Alguns donos não gostam do cheiro da urina e das vezes dos cães em casa e acabam ensinando os cães desde filhotes a fazer as necessidades apenas na rua. Essa não é uma boa atitude nem para o cão e nem para o dono, entenda as razões.

xixi
Foto: Freepik

Porque o cão não deve aprender a fazer as necessidades apenas na rua

Realmente é ruim quando o cão faz as necessidades e deixa aquele cheiro forte na casa. Mas quando se adota um animalzinho, sabe-se que ele vai precisar fazer necessidades como qualquer ser vivo. Se o cão é ensinado a urinar e defecar apenas na rua é preciso leva-lo para passear pelo menos 10 vezes por dia, e isso naturalmente não vai acontecer.

Segurar xixi e fezes por muito tempo pode fazer o cão ter problemas futuros de saúde, sendo os mais comuns os problemas renais. Como a maioria dos tutores vai levar o cão para passear no máximo duas vezes por dia, então a possibilidade de que ele desenvolva tais problemas é bem grande.

Não ensine seu cão a fazer as necessidades apenas na rua
Foto: Freepik

Se por algum motivo o cão não for levado para fazer as necessidades na rua ele pode acabar fazendo em qualquer lugar. É isso mesmo, se ele estiver muito, muito apertado e não conseguir segurar ele pode defecar ou urinar em qualquer lugar da casa, afinal, ele não foi ensinado sobre onde pode fazer em casa. Mas tem horas que não dá mais pra segurar.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba tudo sobre xixi por submissão ou por excitação 

Se atualmente você acha que consegue levar seu cão para fazer as necessidades na rua com a frequência que ele precisa, então pense no futuro. Daqui a cinco ou dez anos, você ainda vai poder fazer isso? E se seu próximo emprego não possibilitar mais isso? E se você precisar sair por alguns dias? Vai pagar um dog walker para passear duas vezes por dia, ou dez?

coco
Foto: Freepik

Dê alternativas ao cão

É ótimo que ele faça na rua, assim basta catar com o saquinho e jogar no lixo e sua casa vai continuar cheirosa. Mas para evitar os problemas citados acima, dê alternativas ao seu cão, se mora em casa com quintal, pode ensiná-lo a fazer as necessidades apenas no quintal, se mora em apartamento, ensine-o a fazer no jornal ou nos tapetes higiênicos.

Para ensinar seu cãozinho a fazer as necessidades no tapete higiênico ou jornal você pode usar um produto chamado educador sanitário, basta borrifa-lo no lugar que seu cão deve fazer as necessidades e com o tempo ele entende que deve fazer as necessidades dele naquele local.

Reforço positivo também ajuda nesses casos, assim que ele fizer as necessidades no lugar certo ele pode ganhar um biscoitinho, também impeça seu cão de fazer as necessidades em locais indevidos sempre que puder e no caso dele fazer limpe bem o local para que não fique marcado.

Aproveite para conferir nosso artigo Entenda a linguagem corporal e facial dos cães

Prioridades

Casa limpa e cheirosa é importante, mas a saúde do seu cão com certeza é prioridade, se você escolheu ter um cão, então tenha em mente o que é melhor para ele faça as melhores escolhas para a saúde mental e física dele. É mais provável que você troque o jornal ou tapetinho do seu cão dez vezes durante o dia, do que a certeza de que durante toda a vida dele você vai leva-lo dez vezes para passear por dia para que ele faça as necessidades sem problemas.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here