Tudo o que você precisa saber sobre um cão-guia

Tudo o que você precisa saber sobre um cão-guia

Os cães são importantes em nossas vidas. Eles fazem parte da família e possuem um lugar especial dentro dela. Há alguns que fazem muito mais do que dar amor e carinho, eles se tornam companheiros indispensáveis na hora do passeio. São os famosos cães-guia que já foram estrelas em novelas e cinemas e prestam um papel social essencial para os deficientes visuais.Labrador

As responsabilidades de um cão-guia

O principal trabalho de uma cão-guia é ajudar o deficiente visual a se locomover em qualquer lugar e ele deve ser aceito em qualquer lugar público, inclusive em particulares como restaurantes. O treinamento de um cão-guia exige tempo e um alto custo financeiro. As regras que eles devem aprender são muitas e entre elas temos:

  • aprender a se posicionar sempre à esquerda e um pouco à frente do dono;
  • ir para qualquer direção apenas quando for ordenado;
  • não se distrair com cheiro de comida ou com outros animais;
  • ajudar o dono a pegar um transporte público;
  • aguardar em silêncio enquanto o acompanhante está parado em algum lugar;
  • desviar de caminhos com obstáculos como buracos ou uma elevação;
  • quando se deparar com uma escada ou qualquer outra elevação deve parar no local e aguardar ordem para seguir adiante;
  • fazer com que o acompanhante fique próximo do botão do elevador;

Tudo o que você precisa saber sobre um cão-guia

O treinamento de um cão-guia é tão especializado e importante que ele reconhece, até mesmo, quando deve desobedecer uma ordem quando notar que ela pode trazer perigos para si ou para o acompanhante. Ele não trabalha apenas. É preciso que o cachorro também tenha os seus momentos de lazer e que o seu dono dê bastante carinho e atenção a ele. Os dois devem manter uma relação de amizade e companheirismo.

Adestramento de um cão-guia

O trabalho de adestrar um cão-guia é de responsabilidade de escolas especiais que, em sua maioria, são financiadas pelo governo e por isso podem ofertar os serviços do pet sem cobrar nada por ele. O que é um alívio, pois é um serviço muito caro e que muitos deficientes não poderiam pagar. As escolas possuem várias funções como: criar filhotes para que um dia se tornem cães-guia, treinar instrutores, treinar os acompanhantes, decidir quando o cão-guia deve se aposentar e quando isso acontecer, deve ser encontrado um novo lar para ele.Labrador

Não é qualquer raça que pode se tornar um cão-guia. Para tanto, é preciso ter características especiais como afabilidade, força, inteligência e adaptabilidade. As raças que mais se encaixam nesse perfil são: o Labrador, o Golden Retriever e o Pastor Alemão. Porém, mesmo que sejam de uma dessas raças citadas, nem todos os filhotes conseguem se estabelecer como cão-guia. Porém, as suas habilidades não são desperdiçadas e eles acabam sendo treinados para serem acompanhantes de idosos, cadeirantes e outros.

O adestramento de um cão-guia é muito rigoroso e gradativo durando cerca de 2 anos. Esse tipo de treinamento utiliza métodos de recompensa quando o cão faz o que lhe é pedido da maneira correta e da punição quando algo de errado é feito. O cão é recompensado com carinhos, brinquedos, mas nunca com alimentos ou petiscos, pois eles não podem perder o foco por causa de uma guloseima.

A relação do acompanhante com o cão-guiaTudo o que você precisa saber sobre um cão-guia

Nem todos os cães que passam pelo treinamento são aprovados. Cerca de 25% (dependendo da escola) não se tornam aptos para o trabalho. Os que conseguem se formar estão prontos para finalmente conhecerem os seus donos. Esse encontro não acontece de maneira aleatória, por exemplo, quando cachorro tem mais energia ele é indicado para uma pessoa jovem. O deficiente deve manter uma relação inicial pelo período de um mês para que ele também receba o treinamento adequado. Durante esse tempo o treinador do cachorro deve estar presente.

O cão-guia se aposentagolden retriever

Assim como nós, seres humanos, os cachorros mais velhos também têm o seu rendimento reduzido: a audição e a visão já não são as mesmas de anos atrás e é chegada a hora de terem um descanso depois de tantos anos de trabalho. Em média, os cães-guia se aposentam com idade entre 8 a 10 anos. Quem deseja adotar um ex-guia deve entrar numa lista de espera.

Como conseguir um cão-guia?

Há um grande contraste entre a quantidade de deficientes visuais em nosso país se comparado a quantidade de cães-guia disponíveis. Como a procura é grande e a oferta é pequena, o deficiente visual deve entrar numa fila de espera que conta com mais de dois mil solicitantes e aguardar a sua vez. A estimativa é que apenas 70 pessoas consegue ter essa grande oportunidade.Tudo o que você precisa saber sobre um cão-guia

Para que alguém consiga um cão-guia deve estar dentro de alguns critérios básicos:

  • deve ser legalmente cego;
  • deve ter boa saúde física e psicológica;
  • ter estudado ou estar cursando a escola secundária;
  • conseguir manter o animal com alojamento e alimentação;
  • ter como único propósito para adotar um cão-guia a mobilidade;

Como se deve agir com um cão-guiaTudo o que você precisa saber sobre um cão-guia

O cachorro não deve se distrair no momento de trabalho, portanto quando ele estiver usando a guia não toque nele, nem mesmo para fazer carinho. Apenas o acompanhante pode alimentá-lo, jamais dê comida para qualquer cão-guia. Quando você precisar falar com alguém que esteja acompanhado de um cão-guia faça-o pelo lado direito deixando o esquerdo livre para o pet. E por fim, não faça nada com o cachorro sem antes pedir permissão ao seu dono.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *