo ao organismo.

Esse fenômeno pode ocorrer tanto com os animais quanto com os humanos. Geralmente, não é nada demais, mas também pode estar associado a alguma alteração mais séria – principalmente se for um caso mais constante.

Por isso, observe o quadro em seu cão e veja o que pode ser feito para melhorar o soluço dele.

Cachorro com soluço
Cão peludo de cor caramelo deitado de barriga para cima em fundo branco. Expressão sorridente, com a boca aberta, olhando para a câmera. Crédito da foto: Freepik

Cachorro com soluço – Veja o que fazer 

Cachorro com soluço: Não é à toa que muitos dizem que susto cura soluço. Mas você sabia por quê? Isso ocorre devido à própria natureza do episódio.

Como dissemos anteriormente, o soluço nada mais é do que uma contração súbita e involuntária do diafragma, que é um músculo muito importante para a respiração.

Portanto, o barulho característico que ouvimos quando alguém está soluçando é resultado de uma descompensação do ciclo de entrada e saída de ar.

Por isso é que uma das principais maneiras de parar um soluço é trabalhar no sentido de retomar o ritmo normal do diafragma.

Uma dessas maneiras é exatamente o susto, porque nesse caso, a adrenalina liberada restabelece o funcionamento do nervo responsável pelos movimentos desse músculo.

Mas isso não quer dizer que você deverá dar um susto em seu cão para parar com o soluço nele! Essa técnica muito usada em humanos não serve nos cães, já que a fisiologia deles é  diferente da nossa.

Portanto, cães podem ter reações bastante inesperadas, até mesmo agressivas, ao tomar um susto, então essa atitude não é aconselhada. O que fazer então? Tente uma das seguintes estratégias a seguir:

1. Vá passear com seu cão

Cachorro com soluço: A realização de uma atividade física ajuda a alterar os níveis de oxigênio e de gás carbônico, o que pode servir para acabar com a crise de soluço.

Essa técnica é muito útil principalmente em casos onde o soluço de cachorro é provocado por uma queda brusca de temperatura.

2. Ofereça algum petisco ao cão

Cachorro com soluço: Comer é outra estratégia que pode ajudar a acabar com o soluço. Todavia, prefira alimentos que estimulem uma mastigação mais lenta, como um biscoito em vez de um bifinho.

Para ser mais eficaz, é importante que o alimento não seja deglutido de maneira muito rápida.

3. Incentive seu pet a beber água

Cachorro com soluço: Beber água é um truque muito conhecido entre humanos para acabar com as inoportunas crises de soluço.

Ainda que não seja 100% eficaz, beber água é bem útil nos casos em que o soluço é causado por alguma irritação no esôfago. É o caso de pets com refluxo, por exemplo.

Vale ressaltar que, tanto no caso da oferta de alimentos como ao estimular o cão a beber água, o dono nunca deve forçar a ingestão do alimento.

Lembre-se que, na maior parte das vezes, as crises de soluço não são um problema grave e costumam passar em poucos minutos. Isso sem a necessidade de qualquer interferência. Se for um caso à parte, apenas observe e espere um pouco que logo irá passar.

Cachorro com soluço
Cãozinho marrom e caramelo está deitado em colcha branca, olhando para a câmera. Crédito da foto: Freepik

Saiba como evitar que seu cachorro tenha soluço

Cachorro com soluço: Sabemos que soluço é normal de vez em quando e ocorre tanto nos pets quanto em nós, humanos.

Mas é claro que, se o seu cachorro anda soluçando com muita frequência, é bom levar a um veterinário para investigar e tentar algumas alterações no dia a dia ou então tentar algumas alternativas. Veja só!

Cachorro com soluço – 1. Leve o pet ao veterinário

Apesar de comum e normal na grande maioria dos casos, o soluço pode estar associado a outras alterações de cunho gastrointestinal, hepático e metabólico.

Quando as crises não são esporádicas e ocorrem com frequência, é aconselhável levar o pet ao veterinário para uma avaliação individual e detalhada.

Cachorro com soluço – 2. Verifique de que o cachorro não está comendo muito rápido

Cachorro com soluço: A ingestão de uma grande quantidade de alimentos de uma única vez é uma das principais causas de soluço em cachorro, porque normalmente eles tendem a comer desesperadamente, numa velocidade rápida demais.

Muitos comem tão depressa que acabam se engasgando até! Esse afobamento pode sim gerar o soluço.

Para acabar com o problema, já é possível encontrar os chamados comedouros lentos, que criam obstáculos para a ingestão acelerada.

Outra dica é modificar a rotina de refeições do animal. Por exemplo, em vez de oferecer toda a ração de uma só vez, dividida a ração em duas ou três partes e vá dando aos poucos.

Cachorro com soluço
Cachorro olhando para a câmera – Foto: Freepik

Cachorro com soluço – 3. Mantenha o pet protegido contra o frio

Não apenas nos cachorros, mas também nas pessoas, o frio é também uma das causas do soluço, já que pode aumentar a inervação do diafragma.

Dessa forma, ao perceber que a temperatura está caindo, procure manter o seu cão bem aquecido com roupinhas e/ou mantinhas.

Nos dias mais frios, outro caminho é investir em camas térmicas para manter a temperatura mais estável.

Normalmente, os cães mais novos são os que mais passam por essa situação. Por quê? A pressa e agitação dos filhotes na hora de comer podem motivar o sintoma. Outro motivo é o frio, pois eles são mais sensíveis e precisam estar sempre protegidas de vento e frio!

Por fim, para reforçar, ao perceber qualquer alteração mais séria, não deixe de levar seu amigo ao veterinário.

A permanência de soluços por mais de meia hora e acompanhada de outros sintomas, como tosse, vômito e respiração ofegante associada são considerações importantes para procurar um profissional.

Mas, calma, nada de se desesperar! Afinal de contas, o soluço não é um caso grave se não estiver acompanhado de outros sintomas.

Ofereça água e outras distrações, como brincadeiras e atividades, que logo seu cão irá se esquecer do soluço e ele irá passar!

Gostou desse tema? Então veja alguns outros conteúdos relacionados a saúde e bem-estar animal:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here