Saiba tudo sobre o transtorno de dermatite por lambedura

U Milena Costa    t 1 de outubro de 2016


É extremamente comum os cães se lamberem, mas em alguns casos os animais podem desenvolver dermatites por lambedura, o transtorno está diretamente ligado a quadros de estresse e depressão, mas algumas feridas podem ser causadas por outros fatores.

Por isso é importante entender a rotina de seu cão e quais os fatores que podem ser motivo de dermatites, também é importante estar prevenido para que seu cãozinho não venha a sofrer desse mal em algum momento da vida.

cão se lambendo

O que é dermatite por lambedura?

A dermatite por lambedura tem origem psicológica, mas se manifesta como uma doença de pele, com feridas muito agressivas, principalmente nas patas dianteiras. O cão lambe tanto e tão agressivamente que as feridas começam a surgir e pode ocorrer até mesmo a mastigação de pelos.

Como sempre falamos, cães tem manias, necessidades e podem por qualquer deslize do tutor, desenvolver doenças psicológicas como quadros de estresse e depressão, esses problemas dão origem ao hábito do cão de se lamber agressivamente e causar a ferida chamada dermatite.

pata de cão

Cães entediados, que passam muito tempo sozinhos em casa, têm maior chance de desenvolver a dermatite por lambedura. Sem muitas coisas para fazer, encontram no hábito de se lamber uma distração e isso se torna um vício, sim, o hábito pode despertar um efeito viciante no cão e ocorre ainda um efeito narcótico, assim o animalzinho não sente dor, e isso vai tornar ainda mais difícil resolver o problema do seu cãozinho.

Leia também nosso artigo Importância do passeio para os cães

Aprenda a diagnosticar a dermatite por lambedura

Quando o cãozinho apresenta falhas no pelo, na região da barriga e patas isso pode indicar o início de uma dermatite por lambedura, vão começar a aparecer feridas que pioram. Outros sintomas é que o cão pode se mostrar irritado e até mesmo agressivo.

cão triste

Se você notar que seu cão está apresentando qualquer um desses sintomas ou se ele passa muito tempo se lambendo, leve ele imediatamente ao veterinário. Quanto antes for diagnosticado, mais fácil será o tratamento. Se seu cãozinho passa muito tempo sozinho ou fica no quintal e sem muita interação com a família, isso pode desencadear o transtorno.

Tratamentos para a dermatite por lambedura

Pode acontecer de muitos tutores confundirem a dermatite por lambedura com outras doenças, portanto é importante levar primeiro o cãozinho ao veterinário. Um bom profissional vai pedir que você corrija os fatores que estão desencadeando a lambedura excessiva, dê ao veterinário todos os detalhes do que está havendo com seu cão.

cão triste

As lesões deverão ser limpas com anti-sépticos e xampu terapêutico. Se o problema for muito grave e as lesões já estiverem em um estágio avançado, o veterinário vai receitar o tratamento com antibióticos. O tratamento deve durar entre 2 e 4 meses. Jamais medique seu cãozinho por conta própria, você não é capacitado para decidir qual medicamento é o melhor.

O colar cervical também será usado durante o tratamento, fique ciente que se você não mudar a rotina do seu cãozinho e transformar o cotidiano dele em dias mais agitados e mantê-lo feliz e ocupado, o problema vai voltar a aparecer.

Saiba como evitar a dermatite por lambedura

cão feliz brincando

A dermatite por lambedura tem origem psicológica, sendo assim para evitar que o transtorno apareça é necessário evitar que seu cãozinho desenvolva problemas psicológicos. Evite deixar seu amigo sozinho, se você mora só com ele e obviamente precisa trabalhar, considere contratar os serviços de um pet sitter ou deixa-lo passar o dia em um hotelzinho com outros cães.

Se você não puder financeiramente arcar com essas medidas, deixe muitos brinquedos pela casa, experimente deixar brinquedos que interagem com o cão, como os brinquedos inteligentes que você coloca um pouco de petisco dentro e o cãozinho passa horas tentando tirar o petisco de dentro do brinquedo.

Leia também nosso artigo Maneiras de gastar energia de cães agitados

cão brincando

Mantenha a rotina de passeios diários, se trabalha o dia todo, tente acordar um pouco mais cedo e fazer uma corrida matinal com ele, assim o cãozinho já passa o dia cansado e por isso feliz. Sempre que possível brinque com seu cão. Se não puder sair com ele, pode pedir a algum amigo ou contratar um dog walker. Não deixe o passeio de lado, essa é uma das atividades que seu cão mais precisa.

Quanto mais cansado, mais feliz seu amiguinho vai ser e mais saudável e distante de desenvolver uma depressão ou dermatite por lambedura ele vai estar. Por mais que você tenha muitos afazeres, seu cão confia e precisa de você, procure organizar sua rotina e sua agenda dando o máximo de atenção possível às necessidades do seu amigo de quatro patas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Saiba por que cães comem grama

Curiosidades

Saiba por que cães comem grama

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Dicas

Como definir horário e tempo ideal para o passeio do seu cão

Saiba como lidar com cães antissociais com as visitas

Dicas

Saiba como lidar com cães antissociais com as visitas

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Curiosidades

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Entenda porque alguns cães pegam objetos dos donos e não destroem

Curiosidades

Entenda porque alguns cães pegam objetos dos donos e não destroem