Shih Tzu

U Calila Galvão    t 14 de dezembro de 2013


Com esse nome tão diferente e com sonoridade tão característica essa bela raça não poderia ter origem em outro lugar a não ser na China. Como quase tudo nesse país, o Shih Tzu também tem a sua lenda para contar: de acordo com as histórias populares, essa raça é o símbolo do amor entre uma princesa chinesa e um mongol. Já que sua união fora proibida, eles decidiram unir as raças de seus cães: o pequinês chinês e o ihasa apso do Tibet. E foi assim que esse animal tão doce que é o Shih Tzu nasceu.

ST2

Segundo os estudiosos, essa raça sempre viveu cercada de luxo e riquezas dentro dos muros do palácio do imperador da China e nunca se misturavam com outras raças. Em 1900 foi que as famílias mais ricas da China tiveram permissão para ter o seu exemplar dentro de casa. Por muito pouco essa raça não foi extinta em 1937 durante a invasão japonesa. Alguns desses cachorros foram levados para a Inglaterra e foi dado de presente para a Rainha Elizabeth. Depois disso, todos os ingleses queriam ter um cãozinho desses em casa. Já nos Estados Unidos, os shih tzus só começaram a fazer fama na década de 60.

Características Físicas do Shih Tzu

Com um pelo extremamente comprido, que pode ser de qualquer coloração e de pequeno porte, ele é um dos mais indicados se você deseja um cachorro para cuidar dentro de casa. Com toda aquela pelagem, o shih tzu pode enganar muita gente quanto a sua estrutura física. Eles normalmente possuem a estrutura do corpo longilínea e magra. Possui uma cauda      longa, empinada e curvada para cima, suas orelhas são grandes e com pelos compridos, que podem chegar até as patas dianteiras.

ST1

Shih tzu americano ou europeu?

E existe essa diferenciação? Pois é, muita gente não sabe, mas existem algumas características específicas para a raça de cada região. Vamos a elas:

Cabelo longo até ao chao em cadela xitsu

Temperamento e comportamento

Com esse quesito você não precisa se preocupar. Eles são dóceis, tranquilos e extremamente carinhosos. Também são alegres e muito extrovertidos. Eles gostam de muita atenção, se possível, 24 horas por dia, não gostam de ficar sozinhos, pois são muito apegados a família. É uma excelente raça para quem possui crianças em casa, porque além de seu bom temperamento, não soltam pelos (um problema para quem é alérgico ou tem asma que acomete principalmente crianças).

ST4

Eles são muito sociáveis, principalmente com outras pessoas e até com estranhos. Mas não se engane: eles costumam latir como sinal de alerta para qualquer movimento estranho que percebam ao seu redor. Quanto ao contato com outros cães, o ideal é que isso ocorra desde a infância, pois os shih tzus podem ser um pouco ciumentos se sentirem que seu território foi invadido. Portanto, muita supervisão nos primeiros dias.

Informações sobre o Shih Tzu

Problemas de Saúde

Um dos principais problemas que os donos de shih tzu enfrentarão é o problema respiratório por causa da conformação anatômica da sua cabeça. Eles são denominados de braquicefálicos, significa que possuem a cabeça achatada e consequentemente seu sistema respiratório também está comprometido. Esses problemas variam de espirros constantes até grave apneia.

ST8

Na hora do banho, o maior cuidado deve ser dado aos seus ouvidos. Se eles não forem limpos de forma correta e se principalmente não forem devidamente secos, podem adquirir micoses com a proliferação de fungos. Isso pode se tornar uma verdadeira bola de neve, pois ao levar a pata ao ouvido para coçá-lo, esta também ficará com fungo e acabará espalhando para todo o corpo.

ST9

Outro problema que você pode ter é com a dentição. Por sua formação óssea, seus dentes inferiores costumam adquirir localização protrusa, ou seja, eles ficam mais para frente que os de cima. Por isso, os dentes da parte de baixo ficam muito próximos uns dos outros o que pode causar cárie e outros problemas periodontais.

Cuidados com o pelo

Se você não tem tempo para cuidar do pelo desse animalzinho, então é melhor repensar a decisão de ter um shih tzu. Isso vai exigir de você pelo menos 15 minutos do seu dia, todos os dias da semana. Como o seu pelo é muito comprido, ele também acaba sendo muito fácil de embolar e criar nós que só podem ser retirados se forem cortados. Portanto, o melhor é escová-lo diariamente e isso pode se tornar a parte mais prazerosa do seu dia com o tempo. Além disso, o seu cãozinho ficará com o pelo macio, brilhoso e sedoso.

ST7

A hora do banho será necessariamente mais demorada, já que a matemática é simples: mais cabelo é igual a mais doses de xampu e condicionador, mais tempo esfregando para tirar toda a sujeira e mais tempo secando. Essa última etapa é muito importante, pois se o pelo não for totalmente seco, a humidade que ficará pode criar fungos e causar dermatite. Não esqueça também de cortar as unhas e isso é uma instrução para quem morar em apartamentos, principalmente. Se não forem cortadas, as unhas vão começar a curvar e ferir as patinhas do seu cachorro.

Cuidados com os olhos

Os olhos do shih tzu são grandes e proeminentes e, portanto, muito mais fáceis de serem lesionados. Até o próprio pelo pode causar leves arranhões na retina. Para não precisar passar por mais esse problema de saúde, tenha o cuidado de sempre prender o pelo no topo da cabeça e aparar os que ficam pelas laterais do focinho, que podem chegar até os olhos. É importante ter em casa lenços umedecidos ou gaze e soro fisiológico para deixar a região ocular sempre bem limpa.

ST3

Problemas com o peso

Pois é, aquela fofura que você tem em casa pode ficar bem gordinha e o seu pelo constantemente atrapalha a visualização do seu tamanho real. O shih tzu tem hábitos preguiçosos como ficar deitado a maior parte do tempo, mas nada que uma pequena caminhada não possa resolver. Incentive-o também a brincar dentro de casa caso você não disponha de muito tempo para passear com ele.

ST5

Adestramento

Ao contrário do que muitos pensam, o shih tzu pode sim ser adestrado, mas tem que começar bem cedo. Eles não possuem boa fama na matéria obediência e, portanto podem levar um tempo para seguir comandos e ordens. As seções devem ser curtas, porém com maior frequência para fazer com que ele aprenda de forma rápida. Não adianta fazer uma seção com mais de 10 minutos, já que eles perdem o foco muito facilmente.


Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Curiosidades

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Como ter um cão com baixo orçamento

Dicas

Como ter um cão com baixo orçamento

Saiba tudo sobre o choro canino

Curiosidades

Saiba tudo sobre o choro canino

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Curiosidades

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Porque alguns cães gostam de colo e outros não?

Curiosidades

Porque alguns cães gostam de colo e outros não?

Anuncie Grátis! »