Ensinando o Cachorro a Fazer Xixi e Cocô no Lugar Certo

Um dos problemas pelos quais muita gente não quer um animal de estimação, principalmente cães, é por causa da sujeira que eles fazem. Eles são muito lindos e fofos mas podem dar um trabalho enorme se não forem ensinados desde muito pequenos o lugar certo de fazer suas necessidades. Não há nada pior do que ter mal cheiro por todo o lugar, principalmente na entrada da casa. Então, vamos resolver esse problema.coco

Quando o animal aprende?

Se você tiver um filhote pense nele como um bebê que faz xixi ou coco na fralda, só que sem a fralda. Assim como os bebes o filhotes ainda não sabem que não podem fazer xixi e coco em qualquer lugar, então é melhor ter paciência e não brigar demais. As pessoas reclamam muito porque não conseguem disciplinar os seus cães para uma tarefa tão simples como essa, mas da mesma forma que nós, eles também precisam de disciplina, dedicação e muita supervisão até conseguirem se adaptar a essa rotina.xixiUm cão com idade de até 6 meses ainda não consegue controlar a vontade de fazer xixi ou coco, portanto não brigue demasiadamente com seu amigo por ele não ter feito as necessidades no lugar já ensinado. Muitas vezes pode não ter dado tempo de chegar, mas a intenção é o que conta. Se depois de 7 meses de vida ele ainda não aprendeu um único local para isso é melhor respirar fundo porque você vai ter um pouco mais de trabalho do que o normal. Você saiu com o bilhete premiado!

Sistema de recompensas

Você já disse alguma vez para o seu filho a seguinte frase: faça o dever de casa primeiro e depois você vai poder brincar? Pois bem, isso é um sistema de recompensas. Ele faz as suas obrigações e como bonificação tem o resto do dia para se divertir. Um cão em treinamento funciona do mesmo jeito, assim sendo, apenas falar, incentivando ou repreendendo não vai adiantar muito.O melhor mesmo é sempre ter um petisco à mão para agradá-lo quando ele ficar a coisa certa. Um afago, carinho ou passeio também pode ajudar. Quando o seu cão perceber que todas as vezes que ele fizer xixi ou coco no lugar certo ganhará uma recompensa, ele vai fazer tudo igual da próxima vez porque ficará condicionado que naquele lugar lhe será dado um presente. Outro detalhe extremamente importante é quanto ao intervalo de tempo entre a ação e a reação. O brinde ou a reclamação deve ser feita imediatamente após o ato para que o cão consiga associar os dois eventos.

Dicas

Se você já não sabe mais o que fazer ainda existem algumas táticas que podem te ajudar como por exemplo, em vez de um, criar 2 ou 3 lugares para que o cão faça as necessidades. Calma! Isso não precisa ser para a vida toda. Vá eliminando aos poucos até que reste apenas um e ele não sentirá falta dos outros lugares. Outra coisa, segurar o cão no local certo até que ele termine e não corra para outro lugar pode ser muito prejudicial. O cachorro não voltará no lugar certo quando ficar apertado porque vai lembrar que da última vez ele ficou preso por muito tempo lá.Existem duas coisas que podem ser feitas para marcar o lugar certo apenas pelo cheiro. Existe um produto que você deve colocar no local certo. Pingue algumas gotinhas e espere um tempo até que o cachorro associe o produto ao cheiro da urina. Assim, ele pensará que fez xixi ali da última vez e voltará para fazer de novo. Outra técnica interessante é a do jornal. Coloque gotinhas em cima do jornal e quando o totó fizer xixi ali ponha o jornal para secar e só depois coloque-o no lugar onde você achar melhor. O seu cão vai começar a associar o jornal ao local certo.Ainda existem outros detalhes que devem ser vistos. Quando o animal de estimação fizer algo no lugar errado deixe-o bem limpo e livre de qualquer cheiro que o cão possa associar para voltar ao local. Passear com ele também pode ajudar para que ele acostume-se a fazer as suas necessidades fora e não dentro de casa. Tenha paciência e dê muito carinho ao seu animal que ele vai te recompensar e ficará muito feliz por isso.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here