Aprenda a como escovar o dente do seu cão aqui no Web Cachorros, para manter a saúde bucal dele sempre em dia e livre de germes e bactérias.

Essa é uma dúvida muito comum por parte dos tutores, que não sabem ao certo como escovar o dente do seu cão.

No entanto, essa tarefa é mais simples do que você pensa, mesmo com aqueles cães que correm assim que veem o dono se aproximando com a escova.

Portanto, a escovação dentária não deve passar despercebida.

O ideal é estar sempre ligado ao estado geral dos dentes do animal e introduzir o hábito desde cedo, quando ele ainda é filhote, inclusive durante a troca de dentição.

Porém, nada impede que a prática também vire um costume quando ele chegar na fase adulta. Então, se ele nunca escovou o dente, está mais que na hora!

Mas, afinal de contas, como escovar o dente do seu cão? Como escolher o melhor creme dental? Qual a escova de dente ideal para usar no cachorro? Confira todas as respostas para essas questões neste artigo.

Assim você vai entender como cuidar bem da saúde bucal do seu cão. Entenda melhor abaixo!

escovar o dente do seu cão
Cão branco e caramelo, com a língua para fora. Crédito da foto: Freepik

Qual a importância de escovar o dente do seu cão e como manter esse hábito na rotina do pet?

Escovar o dente do seu cão: Primeiramente, tenha em mente que não escovar o dente do seu cão é ruim para a saúde bucal dele, uma vez que favorece o acúmulo de placas bacterianas nos dentes e na gengiva e pode levar à doença periodontal.

Ou seja, quando não tratada, a condição pode evoluir para inflamações e infecções, perda ou amolecimento dos dentes e até mesmo do osso de sustentação.

Isso acontece porque, ao mastigar, os dentes do cachorro se movimentam na região infeccionada, aumentando o risco de contato das bactérias com os vasos sanguíneos e a chance de contaminação de outras partes do corpo, como pulmões, coração e rins.

Logo, para evitar que isso aconteça, o ideal é que a escovação seja diária ou, no mínimo, três vezes por semana.

No geral, a troca de dentição dos cãezinhos acontece por volta dos 4 meses de idade. É quando os dentes de leite do animal mudam para permanente.

Então, saiba que a introdução à escovação deve ser feita nesse período. Deste modo, é fundamental saber como escovar o dente do seu cão, para manter sua boa saúde bucal sempre em dia!

Mas como começar? Antes de mais nada, você deve começar fazendo carinhos leves na gengiva do pet, para acostumá-lo com a sensação de toque na parte interna da boca.

Isso pode ser feito com uma gaze macia, enrolada nos dedos.

Com aproximadamente sete meses de idade, o animal já deve ter completado a troca da dentição. A partir dessa fase, já é possível inserir a escova de dentes na higiene bucal do pet.

Como escova o dente do seu cão: separe os materiais necessários

Escova de dente para cachorro

Para uma limpeza mais eficiente, procure uma escova para cachorro com o cabo mais longo. Assim, será possível alcançar todos os dentes, até mesmo aqueles posicionados ao fundo da boca.

Além disso, atente para a espessura e maleabilidade das cerdas, que devem ser macias ou do tipo dedeira.

Lembre-se que, para fazer a escovação dos dentes do cão, você deve usar escovas com cerdas macias.

As escovas de dentes para animais possuem como vantagem uma angulação diferente, que facilita o ato de escovar os dentes do cachorro.

No entanto, qualquer escova de criança com cerdas macias pode ser utilizada.

Ou seja, caso não consiga encontrar nada compatível em pet shops e lojas especializadas, uma boa alternativa é apostar em escovas para bebês, normalmente vendidas em farmácias.

Creme dental para cachorro

Escovar o dente do seu cão: Quando o assunto é a saúde bucal, é interessante saber que não é necessário usar creme dental para escovar os dentes do cachorro.

O creme dental é apenas um coadjuvante. De forma que, o tutor pode fazer a escovação dos dentes do seu pet apenas com água.

No entanto, por conta dos sabores produzidos especialmente para os animais, a utilização do creme dental veterinário pode ser interessante. Porém, em hipótese alguma pode ser utilizado creme dental de humanos.

Diferente das pessoas, os animais podem ingerir o produto – o que significa que o flúor contido na composição do creme vai direto para o estômago do seu grande amigo, podendo causar irritações e até intoxicações.

O mais indicado é optar por pastas dentais veterinárias ou antissépticos orais. Um profissional certamente saberá te recomendar o produto mais adequado para o seu companheiro.

Um creme dental veterinário com sabor de carne ou frango, por exemplo, tende a facilitar a escovação. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Veja mais abaixo!

De forma geral, os cremes dentais para cachorro:

  • Não devem possuir flúor (por conta do risco de intoxicação);
  • Não devem produzir espuma (pois os cães não sabem cuspir);
  • Não podem ter sabor adstringente (os animais simplesmente não vão gostar).

Alguns cremes dentais desenvolvidos exclusivamente para os cães possuem enzimas que ajudam a combater a formação do cálculo dental (tártaro).

Dessa forma, para que elas possam realmente fazer efeito, respeitar a periodização prescrita pelo veterinário é fundamental.

escovar o dente do seu cão
Veterinário observando a boca do animal com uma luva azul. O cão mostra os dentes. Crédito da foto: Freepik

Periodização: quando escovar o dente do seu cão?

Escovar o dente do seu cão: Na maioria dos animais, a placa de bactérias que dá origem ao cálculo dental e à doença periodontal começa a se formar em, aproximadamente, 48 horas.

