placa

Saiba como diferenciar e lidar com cães submissos e dominantes

Saiba como diferenciar e lidar com cães submissos e dominantes
Foto: Freepik

Cães podem ser submissos ou dominantes, diversas vezes citamos essas denominações, mas agora vamos falar sobre como diferenciar um cão dominante de um cão submisso, quais os benefícios e perigos desses comportamentos e como você deve agir para cuidar da melhor forma do seu cão, proporcionando tranquilidade para que ele seja um cão equilibrado e feliz.

Cão submisso

Os cães submissos são os mais comuns, afinal os cães foram feitos para seguir um líder, os cães submissos são os que se submetem as vontades de outro cão ou de um humano, como é o caso de um cão adestrado. Embora a palavra tenha um significado ruim em relações humanas, mas cães submissos não são cães fracos.

Saiba como diferenciar e lidar com cães submissos e dominantes
Foto: Freepik

É fácil identificar cães submissos, eles tendem a ser mais fáceis de adestrar, pois buscam aceitação do líder. Cães submissos também costumam demonstrar postura submissa, mais curvada e recuam em casos de confrontos com outros cães abaixando a cabeça.

A postura que demonstra o ponto mais alto da submissão de um cão é quando ele deita de barriga para cima, para muitos donos essa é só uma forma de pedir carinho, mas no mundo canino essa a postura mais vulnerável de um cão.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre linguagem corporal e facial dos cães e entenda tudo que seu cão quer lhe dizer

Cães dominantes

Cães dominantes não são cães bravos e perigosos, mas podem ser tornar. Um cão dominate não é um cão ruim e não necessariamente será um cão de grande porte, isso porque instinto de dominância independe do tamanho e raça do cão, a dominância vem da personalidade de alguns cães.

Para identificar um cão submisso é necessário observar o comportamento dele em relação a outros cães e com o dono. Cães dominantes são teimosos, tendem a não obedecer comandos, mesmo que os conheçam e a realizar atividades mesmo que o dono tenha proibido ele por diversas vezes.

briga
Foto: Freepik

Cães dominantes tem postura firme e se mostram maiores que os outros cães, mesmo que menores eles mantem a cabeça alta e o olhar fixo, cães submissos desviam o olhar, cães dominantes olham fixamente nos olhos dos outros.

Relações entre cães dominantes e submissos

Cães submissos também podem ser dominantes em algumas situações, isso porque um cão submisso a outros cães pode encontrar um cachorro mais submisso que ele e assim se tornar dominante em relação aquele cão.

adote
Foto: Freepik

Também acontece de um cachorro dominante com outros cães ser submisso ao seu tutor. As relações podem variar muito, mas é muito comum que eles se orientem pela idade dos cães, sendo que ao trazer um novo cão a casa o mais provável é que o cão antigo se torne dominante sobre o novo cachorro.

A hora da alimentação é um dos momentos em que se pode observar qual é o cão dominante e o submisso. Isso porque o cão dominante come primeiro e o cão submisso espera que o outro cão se alimente e permita que ele vá comer.

Como lidar com cães submissos e dominantes

adote
Foto: Freepik

Todo cão precisa de um líder, orientação e educação, se seu cão é submisso tudo se torna mais fácil, isso porque um cão submisso é mais fácil de adestrar e será um cão muito mais tranquilo, afinal ele está feliz sabendo que seu tutor é seu líder e que está cuidando de tudo.

Um cão dominante, no entanto, sofre um grande estresse, isso acontece por que ele se sente obrigado a cuidar de tudo, ele acha que precisa ser o líder e colocar ordem em tudo, e isso é muito cansativo. O dono precisa mostrar ao cão que a casa já tem um líder e que ele não precisa cuidar das coisas.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre xixi por submissão ou excitação

Cães dominantes não são indicados para tutores de primeira viagem, eles precisam muito ser adestrados e fazer muitos exercícios para que gastem a energia e possam ficar mais tranquilos e sem preocupações, elas devem ser do líder, ou seja, o tutor.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *