Será que cachorro sonha? Confira a seguir!

Esta é uma dúvida mais comum do que parece! E a resposta é sim, os cachorros também sonham!

Segundo uma pesquisa realizada pelo MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, foi revelado que os animais possuem capacidade de entrar em sono REM com uma atividade cerebral bastante intensa.

Cachorro sonha com palmas das mão do dono
Cachorro sonha com palmas das mão do dono. Crédito da foto: Freepik

Como acontece com nós, seres humanos, durante o sono REM o nível da respiração diminui e os movimentos oculares acontecem, indicando a ocorrência de sonhos.

Além disso, muitos cães se contraem durante o sono e, inclusive, chegam a latir ou a movimentar as pernas, o que também indica que eles estão sonhando e, provavelmente, perseguindo algum tipo de alvo ou correndo.

Mas com o que o cachorro sonha?

Os nossos amigos também sonham com elementos do nosso cotidiano, assim como nós! Não dá para saber ao certo, mas é muito possível que eles sonhem que estão correndo, pulando ou brincando.

O que se sabe, ainda, é que cachorros de menor porte tendem a sonhar muito mais do que cachorros grandes, assim como cães mais velhos sonham mais do que cães de meia idade.

E, claro, pode comemorar! Como têm grande convívio com seus donos, é possível que cachorros sonhem com eles com frequência. Fofo, né?

Cachorro de beagle sonhando em fundo azul.
Cachorro de beagle sonhando em fundo azul. Crédito da foto: Freepik

Durante esse estágio de sono, em que o seu pet está sonhando, o ideal é que você não atrapalhe ele e evite fazer barulho ou tocá-lo.

Além dos cachorros, os resultados desse estudo mostrou que muitos animais também sonham, incluindo ratos, gatos e até algumas aves, pois possuem similaridades na estrutura cerebral e nos padrões de atividade do cérebro, tanto dormindo quanto acordados. Incrível!

E será que os cães também têm pesadelos?

Bom, por que não? Se os cães têm sonhos que utilizam as mesmas partes do cérebro, têm os mesmos espasmos noturnos e deixam escapar os mesmos sons aleatórios que os humanos, então certamente o conteúdo desses sonhos deve variar de confortante a aterrorizante.

Os pesadelos dos cães provavelmente são menos abstratos e mais concretos que os nossos, uma vez que eles não têm preocupações com fantasmas, zumbis ou bonecos malignos…

Muito provavelmente, esses sonhos ruins giram em torno de perigos reais pelos quais eles passaram. Por isso, acreditamos que seus sonhos sejam menos grotescos que os nossos, porém podem ser igualmente perturbadores.

Cachorro Sonhando e Dormindo na cama com cobertor e bichinho de pelúcia
Cachorro Sonhando e Dormindo na cama com cobertor e bichinho de pelúcia. Crédito da foto: Freepik

E você, acredita que seu cachorro sonha? Com o que você acha que ele sonha? Conta pra gente nos comentários!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here