Entenda porque abraços incomodam os cães e aprenda como abraçar o seu

Cães vivem de acordo com seus instintos, mesmo domesticados eles entendem que vivem em matilha com seu dono e sua família e naturalmente alguns comportamentos humanos são incômodos para os cães.

Entenda o motivo de muitos cães se mostrarem incomodados com abraços e aprenda qual a melhor forma de abraçar seu cão. Se seu cãozinho reage mal a abraços não significa que ele não gosta de você, saiba como resolver isso.

bullmastiff
Foto: Freepik

Por que cães não gostam de abraços?

A verdade é que para nós o abraço significa um gesto de afeto, um carinho, ou às vezes um simples cumprimento. Enquanto para os cães abraços significam a invasão do espaço pessoal dele, e um gesto de dominação. Isso pode incomodar muitos cães, principalmente se o cão em questão for um cão mais difícil e pouco submisso.

Então não fique achando que seu cão não te ama, por mais que tenhamos vontade de nos aconchegar com nossos amiguinhos em um abraço bem apertado, eles não entendem o abraço como um carinho e sim como um gesto dominante. Mas ainda assim é possível conseguir alguns abraços que serão confortáveis para os dois.

Leita também: Saiba tudo sobre as vacinas para cachorros.

carro
Foto: Freepik

Cães não abraçam?

Não necessariamente como nós, mas você pode notar que eles tem suas formas de demonstração de carinho. Como quando deitam a cabeça no nosso colo ou vão buscar aquele brinquedo favorito e trazem para o dono, e principalmente os famosos lambeijos que eles nos dão enquanto balançam a cauda alegremente.

Todos esses são sinais de carinho e ele vai aceitar seus sinais também desde que venham na intensidade e horas certas para que eles interpretem da forma correta e os dois possam aproveitar esses momentos.

Leia também nosso artigo Entenda poque recepcionar o dono é tão importante para o cão

celular
Foto: Freepik

Como devo abraçar meu cachorro?

Nada de chegar de surpresa agarrando e apertando e fazendo muito barulho, tudo isso pode assustar seu cão e se ele se sentir incomodado vai sacudir e tentar se sair de você, não é isso que queremos.

Primeiro fique atento para nunca, jamais abraçar um cão desconhecido. Se encontrou um cão na rua passeando com o dono pergunte antes se pode e se ele é sociável para então acariciar, jamais abrace, afinal será um estranho invadindo o espaço dele.

fly
Foto: Freepik

Escolha o momento certo, vocês dois chegaram de um passeio ou brincaram tanto que estão cansados? Esse é um bom momento, outro bom momento é quando você chega em casa e ele vai te receber com muito carinho e amor, ele está totalmente suscetível a demonstrações de afeto.

Não chegue de surpresa, se aproxime dele e faça carinho, seja gentil com as palavras primeiro e deixe ele notar que você está lá para dar carinho, assim o abraço não será visto como algo perigoso.

comida
Foto: Freepik

Pode abraçar seu cão com muito carinho, mas sem apertar demais, ele provavelmente vai ficar feliz e te retribuir o carinho, pois o abraço ali já não representa um gesto de dominação e sim um momento bom.

Confira também nosso artigo Como deixar o cachorro sozinho em casa

Algumas pessoas preferem reafirmar que abraço é positivo dando petisco depois de um abraço e repetindo isso por muito tempo, fazendo o cão associar o abraço a comida, isso não é necessário, pois só o carinho já faz o cão associar o abraço a um momento positivo, mas pode ser feito se desejar.

Se estiver adestrando seu cão em casa e estiver ensinando ele a pular em você para abraçar, ensine isso com um comando para evitar que o cão saia pulando em qualquer um, e pode usar o petisco para reforçar quando ele acertar o comando.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here