Afinal, por que tem cachorro que range os dentes?

O ranger de dentes em um cachorro, também conhecido como bruxismo, ocorre quando um cão esfrega repetidamente os dentes superiores e inferiores.

Isso desgasta o esmalte dos dentes do seu cão e pode causar fraturas, exposição da polpa, infecções e dor nos dentes e gengivas.

Portanto, se você perceber que seu cachorro costuma ficar mordendo, como se estivesse roendo algo é melhor tomar cuidado, pois este problema costuma trazer muita dor para o animal e também o deixa estressado.

Mas por que isso acontece? Seu cão frequentemente range os dentes por uma variedade de razões, como:

  • Anomalias mandibulares;
  • Estresse/ansiedade;
  • Dor.

Para ajudar seu cão com esse problema, você precisa entender o que está fazendo com que ele comece a ranger os dentes e como prevenir.

Por isso, criamos esse artigo, com todas as informações necessárias sobre bruxismo (ranger dos dentes). Veja só!

Boa leitura!

 range os dentes
Cachorrinho branco e caramelo, deitado na grama de barriga para cima, com os dentes a mostra. Crédito da foto: Freepik

Por que tem cão que range os dentes?

Existem várias razões para filhotes e cães rangerem os dentes. A mais óbvia é o frio. Porém, os filhotes geralmente rangem os dentes e algumas vezes tremem mesmo quando o clima está quente ou ameno. Isso pode ser um comportamento anormal.

Um cão pode ranger os dentes pelos seguintes motivos:

Anomalias da mandíbula:

Se um cão tem dentes desalinhados, isso pode levar a uma má oclusão ou protrusão da mandíbula inferior. Os dentes desalinhados também podem tornar difícil ou impossível para o cão fechar a boca.

Estresse e ansiedade:

A ansiedade e o estresse podem fazer seu cão ranger os dentes. Trabalhar com seu veterinário para encontrar a causa do comportamento ansioso pode ajudar a interromper esse sintoma antes que danos irreparáveis ​​sejam causados ​​aos dentes.

Dor:

Range os dentes: Seu cão pode estar rangendo os dentes devido a dores, seja na boca ou no estômago. A dor que seu cão está sentindo, que resulta em ranger os dentes, pode ser resultado de um problema mais sério que precisa ser examinado pelo veterinário.

Ataques epilépticos:

Range os dentes: De acordo com o “Dog Owner’s Home Veterinary Handbook”, repentinos e inexplicáveis ataques de dentes rangindo pode ser sinal de crises focais motoras, também chamadas de crises parciais.

O cachorro fica inconsciente e só uma parte do seu corpo tem espasmos, como a mandíbula inferior.

Tamanho:

Range os dentes: Cachorros pequenos e magros com pelos macios, como os Chihuahuas, Jack Russells e Galguinho italiano irão tremer e ranger os dentes quando estão nervosos.

De acordo com o veterinário Mike Richards, não há como saber o porquê dessas pequenas raças rangerem os dentes quando estão nervosos ou exitados.

A não ser que a visão ou coordenação do cachorro esteja alterada, ele não precisa ir ao veterinário.

Raças:

Range os dentes: Uma doença neural chamada degeneração neuronal multissistêmica foi descoberta em Cocker Spaniels, entretanto, o veterinário Mike Richards afirma que pode acontecer com outras raças.

Raças brancas como Highland white terriers, Maltês e Bichon Frise estão sujeitos à síndrome de tremor do cachorro branco. Ambas doenças precisam de cuidado veterinário e possivelmente medicamentos anticonvulsivante.

Significado:

Range os dentes: Mesmo se o cachorro estiver rangendo os dentes por costume, por estar exposto ao frio ou não parecer estar com dor, regularmente olhe os dentes para ver se tem rachaduras, pedaços quebrados, doença periodontal e cáries. Ranger os dentes pode desgastar os dentes do cão e danificá-los.

Agitação:

Range os dentes: Cachorros de todos os tamanhos e raças rangerão os dentes se estiverem muito agitados. Isso pode ser antecipação por um evento feliz.

Um cachorro que gosta de andar de carro pode ranger os dentes antes de subir no veículo.

Um cachorro macho pode ranger os dentes quando sentir o cheiro da fêmea. Os cachorros também rangem os dentes quando estão com dor, talvez como um sinal de medo, que é outra forma de agitação.

range os dentes
Cachorro da raça Poodle preto rangendo os dentes. Crédito da foto: Freepik

Cachorro que range os dentes? O que fazer?

Range os dentes: Se você perceber que seu cão está rangendo os dentes, marque uma consulta com o veterinário para determinar o que o leva a fazer isso. O veterinário fará um exame físico completo de seu cão.

Se ele perceber que a mandíbula de seu cão está desalinhada, o que pode causar ranger de dentes, ele pode recomendar que consulte um ortodontista veterinário que pode ajudar a resolver o problema.

Se o veterinário determinar que o seu cão está rangendo os dentes por causa da dor, ele tentará localizar a dor e a causa e, em seguida, tratará a dor de acordo.

Se seu cão não tem problemas para alinhar os dentes e não sente dor, o ranger dos dentes pode ser resultado de ansiedade ou estresse.

Nesse caso, o veterinário pode recomendar medicamentos para ajudar o cão a lidar com a ansiedade, bem como terapia comportamental para ranger os dentes.

Fornecer a seu cão uma dieta bem balanceada que forneça a nutrição de que ele precisa é fundamental para sua saúde a longo prazo, e certificar-se de que ele faça a quantidade certa de exercícios também é importante.

O exercício é importante para a saúde física e mental do seu cão. A estimulação suficiente reduz a probabilidade de desenvolver um comportamento destrutivo.

Os exames com o veterinário ajudarão a garantir que quaisquer problemas potenciais que seu cão desenvolva sejam tratados antes que se tornem mais sérios.

range os dentes
Cão rangendo os dentes: Foto – Freepik

Existem alguns cuidados que você pode fazer para melhorar a saúde mental do seu cão e minimizar a ansiedade:

  • Socializar corretamente enquanto seu cão está conhecendo novas pessoas, outros animais, lugares e experiências pode ajudá-lo a se adaptar.
  • treinamento de obediência pode ajudar a prevenir a ansiedade, pois ajuda na construção de relacionamentos e confiança.
  • A medida que você conhece seu cão e o que o está causando ansiedade, podem surgir situações das quais você deseja se manter afastado.

Range os dentes: Não deixe de cuidar, pois se o bruxismo no cachorro não for tratado pode ir piorando com o tempo, atrapalhando o cão até mesmo de se alimentar corretamente.

Isso porque surgirão inflamações na gengiva que se mostrará mais presente e recebendo os dentes desalinhados que ficam irritando aboca o tempo todo.

Lembre-se que o bruxismo canino sempre é caracterizado quando há ranger dos dentes e estes se encontram desalinhados.

Este ranger tem um som mais áspero, mas é importante lembrar que nem sempre este pode ser um motivo do bruxismo, por exemplo, os filhotes ficam rangendo seus dentes quando eles começam a nascer, porque incomodam ou coçam, mas não por terem bruxismo.

De qualquer modo, é bom ficar de olho nos sinais e investigar com o médico veterinário!

Agora que você já sabe as principais causas e como prevenir e tratar, veja também como escovar corretamente o dente do seu cão.

Até mais!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here