Cachorros que latem muito: Como lidar com esse problema? Ao longo deste artigo, você irá entender o que fazer quando seu cachorro late demais.

Cachorros que latem muito: Como lidar?
Cachorro caramelo latindo. Mulher sentada ao fundo com notebook. Crédito da foto: Freepik

Isso pode ser um grande incômodo tanto para os donos quanto para os vizinhos, que podem vir a reclamar e gerar um verdadeiro transtorno na convivência.

O latido excessivo não é uma tarefa simples, mas se você for um tutor consistente e tiver paciência, é possível melhorar esse quadro. Veja como!

Antes de mais nada, é importante também que todos os membros da família estejam alinhados nessa estratégia, para juntos fazerem o treinamento.

O primeiro passo é tentar evitar situações que gerem latido. Por isso, é essencial identificar a causa e agir sobre ela.

Cachorros que latem muito: Seu cão está latindo por tédio, fome, medo, proteção, alarme ou solidão?

Por exemplo, se o cachorro late para avisar que está com fome, procure criar uma rotina de alimentação para ele. Já se o cachorro late por estar entediado, compre brinquedos interativos para estimulá-lo. Se ele late por proteção, ao ver pessoas desconhecidas passando na rua por exemplo, tente deixar ele em outros locais também que não tenham tanto acesso à rua.

Cachorros que latem muito: Saiba identificar os tipos de latido do seu cão

Cachorros que latem muito: Latido de tédio: Cachorros que passam muito tempo sozinhos em casa ou no quintal, sem terem nenhuma distração, acabam latindo mais. Afinal, essa é a única distração que eles têm!

Por isso, sempre deixe brinquedos para ele e nunca deixá-lo por muitas horas sozinho. Dê atenção, brinque com ele ou faça um passeio para que ele gaste energia e se sinta amado e feliz!

Cachorros que latem muito: Latido de felicidade: É quando o cachorro late quando vê seu dono! Ele está latindo para comemorar – normalmente o cão faz festa também e dá pequenos pulinhos, rodopios e está com o rabinho balançando. Isso mostra que ele está muito feliz em te ver!

Cachorros que latem muito: Latido de proteção: Esse tipo de latido ocorre quando o seu cão se sente ameaçado de alguma forma. Pode ser com visitas, pessoas estranhas, outros animais.

Normalmente, eles também ficam com postura de ataque, com rosnados, pelos arrepiados e rabo levantado.  Para ajudar nisso, invista na socialização do animal desde os primeiros meses de vida.

Cachorros que latem muito: Latido de demarcação de território: Algumas raças de cachorro são mais territorialistas, gostam de proteger o espaço em que vivem, seus objetos, alimentos e até mesmo seu dono. Normalmente também podem ser com visitas, outros animais, quando vê alguém na rua.

Cachorros que latem muito: Latido de atenção: Quando seu cachorro está carente, precisando de algo ou com fome, ele irá latir para chamar sua atenção! Às vezes, ele quer alguma comida ou brinquedo que está fora do seu alcance, ou simplesmente quer carinho ou que você brinque com ele.

Esse tipo de latido pode vir acompanhando de uma patinha dada ou de tentativas de se aproximar. Quem somos nós para negar, não é mesmo?

Cachorros que latem muito: Latido de medo: Normalmente, o cão que late com medo está também com o rabinho entre as pernas e encolhido. Pode ser que ele se esconda ou se retraia em um cantinho, demonstrando medo e incômodo.

Veja qual é a causa e tente fazer de tudo para tranquilizá-lo! Por exemplo, alguns cães têm medo de trovão, fogos de artifício, etc.

Cachorros que latem muito: Latido de dor: Quando o cão está doente ou com dor em algum lugar, ele late para chamar sua atenção e dizer que está sentindo alguma coisa.

Geralmente, esses latidos são mais agudos, quase como uivos, além de também outros sinais físicos que também podem estar presentes. Vale pedir a ajuda de um veterinário!

Cachorros que latem muito: Como lidar?
Filhote de cachorro preto e branco latindo. Fundo branco. Crédito da foto: Freepik

Não adianta ficar gritando! Se você gritar, você vai deixar seu amigo ainda mais excitado e ainda vai dar o exemplo de que fazer barulho é permitido. Logo, busque falar firme, porém controladamente, sem berrar.

Quando ele obedecer e parar de latir, faça um agrado como um carinho na barriga ou dando um petisco. Assim ele vai entender que quando para de latir ganha um agradinho do dono e que ficar calmo é um comportamento legal.

Recapitulando… Latir é natural dos cães, então latir de vez em quando é normal. Mas se passar de cinco latidos, por exemplo, aí você pode começar a pedir para ele parar – sempre de maneira firme e controlada, ok? E lembre-se de recompensá-lo quando ele parar!

Deixe ele em um espaço mais tranquilo, com brinquedos e itens para mantê-lo ocupado. Lembre-se também de fazer passeios com ele, assim ele gasta energia, cansa e fica mais calmo também!

Cachorros que latem muito: Um cachorro cansado e exercitado é um cachorro quietinho, feliz e muito mais educado.

Cachorros que latem muito: Como lidar?
Cachorro branco e marrom da raça Husky latindo ao ar livre. Crédito da foto: Freepik

Por isso, certifique-se que ele está tendo uma dose suficiente de exercício físico e mental por dia.

O enriquecimento ambiental é ótimo para manter seu lar confortável e desafiador para o seu cãozinho! Veja aqui no Web Cachorros mais dicas de como enriquecer sua casa com brinquedos e atividades para manter seu pet estimulado.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here