Dicas para donos de cães iniciantes

Quando um dono de primeira viagem adquire seu cãozinho, seja adotado ou comprado, filhote ou adulto, tudo é muito novo e maravilhoso, aí surgem as dúvidas, esse artigo serve como guia de dicas práticas para quem já escolheu o cãozinho e agora precisa saber de outras coisas práticas para cuidar muito bem do seu cãozinho.

pão
Foto: Freepik

Conversando com a família

Se você não mora sozinho e outros integrantes da casa se dispuserem a realizar tarefas como passear e limpar os ambientes ou dar banho no cão, é preciso organizar as tarefas para que cada um realize a sua nos horários que forem decididos. O ideal é que o líder do cão ofereça a comida todos os dias, é uma das formas de reforçar a liderança.

Conversar com a família também é ideal para que ninguém desfaça uma regra que foi colocada na casa, se o dono do cão não o quer no sofá e outra pessoa da casa deixa que o cão suba então ele nunca vai aprender a subir no sofá apenas quando permitido, é preciso que todos sigam as regras.

É importante lembrar que todos, até mesmo as crianças, devem aprender a dar os comandos ao cão, e também a dizer o “não” firme quando o cão faz algo reprovável, cães vivem em matilhas com hierarquia, é importante que ele seja o último na hierarquia da casa e respeite a todos, pode parecer ruim pra nós, mas para os cães ser submisso ao líder é o que os mantem equilibrados.

Visite o veterinário

Lembre-se de visitar o veterinário assim que adquirir seu cão, seja ele filhote ou adulto, para dar as vacinas necessárias e checar se está tudo certo. Faça também um check up anual no seu cãozinho para verificar se está tudo bem com a saúde dele e identificar qualquer problema o mais rápido possível. Mantenha o cartão de vacinação do seu cão sempre em dia, para deixa-lo ainda mais forte e evitar qualquer problema.

carrapato
Foto: Freepik

Alimentação do seu cão

Na hora de escolher a ração do seu cão é muito importante ter cuidado para deixar seu cão o mais nutrito possível, evite rações com muito corantes e procure evitar também dar muitos petiscos industrializados, petiscos naturais são os mais saudáveis.

Tome cuidado para não mudar a ração subitamente, caso queira mudar de marca precisa fazer isso gradativamente misturando as duas rações nas porções até que poder retirar totalmente a antiga ração. Mudanças repentinas podem causar mal estar no cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como aprender a ler o rótulo da ração para escolher a melhor para o seu cão

Cuidado com os alimentos tóxicos como chocolate, café e outros alimentos como ossos de galinha, caso queira dar algo diferente se atenha a frutas –exceto cítricas- prefira dar legumes e frutas e se achar necessário converse com o veterinário.

vet
Foto: Freepik

Sinais de doenças

Fique de olho em qualquer sinal que seu cão pode dar de não estar bem, olhar as vezes e xixi do cão é necessário, neles você pode encontrar vermes, xixi escuro e fezes muito moles também são sinais de que o organismo do cãozinho está com algum problema.

Pressionar a cabeça contra a parede, não se animar ou se esconder, podem ser sinais de dor e é necessário levar o cão ao veterinário, portanto entenda seu cão e preste atenção no que é ou não normal em relação a ele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agradar os cães com comida da forma correta

Horários

Tenha horários para tudo, o cão deve comer sempre nos mesmos horários, passear sempre nos mesmos horários, e é ideal que ele tenha horários para tudo, você pode organizar esses horários de acordo com os seus.

job
Foto: Freepik

Tenha uma rotina que não deixe seu cão ficar entediado, invista em brinquedos, passeios e muita diversão, se for necessário você pode contratar um dog walker ou deixar seu cão em um hotelzinho quando for trabalhar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão

Socializando o seu cão

É muito importante que seu cão seja socializado com outros cães e outras pessoas, é ótimo para o cão essa socialização, pois os cães são animais muito sociáveis e isso ajuda eles a entender como agir com outros animais e também para não se tornar um cão medroso.

Cães socializados são muito mais equilibrados e tranquilos além de fáceis de lidar, você pode fazer isso por conta própria, convidando amigos que tenham cães para fazer uma visita e levando o cão ao parque, você também pode inscrever seu cão em aulas de socialização se possível.

Adestramento de cães

Adestrar o cão, seja um cão de alta energia ou não, ajuda muito quanto ao equilíbrio emocional do seu cão e ajuda você a reforçar sua liderança. Ensine o cão a sentar, deitar e o que ele pode ou não fazer.

Foto: Freepik

Aproveite para conferir nosso artigo sobre sinais que seu cão dá de que precisa passear mais

Lembre-se que ensinar coisas como o local certo para fazer xixi vai depender da sua persistência, nessas ocasiões, ter um separador de ambientes para fazer o cão ficar em uma área restrita é uma ótima opção.

Pelagem

Escovar a pelagem do seu cão é importante, cães de pelo curto ficam bem com uma escovação por semana, cães de pelagem grande podem precisar de escovação diária.

Fique atento se a tosa é necessária para a raça do seu cão –cães de dupla pelagem são muito peludos, mas não precisam de tosa mesmo no verão de cidades quentes – e se lembre que tosar demais o cão pode alterar a cor e até criar buracos na pelagem.

Castração

Castrar seu cão é um ato de amor, pois a castração pode evitar doenças como câncer e gravidez psicológica. A castração ainda passa por muitos preconceitos, mas na verdade a castração só traz benefícios.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre castração canina

Identificação

Tenha plaquinha na coleira e se possível coloque microchip no seu cão caso ele se perca, também coloque na sua carteira um cartão informando que você tem um cão que está sozinho em casa e o contato de um amigo ou familiar confiável que esteja disposto a cuidar do seu cão caso algo te aconteça e tenha a chave da sua casa.

placa
Foto: Freepik

Lembre-se sempre que seu cão é uma responsabilidade e que você deve estar sempre atento as necessidades dele, faça o melhor possível pelo seu cão, para que ele esteja tranquilo e equilibrado e tente levar o cão ao veterinário para fazer um check up anual.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here