É muito bom ter um cãozinho dentro de casa. Você não vê a hora de atravessar a porta de entrada e o seu fiel amigo já vai pulando em cima e abanando o rabo de saudades porque você ficou apenas algumas poucas horas do dia fora. Tudo está as mil maravilhas até chegar a noite e seu cão parece mais uma sirene do corpo de bombeiros. Fica latindo o tempo todo e sem nenhum motivo aparente. Se você não tem paciência para isso e está pensando em levar um cachorro para dentro de casa, é melhor considerar as raças que melhor se encaixam no seu perfil.

Como fazer o cachorro latir menos

As raças que mais latem

Os terriers são os mais propensos a esse tipo de comportamento. O Yorkshire e o West Highland são os campeões disparados, logo em seguida (como era de se esperar) vem o poodle e o chihuahua. Esses aqui gostam de criar situações constrangedoras como quando uma visita está em casa e ele começa a latir para ela sem motivo algum. Também existem cães de grande porte que gostam de latir mais do que o necessário como o pastor de shetland.

Como fazer o cachorro latir menos

Se você está à procura de um cão silencioso e que vai deixar você dormir em paz a qualquer hora do dia é melhor escolher entre o buldogue inglês e francês, o pug, o Golden retriever e o bloodhound. Mas há ainda uma raça para quem não suporta nenhum tipo de latido e vai ficar muito satisfeito. O basenji, também conhecido como cão salsicha é a que menos late de todas as raças conhecidas.

Como fazer o cachorro parar de latir

Podem ser inúmeros fatores e na grande maioria das vezes é desconhecido para nós os motivos para um cão começar a latir do nada. O que normalmente acontece é um cachorro latir para pedir comida, água ou qualquer outra coisa, assim como um bebê começa a chorar quando quer algo. Se você der o que o cachorro quer quando ele começar a latir, isso vai se tornar um hábito e aí vai ser difícil mudar.

Como fazer o cachorro latir menos

Outro fator que faz o cão latir são algumas situações imprevisíveis como quando ele fica assustado com algo ou alguém. Como nós seres humanos também ficamos, com a explosão de uma bomba ou um objeto de metal ou vidro caindo no chão e nos fazendo pular da cadeira. Os cães respondem a esse tipo de estímulo latindo insistentemente. É uma reação perfeitamente normal. Isso se resolve quando o cão é ainda um pequeno filhote.

Como fazer o cachorro latir menos

 A convivência com outros animais e outros humanos dão a ele vários estímulos diferentes, desde gestos até barulhos. Com o tempo, esses estímulos ficam gravados na memória e na próxima vez que acontecer já não vai causar mais tanto impacto. Interaja com ele constantemente, leve-o para passear e brinque com ele sempre que puder e de preferência num local amplo, mas que tenha limitação. O tédio também é um fator que leva o cão a latir. É uma forma dele demonstrar a sua insatisfação.

Como fazer o cachorro latir menos

Como se pode ver, um cachorro não late por acaso ou sem nenhum motivo como muitos pensam. Sempre há uma causa o difícil é descobrir qual é ela. Bater no cão ou castiga-lo para ele parar é insensato e não vai resolver o problema. O melhor é gastar um pouco de tempo para descobrir o real motivo dos latidos constantes. Uma ferramenta muito utilizada (e de forma errada) é a coleira anti-latido. Ela pode emitir impulsos elétricos, sons e até odores indesejáveis toda vez que o cão late. Esse deve ser o último recurso a ser utilizado, pois agride o animal e não deve ser utilizado por longos períodos. Algumas horas já são o bastante.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here