significado dos comportamentos

Alguns tutores não sabem o significado dos comportamentos dos cães que eles consideram estranhos. Se o seu cão te segue até o banheiro, por exemplo, e você fica se perguntando o que isso significa. Nós vamos esclarecer essas dúvidas para você.

Aqui listamos alguns comportamentos muito comuns dos cães mais dóceis e amáveis. Você entende o motivo dele fazer essas coisas, mas o motivo maior você provavelmente já sabe. Os cães amam seus tutores, principalmente quando são amados e bem tratados. Então a razão maior é sempre o fato de que ele te ama e esses são alguns sinais.

Seguir o tutor a lugares como banheiro

significado dos comportamentos

Muitos tutores ficam incomodados com esse comportamento, mas o significado dos comportamentos como esse é simples. Seu cão te ama e quer ficar com você em todos os momentos.

Os cães não são como nós e não tem muita noção do que é privacidade. Nos instintos deles está viver em matilha e sempre junto. Eles não entendem que pra nós banheiro significa privacidade.

E tudo bem, por que nós só precisamos entender que eles só querem estar perto. Então não precisa ficar bravo na próxima vez que seu cão te seguir até o banheiro. Ele só quer mostrar que te ama e quer ficar perto de você.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como fazer enriquecimento ambiental sem brinquedos caros

Trazer presentes

escolher os brinquedos

A gente adora presentear quem amamos e os cães também. Acontece que os presentes deles são um pouco diferentes. Então se ele te trouxer aquele sapato roído, ele não está sendo cínico por mostrar que fez algo errado, ele está dizendo algo como “ei, eu te amo, toma aqui esse brinquedo que é ótimo para roer e relaxar”.

Gatos tem mais costume de presentear com bichos que caçaram, mas os cães também podem apresentar esse comportamento. Dar outras coisas como o brinquedo favorito dele ou outras coisas também é sinal de amor.

Ficar perto quando você está triste

cão e dona

Os cães são ótimos para perceber coisas, eles conseguem entender muito bem as nossas expressões. Você já deve ter notado que seu cão fica mais perto de você quando você está triste.

Eles podem deitar em você ou nos seus pés. Te lamber de um jeito mais gentil, ou até fazer festa chamando para brincar. O significado dos comportamentos como esse é bem simples. Seu amigo peludo sabe que você está mal.

Ele quer te ajudar de alguma forma e te consolar. E as atitudes dele são as tentativas de te ver melhor.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre a nova teoria que desmistifica a teoria do cão dominante

Se apoia em você

significado dos comportamentos

Muita gente percebe que o cão tem mania de escorar no tutor. Às vezes é até engraçado quando um cão muito grande encosta e joga o peso na pessoa. Mas a resposta para esse comportamento é simples.

O cão quer carinho, simples assim. A forma dele de ser notado e receber um carinho é chamar sua atenção. Você já deve ter reforçado esse comportamento ao fazer um afago quando ele encostou em você.

E tudo bem reforçar esse tipo de comportamento que tem um significado tão bonito. Estreita os laços entre tutor e cão e faz ele se sentir ainda mais amado e feliz.

Lambe seu pé

significado dos comportamentos

Entre o significado dos comportamentos considerados estranhos, está a mania dos cães de lamber os pés do dono. Muita gente de fato não faz ideia do motivo de alguns cães estarem lambendo o seu pé e as vezes não deixam.

Acontece que para os cães lamber é terapêutico, isso tranquiliza bastante eles. Mas não é só isso. Lamber os seus pés é também outras duas coisas, contentamento pelo fato do seu amigo estar junto e sinal de amor maternal.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre por que os cães deitam em sujeira e como evitar isso

Os cães associam os tutores às mães, como se fossem filhotes deles. E basicamente é isso que eles são para nós, nossos eternos filhotes. Então não dá para negar que nossas atitudes realmente são de mães e pais.

Além disso, é comum puxá-los para a coleira para afastar de algo que não devem ou outros motivos. Comportamento que é associado às broncas das mães que os pegavam pelo pescoço. E outras situações.

O significado dos comportamentos dos cães, dica:

cão e dono

A maioria dos comportamentos dos cães são por amor ou para se divertir e até gastar energia. Então se ele fez algo que você não gostou é por que você não o ensinou corretamente. No adestramento sempre recorra ao reforço positivo.

Caso algum comportamento tenha surgido e ele não tinha o hábito antes, como se lamber em excesso ou se esconder. Leve-o imediatamente ao veterinário, pois alguns comportamentos podem ser sinais de doenças como estresse ou algo mais grave como problemas neurológicos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre por que os cães olham fixamente para os tutores

Por isso sempre mantenha o acompanhamento do seu cão com o veterinário e todos os cuidados, como vacinas e remédios em dia. Além de, é claro, mantê-lo ocupado se divertindo e passear bastante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here