Akita Americano

Famílias que buscam por cães espertos, inteligentes e limpos encontram no Akita Americano (Grande Cão Japonês) uma opção mais do que indicada. Apesar da origem idêntica ao do Akita Inu, no Japão, o Akita Americano ganhou diferentes características, principalmente físicas, a partir do momento em que começou a ser criado nos Estados Unidos. Você sabia que, assim como os gatos, os cães da raça Akita Americano enterram as suas próprias fezes? Conheça um pouco mais sobre esta e outras características do Akita Americano

Foto: Freepik

Informações sobre o Akita Americano

  • Raça: Akita Americano
  • Nome de origem: Akita
  • Origem: Estados Unidos
  • Porte: Grande
  • Grupo: 2
  • Finalidade: Cão de Companhia
  • Facilidade de adestramento: Média
  • Pelagem: Dupla, com subpelo grosso, denso, macio e curto
  • Cores: Vermelho, fulvo, branco, malhado ou tigrado
  • Altura do macho: entre 66 e 74cm
  • Altura da fêmea: entre 61 e 66cm
  • Peso ideal do macho: 34 até 54kgs
  • Peso ideal da fêmea: 34 até 50kgs
  • Ninhada: 7 a 11 filhotes
  • Olhos: Pequenos, em formato quase triangular, na cor marrom escuro.
  • Cachorro para apartamento: Sim
  • Cachorros para crianças: Sim
  • Expectativa de vida: 10 anos
  • Qualidades principais: Amigável, Corajoso, Fiel e Companheiro
  • Personalidade: Dominante
  • Gosto por brincadeiras: Sim
  • Amigável com outros cachorros: Pouco
  • Amigável com outros animais de estimação: Pouco
  • Amigável com estranhos: Pouco
  • Preço médio do Akita Americano: R$850 a R$2.000

História do Akita Americano

Assim como o Akita Inu, o Akita Americano é uma raça ancestral dos Matagi Akitas, cães que eram utilizados para briga, ainda no início do século XVII. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos Akitas forma submetidos à cruzamentos com Pastores Alemães. Os filhotes destes cruzamentos foram levados aos Estados Unidos, país no qual se desenvolveram e obtiveram suas novas características.

Características do Akita Americano

Akita Americano
Foto: Freepik

Assim como seus olhos, as orelhas do Akita Americano seguem o formato triangular, as quais mantém-se bem erguidas. Comparando-se com o tamanho da cabeça, estas são extremamente pequenas.  A propósito, a cabeça dos cães da raça também seguem o formato triangular.

Sua cauda é longa e forte, além de rica em pelos. Estes, por sua vez, podem trazer cores distintas, que vão do vermelho, fulvo, branco e malhado, ao tigrado – com ou sem a presença de máscaras. Os cães que apresentam cores sólidas – tais como os cachorros na cor branca, não apresentam máscaras.

Temperamento e Personalidade do Akita Americano

O Akita Americano é um cão tranquilo, o que pode ser comprovado pelos poucos latidos, tanto durante o dia como durante a noite. É também uma raça bastante paciente, principalmente quando se trata das fêmeas.

O Akita é naturalmente protetor, assim, tem uma propensão para se tornar agressivo se permitido, ou se eles não forem criados adequadamente. Treinar o Akita é essencial, para a socialização adequada desde tenra idade. Tenha em mente que esta raça é teimosa, por isso é necessária uma paciência extra para ensiná-los boas maneiras caninas.

Convivência com crianças, estranhos e outros animais

Akita Americano
Foto: Freepik

Apesar de ser um cão que se dá bem com crianças, o Akita Americano é uma raça desconfiada, tornando-o resistente a fazer amizades. A raça é muito protetora com seus donos, de modo que estranhar as visitas pode ser considerada uma ação normal.

O Akita pode ser agressivo com outros cães e é especialmente propenso a agressão entre cachorros do mesmo sexo. Eles precisarão de treinamento de socialização para superar essas tendências. Além disso, o Akita vai perseguir outros animais de estimação em casa, se não for treinado corretamente.

Além disso, o contato visual prolongado é considerado um desafio pelo Akita, e eles podem responder de forma agressiva.

Com relação aos seus donos e aos demais moradores da casa, o Akita Americano pode, também, ser resistente – pelo menos um primeiro momento. Porém, após um curto período de adaptação, a relação é regada à base de proteção, companheirismo e amor.

