Quando um dono de primeira viagem adquire seu cãozinho, seja adotado ou comprado, filhote ou adulto, tudo é muito novo e maravilhoso, aí surgem as dúvidas, esse artigo serve como guia de dicas práticas para quem já escolheu o cãozinho e agora precisa saber de outras coisas práticas para cuidar muito bem do seu cãozinho.
Índice
Conversando com a família
Se você não mora sozinho e outros integrantes da casa se dispuserem a realizar tarefas como passear e limpar os ambientes ou dar banho no cão, é preciso organizar as tarefas para que cada um realize a sua nos horários que forem decididos. O ideal é que o líder do cão ofereça a comida todos os dias, é uma das formas de reforçar a liderança.
Conversar com a família também é ideal para que ninguém desfaça uma regra que foi colocada na casa, se o dono do cão não o quer no sofá e outra pessoa da casa deixa que o cão suba então ele nunca vai aprender a subir no sofá apenas quando permitido, é preciso que todos sigam as regras.
É importante lembrar que todos, até mesmo as crianças, devem aprender a dar os comandos ao cão, e também a dizer o “não” firme quando o cão faz algo reprovável, cães vivem em matilhas com hierarquia, é importante que ele seja o último na hierarquia da casa e respeite a todos, pode parecer ruim pra nós, mas para os cães ser submisso ao líder é o que os mantem equilibrados.
Visite o veterinário
Lembre-se de visitar o veterinário assim que adquirir seu cão, seja ele filhote ou adulto, para dar as vacinas necessárias e checar se está tudo certo. Faça também um check up anual no seu cãozinho para verificar se está tudo bem com a saúde dele e identificar qualquer problema o mais rápido possível. Mantenha o cartão de vacinação do seu cão sempre em dia, para deixa-lo ainda mais forte e evitar qualquer problema.
Alimentação do seu cão
Na hora de escolher a ração do seu cão é muito importante ter cuidado para deixar seu cão o mais nutrito possível, evite rações com muito corantes e procure evitar também dar muitos petiscos industrializados, petiscos naturais são os mais saudáveis.
Tome cuidado para não mudar a ração subitamente, caso queira mudar de marca precisa fazer isso gradativamente misturando as duas rações nas porções até que poder retirar totalmente a antiga ração. Mudanças repentinas podem causar mal estar no cão.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como aprender a ler o rótulo da ração para escolher a melhor para o seu cão
Cuidado com os alimentos tóxicos como chocolate, café e outros alimentos como ossos de galinha, caso queira dar algo diferente se atenha a frutas –exceto cítricas- prefira dar legumes e frutas e se achar necessário converse com o veterinário.
Sinais de doenças
Fique de olho em qualquer sinal que seu cão pode dar de não estar bem, olhar as vezes e xixi do cão é necessário, neles você pode encontrar vermes, xixi escuro e fezes muito moles também são sinais de que o organismo do cãozinho está com algum problema.
Pressionar a cabeça contra a parede, não se animar ou se esconder, podem ser sinais de dor e é necessário levar o cão ao veterinário, portanto entenda seu cão e preste atenção no que é ou não normal em relação a ele.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agradar os cães com comida da forma correta
Horários
Tenha horários para tudo, o cão deve comer sempre nos mesmos horários, passear sempre nos mesmos horários, e é ideal que ele tenha horários para tudo, você pode organizar esses horários de acordo com os seus.
Tenha uma rotina que não deixe seu cão ficar entediado, invista em brinquedos, passeios e muita diversão, se for necessário você pode contratar um dog walker ou deixar seu cão em um hotelzinho quando for trabalhar.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como organizar a rotina do seu cão
Socializando o seu cão
É muito importante que seu cão seja socializado com outros cães e outras pessoas, é ótimo para o cão essa socialização, pois os cães são animais muito sociáveis e isso ajuda eles a entender como agir com outros animais e também para não se tornar um cão medroso.
Cães socializados são muito mais equilibrados e tranquilos além de fáceis de lidar, você pode fazer isso por conta própria, convidando amigos que tenham cães para fazer uma visita e levando o cão ao parque, você também pode inscrever seu cão em aulas de socialização se possível.
Adestramento de cães
Adestrar o cão, seja um cão de alta energia ou não, ajuda muito quanto ao equilíbrio emocional do seu cão e ajuda você a reforçar sua liderança. Ensine o cão a sentar, deitar e o que ele pode ou não fazer.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre sinais que seu cão dá de que precisa passear mais
Lembre-se que ensinar coisas como o local certo para fazer xixi vai depender da sua persistência, nessas ocasiões, ter um separador de ambientes para fazer o cão ficar em uma área restrita é uma ótima opção.
Pelagem
Escovar a pelagem do seu cão é importante, cães de pelo curto ficam bem com uma escovação por semana, cães de pelagem grande podem precisar de escovação diária.
Fique atento se a tosa é necessária para a raça do seu cão –cães de dupla pelagem são muito peludos, mas não precisam de tosa mesmo no verão de cidades quentes – e se lembre que tosar demais o cão pode alterar a cor e até criar buracos na pelagem.
Castração
Castrar seu cão é um ato de amor, pois a castração pode evitar doenças como câncer e gravidez psicológica. A castração ainda passa por muitos preconceitos, mas na verdade a castração só traz benefícios.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre castração canina
Identificação
Tenha plaquinha na coleira e se possível coloque microchip no seu cão caso ele se perca, também coloque na sua carteira um cartão informando que você tem um cão que está sozinho em casa e o contato de um amigo ou familiar confiável que esteja disposto a cuidar do seu cão caso algo te aconteça e tenha a chave da sua casa.
Lembre-se sempre que seu cão é uma responsabilidade e que você deve estar sempre atento as necessidades dele, faça o melhor possível pelo seu cão, para que ele esteja tranquilo e equilibrado e tente levar o cão ao veterinário para fazer um check up anual.