Saiba qual a idade certa para castrar seu cão

U Milena Costa    t 9 de janeiro de 2018


Quando se decide castrar o cão, surgem dúvidas como qual seria a idade certa para castrar. Isso é comum, já que muitos mitos se propagam sobre o procedimento. E muitas pessoas ainda não entendem como devem agir.

Nesse artigo, você que é tutor de um cãozinho ou pretende adotar um, vai encontrar dicas valiosas de como tomar essa decisão. Pois realizar esse procedimento no momento certo é muito importante. Afinal, a Castração traz muitos benefícios comportamentais e de saúde para os cães.

cães no parque

Esqueça os mitos

Esqueça todos os mitos que os cães precisam cruzar antes de ser castrados, ou que fêmeas precisam ter pelo menos uma cria. Afirmações como que os cães engordam pela castração, ou que desenvolvem agressividade também são mentiras.

Cães também não sofrem por falta de atividade sexual. O sexo como prazer e parte de um relacionamento amoroso é algo exclusivamente humano. Cães não sentem essas necessidades, eles apenas tentam propagar a espécie como seus hormônios mandam. E como sabemos, a população canina de rua já é grande o suficiente.

cão feliz


Embora seja uma cirurgia, a castração não é um procedimento complicado. Escolhendo um veterinário de confiança para realiza-la, você não tem com o que se preocupar. Se não tem um ainda, busque profissionais que fizeram a cirurgia dos peludinhos dos seus amigos, até se sentir seguro com algum sobre a idade certa para castrar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre quantos anos seu cão tem em idade humana

Filhotes, saiba idade certa para castrar

Não existe problema em castrar filhotes, mas o ideal é que o cãozinho já tenha tomado todas as primeiras vacinas, e trocado a dentição. Você pode sim castrar fêmeas antes do primeiro cio, inclusive é algo muito indicado.

filhote mordendo

O que acontece é que a maturidade dos cães se diferencia muito de acordo com a raça e porte. Cães menores tendem a chegar a maturidade sexual muito cedo, fêmeas de raças pequenas podem ter o primeiro cio aos 5 meses de vida.

Enquanto cães de raças maiores costumam demorar mais para atingir a fase adulta. Sendo que uma cadela da raça Dogue de Berdéus pode atingir o primeiro cio apenas com um ano de vida. No geral os 8 meses é a idade certa para castrar o cão. Por já ter tomado todas as vacinas e trocado a dentição.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre dicas para donos iniciantes de cães

Se você tem um filhote e quer castrá-lo, converse com seu veterinário de confiança. E procure saber a opinião dele. Mas não se esqueça que você não precisa ter medo de castrar seu cão.

Adultos

idade certa para castrar


Os cães adultos no geral podem ser castrados até o fim da vida. Sim, muitas pessoas optaram por castrar seus cães já na velhice e isso ajudou o cão com vários problemas de saúde, comportamento, e trazendo maior longevidade.

Já foi registrado casos de cães castrados aos 11 anos de vida, com problemas de saúde. Que após castrados viveram por muito mais anos do que os veterinários esperam que fosse possível.

Então se você tem um cão adulto e acha que ele está velho para ser castrado, esse problema não existe. Inclusive você pode ajudar muito seu cãozinho a ter uma velhice mais tranquila e saudável, cães adultos também estão na idade certa para castrar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre castração

Existem desvantagens?

cão feliz

A castração não pode ser realizada muito cedo. Acontece, mas é muito raro de fêmeas castradas antes dos 4 meses desenvolverem incontinência urinária. Por isso realizar o procedimento tão cedo não é indicado.

Mesmo assim é algo muito raro, e que não acontece quando realizado corretamente e no tempo certo. Por isso converse antes com seu veterinário de confiança. E faça o procedimento em um local que você confia.

O que fazer?

O ideal é que quem deseja castrar seu cão busque um veterinário de confiança para realizar o procedimento. Fique atento as explicações sobre o procedimento, isso poderá acalmá-lo sobre a cirurgia.

filhotes


Se você quer castrar seu filhotinho, parabéns pela atitude. Espere que ele tome todas vacinas, troque a dentição e converse com o veterinário. No futuro você ficará muito feliz de ter tomado essa decisão.

Pois castrar cães cedo ajuda muito em seu adestramento, e você poderá evitar uma série de doenças e de problemas comportamentais. Para castração de adultos é tudo mais tranquilo, basta procurar um bom veterinário.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como seu cão demonstra amor

Fique ciente de que a castração é uma cirurgia simples e rápida. Você não precisa deixar seu cão na clínica antes ou depois do procedimento. Ele vai e volta com você no mesmo dia. A recuperação é tranquila em casa, basta cuidar dos pontos e voltar no dia marcado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Saiba como dar bronca no cão na hora e jeito certos

Dicas

Saiba como dar bronca no cão na hora e jeito certos

Limpar as patas: Saiba quando e como fazer isso

Cuidados

Limpar as patas: Saiba quando e como fazer isso

Convivência entre cães macho e fêmea

Dicas

Convivência entre cães macho e fêmea

Cães agressivos com comida: Saiba como lidar e evitar

Dicas

Cães agressivos com comida: Saiba como lidar e evitar

Saiba qual a idade certa para castrar seu cão

Cuidados

Saiba qual a idade certa para castrar seu cão