Com a família, o Akita é carinhoso e brincalhão. Eles desfrutam da companhia de sua família e querem participar das atividades diárias. Eles são boquiabertos e gostam de carregar brinquedos e utensílios domésticos.

Manutenção e higiene

Existem muitas cores e combinações de cores diferentes no Akita americano, incluindo preto, branco, chocolate, uma combinação de cor e branco ou tigrado. O Akita tem revestimento duplo, sendo o subpelo muito denso e macio com acabamento curto. O pelo do Akita será encontrado em móveis, roupas, pratos, alimentos e formará uma infinidade de poeira em pisos e carpetes. A escovação semanal ajuda a reduzir a quantidade de pelos em sua casa e mantém os pelos do Akita saudáveis.

O Akita também precisa de banho a cada três meses ou mais. É claro que, com mais frequência, tudo bem se o seu cão rolar em uma poça de lama ou algo fedorento. As unhas precisam ser aparadas uma vez por mês, e as orelhas devem ser verificadas uma vez por semana em busca de sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possa indicar uma infecção. Limpe também as orelhas semanalmente, usando uma bola de algodão umedecida com limpador de ouvido suave e com pH equilibrado, para evitar problemas.

Saúde e cuidados com o Akita Americano

Akita Americano
Foto: Freepik

A raça é uma das que favorecem o surgimento de algumas doenças, dentre elas a displasia coxofemural (doença hereditária caracterizada pela má formação da  formação da articulação coxofemural). Os cães da raça também apresentam, comumente, hipotireoidismo e atrofia progressiva da retina, principalmente em cães idosos.

Filhotes do Akita

Cuidado especial deve ser tomado quando se cria um filhote de cachorro Akita. Estes cães crescem muito rapidamente entre a idade de quatro e sete meses, tornando-os suscetíveis a distúrbios ósseos. Eles se dão bem com uma dieta de baixa qualidade e baixa caloria que os impede de crescer muito rápido.

Além disso, não deixe seu filhote de cachorro Akita correr e brincar em superfícies duras, como pavimento. Evite saltar ou correr forçadamente em superfícies duras até que o cão tenha pelo menos dois anos de idade e as suas articulações estejam completamente formadas.

Nível de exercício do Akita Americano

A atividade é essencial para esta raça ativa. Eles precisam de muito exercício para evitar que fiquem entediados e, por sua vez, destrutivos.

Trinta minutos a uma hora por dia é suficiente para um Akita. Caminhadas rápidas e brincar no quintal são atividades favoritas. As visitas a um parque de cães provavelmente não são uma boa ideia, dada a tendência agressiva do Akita em relação a outros cães.

Devido à alta inteligência desta raça, uma rotina variada de exercícios é a melhor. Inclua o Akita em atividades familiares e não os deixe sozinhos por longos períodos de cada vez.

Alimentação do Akita Americano

O Akita precisa de ração de alta qualidade, seja comercialmente fabricada ou preparada em casa, com a supervisão e aprovação de seu veterinário. Qualquer dieta deve ser adequada à idade do cão (filhote, adulto ou idoso).

Alguns especialistas em raças recomendam que os Akitas com idade igual ou superior a 7 anos sejam alimentados com uma dieta “leve” ou menos calórica como uma defesa contra o possível aparecimento de doença renal.

Quantidade diária recomendada: 3 a 5 xícaras de alimentos secos de alta qualidade por dia.

Treinamento do Akita Americano

O treinamento do Akita Americano dever ser duro e firme, iniciando-se ainda na infância. A ausência do treinamento pode representar, para o cão, a liberdade de morder – por exemplo. Assim, o cão iniciará uma competição, tanto com seus donos como com estranhos e demais pets da casa. A propósito, se a família tiver cães e outros bichos, é imprescindível que o Akita Americano conviva com estes, desde o início de sua vida.

Curiosidades sobre o Akita Americano

  • O Akita se mostra incomum com seus hábitos de higiene, lambendo seu corpo como um gato. E essa não é sua única característica “felina”: como um tigre, eles perseguirão suas presas silenciosamente, com o corpo baixo no chão. Este não é um cão que vai rosnar ou latir antes de entrar em ação.
  • Quando uma criança nasce no Japão, a orgulhosa família recebe uma pequena estátua do Akita, significando saúde, felicidade e uma vida longa.
  • O Akita mais famoso de todos os tempos foi chamado Hachiko, um cão que esperou por seu mestre por 9 anos em uma estação de trem japonesa.

Fotos do Akita Americano

Akita Americano

Akita Americano

Akita Americano

Akita Americano

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here