cão pequeno

Para os humanos faz todo sentindo alguém menor tentar compensar o tamanho com um comportamento mais autoritário, dominador e até agressivo, muita gente acredita que os cães de pequeno porte agem da mesma forma, sendo mais agressivos para compensar o tamanho menor.

Mas será que é isso mesmo? Cães de pequeno porte são mais agressivos e autoritários para intimidar e não serem dominados, compensando o tamanho menor? Nesse artigo você entende mais sobre o assunto e podemos debater sobre o assunto.

cão pequeno

O que é a Síndrome de cachorro pequeno?

Essa chamada síndrome é na verdade uma teoria, pois na prática já foi muito observado comportamentos mais agressivos e descontrolados de cães de pequeno porte, às vezes o cachorrinho tem o mesmo tutor que um cão maior e enquanto o colega é bem comportado ele se transforma por qualquer motivo e chega a rosnar e morder.

Estudos comprovam a síndrome?

Até o momento nenhuma pesquisa comprovou que esse é o motivo, mas muitos cães de pequeno porte são mais tensos que outros cães, um estudo dos Estados Unidos constatou que cães da raça Dachshund, muito conhecido no Brasil como salsicha e os Chihuahuas costumam morder muito mais que Pit Bulls, embora os estudiosos acreditem que esse comportamento se atribua ao tamanho, não se sabe o motivo.

cão agressivo com outro cão

Aproveite para conferir nosso artigo sobre qual cão morde mais humanos

Mau comportamento dos pequenos

O que também se acredita que acontece é que o tutor relaxa mais na criação quando o cachorro é pequeno, a pessoa tende a impor muito menos sua liderança e tratar o cão como um bebê. As pessoas se assustam muito menos com um cão pequeno agressivo do que um cão de grande porte, chegando a ser engraçado e divertido.

Então o mais provável é que o erro seja humano, e que o tutor esteja errando em não adestrar e liderar corretamente seu cão, faltando com seu dever de ensinar limites e educar seu amigo peludo, o que pode deixa-lo estressado e dominador.

cão bravo

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a importância do passeio para os cães


Por não ser liderado o cão –qualquer cão de qualquer tamanho- tende a impor liderança e tentar mandar na casa, o que será fácil se o dono não se importa em liderar o cão, mas isso se torna estressante para o cão, que se sente responsável por proteger sua família humana, e passa enxergar tudo –visitas, outros animais, carros e pessoas estranhas- como perigo.

O cão também tende a tentar reforçar sua liderança e pode desenvolver comportamentos desagradáveis como possessividade, sendo possessivo com objetos, móveis, brinquedos e até pessoas.

Como corrigir comportamentos negativos

cão bravo

Um cão pequeno que tem comportamentos agressivos e dominantes, muito provavelmente faz isso porque ganha atenção e também porque ganha o que quer. Comece agora a mudar seu comportamento e os comportamentos dele podem ser corrigidos.

Pare de dar atenção ao seu cão quando ele quer ou quando ele faz coisas ruins, se ele é possessivo com o sofá, tire-o do sofá sempre que possível, e jamais saia porque ele quis que você saísse latindo e rosnando. Lembre-se que bater ou gritar não ajuda e maus tratos a animais é crime.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

lulu

Reforce comportamentos positivos, principalmente quando ele está tranquilo, organize a rotina do seu cão e faça ele ficar ocupado. É muito provável que seguindo essas dicas ele fique mais tranquilo e abandone comportamentos negativos, mas se você se sentir inseguro pode pedir ajuda de um profissional.

Dica

Se você tem ou está pensando em ter um cãozinho de pequeno porte, vale lembrar que ele ainda é um cão, embora seja pequeno, ele precisa dos mesmos cuidados que um cão de médio e grande porte.

Precisa passear diariamente, caminhar, comer nos horários corretos, e precisa de limites, imponha sua liderança por mais que o cão seja um Chihuahua e pareça inofensivo, ou que você o ache muito fofo, ele precisa ser liderado para ser um cão tranquilo e equilibrado.

Essas atitudes trazem um benefício enorme a saúde mental e física do seu cão, então lembre-se que mesmo pequeno, o cão é uma responsabilidade e precisa não só de amor, mas de dedicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here