O tártaro ao redor dos dentes pode ser fácil de identificar. Porém, os problemas mais graves acontecem abaixo da gengiva.

É que as bactérias acumuladas na boca do pet liberam substâncias que corroem os dentes e alcançam as camadas internas. Consequentemente, atingem as raízes e os ossos.

Para evitar isso, nós recomendamos que os dentes do cão sejam escovados, pelo menos, três vezes na semana. Pode ser um dia sim e dois não, por exemplo. Se puder todo dia, melhor ainda.

Sabe-se que 80% dos cães com três anos de idade costumam apresentar algum sinal de doença periodontal.

Se a profilaxia odontológica não for realizada, esse problema torna-se cada vez mais grave com o passar do tempo.

Como escovar o dente do seu cão: Tenha atenção e paciência

Para ter sucesso ao escovar os dentes do cachorro, é preciso ter paciência. Portanto, escolha um momento tranquilo e respeite o tempo do seu companheiro.

Primeiramente, posicione-o em uma posição confortável, em cima de uma bancada ou no seu colo e faça bastante carinho. Com a prática, o processo de escovação dos dentes do seu pet deve levar menos de cinco minutos.

Os tutores podem fazer o movimento de “vai e vem” cinco vezes em cada lado da boca. Os dentes de trás, na arcada superior, exigem atenção especial.

Eles estão posicionados próximos a um importante duto de saliva, o que aumenta as chances de formação de tártaro.

Lembrando que a boca dos cães possui um PH mais alcalino do que a dos seres humanos. Por esse motivo, e por não comerem doces, os dentes do cachorro dificilmente sofrem com cáries.

As fraturas e a doença periodontal são os principais problemas encontrados pelos veterinários especializados em odontologia veterinária.

Fique atento aos hábitos alimentares do seu cão e não permita que ele brinque com ossos e objetos demasiadamente duros. Esta também é uma orientação importante e que evita que dentes se quebrem.

Além disso, mantenha a periodicidade das consultas ao médico veterinário. Elas devem ser realizada entre seis meses e um ano.

Agora que você já recebeu dicas e orientações sobre como escovar os dentes do cachorro, adote o hábito regularmente. A saúde do seu pet agradece!

escovar o dente do seu cão
Cão escovando os dentes em veterinário. Crédito da foto: Freepik

Como dissemos anteriormente, o ideal é criar esse hábito de escovar os dentes desde que o cão é filhotinho, pois eles tendem a se adaptar mais rapidamente aos novos hábitos que os cães adultos.

Sim, por incrível que pareça, os filhotes se acostumam com mais facilidade a novas regras!

Sem contar que a higienização quando o cachorro está trocando os dentes é muito bem-vinda. Isso porque, nesse período, a área fica mais sensível que o normal e é necessário redobrar o cuidado.

Porém, nada é impossível e se o seu cão já é adulto, ainda dá tempo de ensiná-lo a criar esse hábito. Então, não se desespere!

Introduzir o comportamento à rotina de um cachorro mais velho também não é esse bicho de sete cabeças. Vamos ao passo a passo a seguir.

Veja agora o passo a passo de como escovar o dente do seu cão:

Passo 1: Aproveite os momentos em que o cão está mais relaxado, seja após o passeio ou o banho, para iniciar a movimentação de forma gradual (sem pressa e com bastante paciência);

Passo 2: Quanto mais confortável o cachorro se sentir ao ser tocado perto da região do focinho, melhor.

Então, comece acariciando a cabeça do pet, o exterior da boca e, por fim, o seu interior. Um petisco pode ajudar o seu cachorro a associar aquele momento a algo positivo;

Passo 3: Massageie as gengivas com o seu próprio dedo, depois com uma gaze e, só então, introduza a pasta de dente e a escova (de preferência, nessa ordem);

Passo 4: Inicie com movimentos circulares e, em seguida, direcione o movimento da gengiva para as pontas dos dentes;

Passo 5: Quando o dono e o animal estiverem confortáveis com o processo, tente escovar os dentes pelo lado da língua.

Lembre-se de parabenizar ou recompensar o cachorro, seja com carinho, frases positivas, petiscos gostosos ou atividades que ele goste.

Isso vai ajudar o seu companheiro a associar o momento da escovação com algo positivo e legal. Alguns petiscos, inclusive, contêm polifosfatos de sódio que ajudam na prevenção e controle da doença periodontal.

Como limpar dentes de cachorro com tártaro?

Infelizmente, o tártaro (ou cálculo dentário) não é exclusividade dos seres humanos e também atinge os animais.

Um dos primeiros indícios é o mau hálito, normalmente provocado pelo acúmulo de bactérias na região da boca.

Outros sintomas são o escurecimento dos dentes e, em casos mais graves, perda de apetite, devido ao incômodo causado pela dor na hora da mastigação.

Portanto, se o seu cão apresentar estes sinais, uma visita ao veterinário é mais do que aconselhável.

As soluções para o tártaro costumam variar entre uma simples limpeza, realizada com o cão acordado ou levemente sedado, e um tratamento periodontal.

Este, por sua vez, é um pouco mais demorado e trabalhoso, já que exige que o animal esteja completamente anestesiado.

Novamente, é muito importante que, depois de escovar o dente do seu cão, você se lembre de parabenizar ou recompensar ele, ok?

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e tenha aprendido a escovar o dente do seu cão. Leia também esses outros artigos:

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here