Aprenda a medir a temperatura do seu cão

Aprenda a medir a temperatura do seu cão

Quando a gente fica doente, acontece de termos febre e esse é um sinal de que algo está errado no nosso organismo. Isso também acontece com os cães e é necessário cuidar da febre, mas para cuidar da febre é necessário saber quando o cão está realmente com esse sintoma.

Muitos donos se enganam nesse momento, pois não sabem exatamente como medir a febre ou não entendem muito sobre temperatura canina, é sempre bom saber como proceder nesses momentos para poder agir em situações que sejam necessárias. Nesse artigo vamos explicar sobre a temperatura canina e como medir a temperatura do cachorro.

Confira também nosso artigo sobre os melhores cachorros para família.

Aprenda a medir a temperatura do seu cão
Foto: Freepik

Indicações de que o cachorro está com febre

A temperatura normal de um cachorro saudável varia de 38,5 a 39,5 graus, diferente dos seres humanos. Por isso muitos donos se assustam quando medem a temperatura de seu cão e as vezes diagnosticam erroneamente uma febre que não existe. O primeiro passo é saber que para estar com febre ele precisa estar com mais de 38,5 a 39,5 graus.

Leia também nosso artigo Como lidar com cães que se recusam a comer

Focinho quente e seco, olhos lacrimejantes ou embaçados, apatia, falta de apetite e nervosismo são sinais da febre. Quando a febre é muito alta, o cachorro, também pode sofrer tremores, como os humanos.

Aprenda a medir a temperatura do seu cão
Foto: Freepik

Como medir a temperatura do cão

Os termômetros vendidos para cães são iguais aos nossos, portanto se quiser ter em casa um termômetro comum igual ao seu para uso exclusivo do seu amiguinho, não tem problema.

Primeiro sacuda o termômetro até o nível do mercúrio ou a temperatura estiverem marcando pelo menos 35 graus. Depois lubrifique o termômetro com vaselina ou algum gel lubrificante. Se seu cãozinho for agitado, peça pra alguém segurá-lo pra você. O ideal é que ele esteja deitado para não sentar no termômetro. Introduza 1/3 do termômetro no ânus do seu cão. Deixe por 1 a 2 minutos e tente manter seu cão calmo durante o processo, não vai machucar ele, mas alguns cães podem se incomodar.

Aprenda a medir a temperatura do seu cão
Foto: Freepik

Depois desse tempo cheque a temperatura no termômetro e limpe o termômetro após o uso. Quando retirar se o termômetro marcar mais de 39,5 graus então ele está com febre, o indicado é que se a febre for alto você o leve na hora a um veterinário.

Confira também nosso artigo Tudo sobre Erliquiose

Também existem termômetros especiais que facilitam muito o processo de medir a temperatura, pois medem a temperatura através da orelha, mas são uma opção bem mais cara e nem sempre tão necessária, afinal mesmo cães agitados podem colaborar na hora da medição por não estarem se sentindo muito bem. Tente falar com seu cão afirmando que aquilo é para o bem dele, acredite ou não, ele vai entender.

adote
Foto: Freepik

Como baixar a temperatura do cachorro em casa

Faça seu cão beber muita água, água de coco em temperatura natural também pode ajudar. Se ele estiver com tremores, cubra-o com uma manta leve e fique sempre com ele para ele se acalmar, cães tendem a querer estar com o dono quando estão doentes.

Um banho de água morna quase fria também pode ajudar a diminuir a temperatura do corpo. Esses são métodos que ajudam a baixar a temperatura do cão, mas é sempre bom levar o cãozinho ao veterinário para que ele faça os procedimentos necessários, afinal, nunca temos certeza do que realmente está acontecendo, já que nossos cães não podem dizer o que estão sentindo.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *