cão lambendo dono

A saúde mental humana tem sofrido cada vez mais com distúrbios como estresse, depressão e ansiedade. E os cães, assim como são bons para ajudar pessoas com autismo, também podem ajudar em outros casos.

Nesse artigo você descobre como os cães podem ajudar as pessoas em alguns problemas. Combatendo algumas doenças e até ajudando a curá-las. Seu cãozinho pode até mesmo ser o que te impede de sofrer de algum desses problemas. Entenda mais a respeito do assunto.

Saúde mental humana

cão com o dono

Com o aumento da tecnologia, a distância nas relações humanas e até a maior pressão no trabalho e estudos. As pessoas têm desenvolvido mais problemas, como depressão, ansiedade e estresse.

O estresse, por exemplo, é chamado de mal do século. Sendo a maior causa de afastamento do trabalho na atualidade. E não é de se esperar menos. Afinal cada vez mais somos mais cobrados. Precisando ser os melhores para conseguir um emprego e depois para mantê-lo.

Mas não está tudo perdido. Ter um cãozinho pode te ajudar a combater tudo isso. Sendo um dos motivos que impede muitas pessoas de entrar em um quadro de depressão.

Aproveite para conferir nosso artigo e saiba se cães discriminam pessoas por características físicas

Estudos

cão feliz com dona

A Associação Americana de Saúde do Coração fez um estudo e publicou os seus resultados. Eles mostram que ter um cão é tão benéfico para o coração quanto é para a sua saúde mental.

Donos de cães são menos propensos a desenvolver depressão. Eles também tem menores níveis de triglicerídeos e colesterol. Brincar com um cão também aumenta os níveis de serotonina e dopamina, que acalma e relaxa a pessoa.

O estudo também constatou que tutores de cães com mais de 65 anos precisam fazer 30% menos visitas a médicos do que os que não possuem um peludo. E as taxas de maior sobrevivência após um ataque cardíaco também foram atribuídas a quem possui cachorro.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o significado de alguns comportamentos dos cães

Interação

cão com seu dono

Uma das formas significativas que os cães ajudam. É combatendo a solidão. Quem tem problemas como depressão costuma se isolar do mundo. Os cães são uma ótima companhia que acalma e aumenta a alegria.

Os cães também precisam passear, por isso promovem o aumento da atividade física do tutor. O que também ajuda a combater esses problemas de saúde mental.

Com isso o tutor do cão acaba diminuindo sua solidão ao interagir com o cão e ao sair de casa e ver outras pessoas. Chegando até a interagir com elas por causa do cão. Quem nunca foi parado na rua por alguém que queria fazer carinho no seu peludo?

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como ter um cão pode ajudar a ensinar importantes lições as crianças e ajudar no seu desenvolvimento social e emocional

Como os cães ajudam

cão correndo atrás de dono

Além dos benefícios citados acima como sair e interação com o cão e pessoas. Os cães também ajudam de outras formas, por precisar caminhar com o cão, o tutor perde peso, ou mantem um peso estável e mais saudável.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os motivos para cães fugirem de casa

O tutor também se diverte com o cão, inclusive no passeio. O que aumenta os níveis de hormônios que causam prazer e alegria. Outra coisa é que manter uma rotina para o cão, também ajuda o tutor a ter uma boa rotina, o que é bom para pessoas também.

Níveis de estresse e ansiedade baixam devido à interação com um cão. Toda a rotina, os passeios, as brincadeiras e o carinho e espontaneidade dos cães geram uma sensação de relaxamento e conforto no tutor.

cão e dona

Tudo isso pode ajudar bastante quem enfrenta problemas de saúde mental. Pode ajudar não apenas quem começou agora a apresentar um problema, mas também quem já enfrenta esses distúrbios ha mais tempo.

Ajuda de um profissional

Amamos cães e recomendamos que todos tenham. Traz sim muitos benefícios e enche a casa de alegria. Mas seria irresponsável dizer que todos os seus problemas vão sumir brincando com um cãozinho.

É importante que quem se sente estressado, ou tem algum distúrbio de saúde mental vá a um profissional. Um psicólogo irá cuidar do seu problema e vai saber qual o melhor tratamento para você. Por mais que ter um cãozinho seja uma boa ideia, é importante fazer terapia.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre cuidados cotidianos com a higiene dos cães

Dica

idoso com cão

Busque ter um cão que tenha a ver com você. Nada vai adiantar ter um cão que precisa de muito passeio se você não tem essa energia toda. Também não vai adiantar ter um cão que cresça muito se você não tem condições físicas de lidar com ele.

Pode ser o ideal para muita gente que quer ter um cão para ajudar com a saúde mental, optar por cães de pequeno porte. Os SRD costumam a maioria ser de médio porte, e também tem energia moderada.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como cães ajudam crianças autistas com socialização

Talvez optar por resgatar um cãozinho possa fazer muito bem a você. E com certeza ele vai te recompensar com muito carinho e diversão, além de lealdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here