fogos de artifício

É muito comum os cães terem medo de fogos de artifício, e nessa época do ano, muitos fogos de artifício são soltos em todo o país. Existem cidades que proibiram o uso desses fogos em respeito aos seus animais.

Mas quem não mora em uma dessas cidades precisa lidar com o problema, os cães ficam assustados, estressados, desesperados e até apavorados quando começa o momento dos fogos, principalmente na virada de ano. Mas tem como lidar com essa situação e ajudar o cão a se sentir melhor durante esses momentos.

cão com medo de fogos

Por que os cães tem medo?

Os cães tem medo dos fogos de artifício e outras situações como trovões e altos barulhos simplesmente porque podem ouvir muito melhor do que os humanos. Alguns de nós também chegar a se assustar com o barulho dos fogos, imagine o cão que ouve tão bem.

A sensibilidade auditiva dos cães foi desenvolvida pela natureza em seus ancestrais os lobos, para ouvir os perigos da selva e as presas que estão por perto, essa sensibilidade auditiva foi desenvolvida para ouvir pequenos barulhos no meio da floresta, então o barulho de fogos de artifício é pra eles realmente muito alto.

cão com medo

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como lidar com cães medrosos

Como lidar com a situação?

Para evitar que o cão se estresse tanto é correto o dono fazer uma espécie de treinamento com o peludo para acostumá-lo a barulhos altos. Coloque uma música bem alta na casa, antes que o cão comece a demonstrar desconforto, então comece a brincar, dê petisco, estimule que ele veja o momento como algo positivo.

É errado levar o cão para o quarto, se trancar e abraçar o cãozinho na cama, muitas vezes o cãozinho acredita que o tutor dele também está com medo dos fogos e a tentativa de confortar o cãozinho vai por água a baixo, afinal, se o líder está com medo, aí é que ele vai ter medo mesmo.

cão com medo

O correto é brincar com o cãozinho durante os fogos, não coloque ele no colo, não deixe-o pensar que realmente tem motivos para ter medo. Brinque com ele, dê petisco e demonstre que aquele é um momento divertido e não um problema.

Existem cães que não tem medo de fogos?

Sim, geralmente são cães mais dominantes, eles tendem a ir pra janela latir para os fogos de artifícios. Mas não é porque ele não tem medo que essa situação não é estressante para ele, cães assim se veem como protetores de sua casa e de sua família. E isso é muita responsabilidade para um cãozinho, lutar contra o barulho dos fogos é extremamente estressante.

cão com medo

Cães assim também precisam dos mesmos cuidados que cães com medo, eles precisam saber que estão seguros e que não precisam proteger ninguém dos fogos. Aja da mesma forma com cães assim, brincando, dando petiscos e distraindo eles no momento dos fogos de artifício para que eles parem de associar os fogos a perigo e passem a associar a situação a um momento positivo.

Confira também nosso artigo Entenda a linguagem corporal e facial dos cães

Não é recomendado

Colocar algodão nos ouvidos dos cães, luz acessa, florais e tranquilizantes não são técnicas recomendadas para tranquilizar o cão nessas situações. O algodão no ouvido incomoda ainda mais o peludo enquanto as outras técnicas só o deixam mais confuso.

cão com medo

Não faça essas coisas pois não iram tranquilizar o seu cãozinho, deixa-lo sozinho nessas situações também não vai ajudar. Ele precisa ver você e como você está reagindo a situação, para entender melhor o que está acontecendo e o estimulo que você deve dar a ele.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here