Pit Bull (American Pit Bull Terrier)

U Calila Galvão    t 14 de dezembro de 2013


Muito temido pela maioria das pessoas, o Pit Bull já está rotulado como um cão agressivo e altamente perigoso. Mas o cachorro é reflexo do seu dono e tudo depende da criação e do tipo de adestramento que é dado à raça. Na verdade, o nome Pit Bull se refere a um conjunto de raças como o American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire e o Staffordshire Bull Terrier que acabaram se cruzando e formando uma única raça.

Conheça também a raça Bull Terrier.

Pit Bull

A grande preocupação com esses cães vêm crescendo a cada dia. Na Inglaterra, para se ter um cachorro desses é necessária a autorização da justiça. Nos EUA foi proibida a criação terminantemente em alguns estados e no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, eles só podem dar um passeio depois das 23 horas. E ainda mais, foi criada uma lei que proíbe a reprodução e a importação dessa raça e outras.

História

Os registros iniciais dessa raça começam no século XIX quando os ingleses usavam esses cães para atacar touros na arena. Os cachorros conseguiam facilmente evitar os coices, se agarram ao focinho e orelhas dos touros e ficavam nessa posição até que eles fossem derrubados. Era uma visão extremamente brutal que os nobres utilizavam para se distrair do terror das doenças daquela época. Mas por pressão da população e o governo teve que tomar a medida de retirar essa prática abusiva.

Pit Bull

Depois disso, a melhor opção que os donos dos cães encontraram foi a de realizar rinhas. Para aproveitar a força que essa raça tinha, eles faziam cruzamentos para deixa-los cada vez mais robustos e ágeis para o confronto. Iniciaram com o bulldog e seu atletismo misturando a raça com terriers conhecidos por sua esportividade e assim surgiu o bull and terriers ou pit dogs, cães que alcançaram a expectativa dos donos. Eram velozes e ágeis por seu porte pequeno e acaram se tornando excelentes caçadores de ratos, o que na época era uma verdadeira praga. Em termos de temperamento, eles passaram a se diferenciar e de um deles surgiu o Pit Bull.

Informações sobre o Pit Bull

Características do Pit Bull

Uma das características mais notáveis desta raça e que pode causar espanto para muita gente é que eles são excelentes para companhia, além de serem extremamente dóceis com crianças. É um cão de porte médio, pelagem curta, estrutura muscular bem definida dando um ar poderoso e atlético. O corpo possui mais comprimento do que altura e as fêmeas costumam ser mais longas que os machos.

Pit Bull

O crânio é achatado, o focinho largo e profundo e as orelhas possuem um tamanho médio, de fixação mais alta e muitas vezes são cortadas num formato pontiagudo. A cauda é de tamanho mediano, iniciando grossa e afinando ao chegar às pontas. As patas dianteiras possuem metade da altura total do cão.

É uma raça que gosta de agradar o dono e possui muito entusiasmo na hora das brincadeiras. Mas é necessário que eles sejam treinados para obedecer aos donos desde muito pequenos, pois eles não se dão bem com cães estranhos e costumam ataca-los. Nesse momento é ordem do dono é imprescindível. Eles também são habilidosos escaladores, portanto nem pense em colocá-los em cercas ou muros baixos. Não é normal da raça ter um comportamento agressivo com os seres humanos. São extremamente inteligentes e se saem muito bem em eventos de performance.  Ele está dentre as raças mais dóceis menos propensas a atacar alguém.

Pit Bull

Ele é bastante utilizado como cão de guarda já que é bastante vivo e ativo. Costuma latir a qualquer situação fora do comum e corre para o local de onde partiu a situação suspeita. Por ser uma raça bastante atlética, os exercícios diários são importantes, principalmente passeios ao ar livre. Neste caso é interessante usar coleira de guia curta e que usem a focinheira para evitar o ataque a outros cães.  Passeios em locais públicos devem ser realizados desde pequena idade para que ele se acostume a grandes multidões.

Saúde

Pit Bull

O Pit Bull vive, em média, de 12 a 14 anos e não costumam apresentar muitos problemas de saúde. Por possuir pelo curto, não são exigidos grandes cuidados com a pelagem e ele pode ser afetado pelo frio, pois o ideal é que viva em clima moderado. Alguns donos costumam, de forma completamente errada, injetar anabolizantes em seus animais. Além de modificar a conformação física de maneira rápida e causar graves sequelas, também mexe com o temperamento do animal, podendo deixa-lo agressivo. Eles também possuem grande resistência física e sua tolerância à dor é maior do que a média.


2 respostas para “Pit Bull (American Pit Bull Terrier)”

  1. Heloisa Helena Garcia Felippe disse:

    Tive 2 Pit Bulls.
    A primeira,Konna,era filha de Mussad, veio com 1 ano e meio e foi resgatada de uma rinha.
    Depois de um curto período de adaptação, entrou em nossa família, onde ficou por 13 anos.
    Extremamente dócil e amada, faleceu de parada cardíaca por erro de tratamento veterinário !!
    Depois de 6 meses de luto, trouxe com relutância Igor, já adulto, com 8 anos,filho de Chocola.
    Viveu conosco dando um amor nunca visto igual, até que um linfoma surgiu e sob orientação se iniciou quimioterapia.
    5 meses depois de iniciado os protocolos onde foi prometido um prolongamento de, no mínimo, 1 ano de vida com qualidade, meu Igor veio a falecer não do linfoma, mas do efeito devastador da quimio.
    Hoje, em luto novamente, procuro outro anjo companheiro, que tenha o mesmo olhar meigo, a mesma paciência e capacidade de dar carinho , como Igor e Konna tiveram para toda minha família, inclusive meus netos.
    Amo essa raça e farei tudo para defende-los.
    Grata.
    Heloisa Helena

  2. Elaine Trulano disse:

    A raça não vai influenciar na violência do cão, e sim sua criança. O Pitbull é sim uma raça super amorosa e incrível. Existe alguma ração específica para esses cachorros?

Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Santiago: A Capital dos Cães de Rua

Curiosidades

Santiago: A Capital dos Cães de Rua

Cães miniatura: Problemas de saúde

Curiosidades

Cães miniatura: Problemas de saúde

Saiba como limpar as orelhas do seu cão

Cuidados

Saiba como limpar as orelhas do seu cão

Saiba porque os cães esfregam o bumbum no chão

Curiosidades

Saiba porque os cães esfregam o bumbum no chão

Conheça sinais de câncer nos cães

Dicas

Conheça sinais de câncer nos cães

Anuncie Grátis! »