Muitas pessoas amam os animais, mas poucos são aqueles que realmente fazem algo para ajudá-los. As desculpas são muitas, como por exemplo, não tenho dinheiro ou não tenho tempo, entre tantas outras. Na verdade, para ajudar um cachorro você só precisa estar comprometido e ter força de vontade.

Leia também: Como construir uma casa de cachorro.

Não compre. Adote!

Como ajudar um cachorro

Se o seu problema para fazer o bem a um cachorro é a falta de dinheiro, então a adoção é a melhor saída. Você não precisa ir diretamente num lugar para adotar se não quiser. Qualquer cachorro que mora das ruas e passa em frente a sua casa ou ao seu trabalho também precisa de muito amor.

Além disso, a adoção é uma forma de acabar com o comércio dos animais que se torna tão lucrativo a cada ano que passa. Muitas lojas vendem cachorros de maneira errada, retiram os filhotes da mãe antes do tempo, não vacinam e os deixam expostos a todo o tipo de doenças de pessoas irresponsáveis.

Não coloque para cruzar se não pode arcar com as consequências

Como ajudar um cachorro

Quem tem cachorros de raça está sempre pensando no dinheiro que pode ganhar com os filhotes do seu pet. Além de ser uma maldade tirar os recém nascidos de perto da mãe, caso você não obtenha sucesso na venda deles, já pensou o que fará? Se ninguém quiser adotar, como vai fazer para arcar com as despesas?

E não é apenas pelo filhote. A mãe precisa de muitos cuidados durante a gestação e acompanhamento de um veterinário confiável. A gravidez pode ser complicada, a cadela pode precisar de medicamentos, internação e outros cuidados extras que você pode não estar preparado.

Não fique escolhendo

Como ajudar um cachorro

Os SDR (Sem Raça Definida) também são seres cheios de amor e carinho para dar. Na maioria das vezes, eles são até mais fortes e resistentes que os cães que possuem pedigree e que tantos desejam. Veja além do que a maioria vê e adote um cachorro que só pensa em ser seu grande companheiro.

Ajude um cão de rua

Como ajudar um cachorro

Quando você ver um cachorro que precisa de ajuda, vagando pelas ruas, ajude-o. Leve-o para casa se puder, dê banho, alimente-o. Ir ao veterinário ara saber se ele está com alguma doença é muito importante. Caso não possa ficar com ele, entre em contato com o serviço de adoção da sua cidade ou use as redes sociais para divulgar.

Tenha sempre um pouco de ração com você

Como ajudar um cachorro

Deixar um vasilha de ração dentro do carro ou um saco dentro da bolsa não fará muita diferença para você, mas será de grande ajuda para um cachorro que esteja com fome. Ainda que você não possa ficar com ele, se puder fazer algo naquele momento, faça!

Seja um lar temporário

Como ajudar um cachorro

Se você não pode ajudar adotando, que tal ser um lar temporário? Muitas entidades que colocam animais para adoção ficam sempre lotadas e não tem onde por outros animais. Você pode ajudar deixando o cachorro na sua casa e cuidando dele até que apareça uma vaga na instituição.

Ajude uma ONG com o seu trabalho

Como ajudar um cachorro

Você não ter dinheiro, mas com certeza há outras formas de ajudar. É possível ajudar cuidando dos cães do lugar, ajudando a dar banho, comida e água, limpando o local, entre outras coisas. Hoje em dia, é possível ajudar, até mesmo, postando nas redes sociais e ajudar a divulgar o trabalho deles.

Sempre denuncie

Como ajudar um cachorro

Qualquer ato de abuso contra animais é crime e se enquadra nas leis ambientais. Portanto, a polícia tem obrigação de punir o infrator de acordo com a lei penal especial que disciplina a questão. Ligue sempre que presenciar ou souber de algum abuso contra animais.

Compre de empresas de ajudam os animais

Vai comprar ração? Que tal ir naquela loja que ajuda fazendo doações para os animais? Existem até mesmo lojas de roupas e brechós que ajudam na causa animal vendendo roupas em perfeito estado e que podem servir a você. Desta forma, todo mundo sai ganhando.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here