Saiba como lidar com cães medrosos

Saiba como lidar com cães medrosos

Cães medrosos tem um motivo para ter medo de certa situação ou objeto, e o tutor muitas vezes sem saber que está fazendo isso, acaba reforçando o medo e insegurança do seu cãozinho. Vamos falar sobre os medos dos cães, suas causas, os erros que muitos tutores cometem e como lidar com eles.

agua
Foto: Freepik

Causas do medo

O medo dos cães tem fatores desencadeadores, medo de algum objeto e ao vê-lo o cão fica com medo, medo de estranhos, medo de tempestade, depois do contato com o fator do medo então vem os sintomas.

É quando o cachorro chora, se esconde, late, corre para junto do dono, se encolhe ou congela. Essas são várias formas dos cães demonstrarem seu medo e os tutores sempre entendem quando seu cão está com medo.

O cão tem medo porque é inseguro, cães mais submissos costumam ser mais inseguros que cães dominantes. Os cães dominantes são seguros de si e por isso não costumam ser animais medrosos.

Saiba como lidar com cães medrosos
Foto: Freepik

Outra causa do medo pode ser um trauma, se um cão sofreu algum tipo de trauma psicológico e o associou a uma situação, evento, pessoa ou objeto, ele pode desenvolver medo daquilo e se tornar um cão medroso.

Aproveite para conferir nosso artigo Entenda a linguagem corporal e facial dos cães

Erros que os donos costumam cometer

Nós costumamos tratar nossos cães como bebês, acontece que eles são cães e vem dos lobos, na vida em matilha um lobo covarde é obrigado a ignorar seu medo, em matilha os cães são obrigados a ignorar o medo deles pois os outros cães simplesmente não se importam com isso.

dog
Foto: Freepik

Sendo o tutor o líder da matilha, se o cão tem medo de algo, corre para o seu líder e o tutor o dá aconchego e o consola por conta do medo o cão não vai superar aquele medo, pelo contrário, o medo acaba de ser reforçado para o cãozinho.

Também não é correto forçar o cão a confrontar o medo dele, se ele tem medo de chuva, você não vai coloca-lo na chuva para superar o medo, além de aterrorizar o cãozinho uma atitude dessa pode até provocar um mal estar físico no animal.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba tudo sobre xixi por submissão ou excitação

 Como lidar com cães medrosos

exercício
Foto: Freepik

É natural o cão ter medo de alguma coisa, mas para fazer com que ele supere esse medo o cão precisa associar a situação ou objeto que o assusta a algo bom. Sempre que uma situação que seu cão tem medo está para acontecer se prepare para fazer da situação algo divertido.

Ele tem medo das buzinas da rua? Então que tal brincar enquanto os carros buzinam lá fora? Com o tempo e o reforço positivo repetitivo o cão vai passar a ignorar o que o assusta. Leve algo que ele goste para o meio da situação que o assusta, brinque com ele perto do objeto que ele tem medo.

coco
Foto: Freepik

Não o dê colo e segurança, mostre que você não está nem ligando para o que o assusta, vocês estão se divertindo juntos e está tudo bem. Alguns cães têm medos de muitas coisas, esses animais mais assustados precisam que os tutores aumentem ainda mais sua ligação com eles e reforcem ainda mais as situações que os assustam como situações positivas.

Animais muito medrosos podem ter desenvolvido fobias, o que seria um medo em estagio mais avançado como também acontece com os humanos, pode ser necessário nesses casos leva-los a um veterinário e pedir orientação médica baseada no estudo da saúde do seu cãozinho.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *