cão fazendo necessidades

É importante que todo tutor observe o xixi do seu cão para descobrir sinais de doenças. Fazendo isso o tutor pode descobrir uma infecção, um problema renal como pedras nos rins. E outras doenças.

O indicado é que você aprenda a observar como o seu cão funciona desde sempre. Assim qualquer mudança que ele apresentar será percebida por você. E então você vai conseguir pedir ajuda veterinário o mais cedo possível e ajudar seu cãozinho.

cão fazendo necessidades

O que observar

Não podemos dizer aqui qual é a doença a partir da cor do xixi, mas é importante que você saiba o que observar. Observe o xixi do seu cão assim que ele fizer, sempre que possível. Observe se ele fez xixi escuro ou muito claro ao longo do dia.

Observe o xixi do seu cão o máximo de vezes que puder, assim você vai notar se foi um xixi escuro uma vez depois de acordar. Ou se está muito escuro sempre. Se o xixi sair com outra coloração como arrosada ou avermelhada, também são sinais de problemas.

Observe o xixi


Lembre-se que não é só o xixi muito escuro ou com vermelho de sangue que indica problemas. O xixi claro demais também mostra que algo está errado. Podendo ser sinal de que os rins não estão trabalhando direito.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre xixi por submissão ou excitação

Também é necessário observar a frequência do xixi do seu cão. Se você constatou que ele naturalmente bebe bastante água, fazer muito xixi é normal. Principalmente se for um cão grande. Mas se os hábitos mudaram repentinamente. Seja fazendo muito xixi ou pouco. Então há algum problema.

O que fazer

O ideal é que se ensine o cãozinho a fazer xixi no tapetinho higiênico. Para que assim você observe o xixi do seu cão. O tapetinho da cor branca é o melhor por não interferir na visualização da cor do xixi.

cão fez xixi no lugar errado

Mas você pode usar o tapetinho que preferir. Inclusive alguns tutores não conseguem ensinar o cão a fazer as necessidades no tapetinho e ele pode usar apenas a grama. Nesse caso vale a pena usar um papel seja toalha ou higiênico para pressionar a grama e então avaliar a cor do xixi.

Quem usa jornal dificulta a situação, já que o jornal solta tinta e atrapalha a observação da cor do xixi. Você pode então optar por alternar o uso com o do papel higiênico, se empecilho for financeiro.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Quando procurar o veterinário

Se você observar qualquer um dos sinais no seu cão, é importante procurar o veterinário. Não deixe para leva-lo apenas se ele passar mal ou se você notar sangue na urina. Todos os sinais citados são importantes.

Observe o xixi

Também vale a pena faze check up no seu cão, pelo menos uma vez ao ano para os cães mais novos e com maior frequência para cães idosos. Se seu cão é de uma raça que costuma ter problemas renais, então vale a pena fazer exames relacionados todos os anos.

Aproveite também para conferir nosso artigo sobre 9 coisas que você precisa saber antes de ter um cão

Converse com seu veterinário sobre os comportamentos do seu cão. Lembre-se que se o cão começou a beber muita água pode ser sinal de diabetes. Por isso esteja sempre atento a todos os sinais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here