Como lutar contra parasitas e manter seu cão saudável

U Milena Costa    t 5 de julho de 2016


Quem tem um cãozinho já conhece esse pesadelo, quem está pensando em ter um amiguinho já ouviu falar de algum colega que tem um pet, como é terrível a luta contra parasitas. E não é nenhuma vergonha, é muito comum os pets acabarem tendo pulgas ou carrapatos em algum momento, o mais importante é o controle para evitar que esses parasitas continuem atormentando o seu bichinho.

Conhecendo o inimigo: O que são pulgas e carrapatos?

carrapato

Pulgas são conhecidas por conseguir pular muito longe, as fêmeas depositam em torno de 50 ovos por dia. E depois do quarto dia se alimentando de um cão elas começam a colocar os ovos, elas se alimentam do sangue do animal e cada alimentação dura 15 minutos.

Carrapatos podem transmitir doenças como Ehrlichiose e Barbesiose e chegar a matar seu cãozinho, por isso todo cuidado é pouco. As fêmeas do carrapato são maiores que os machos, esses parasitas tem um ciclo de vida que vai de larva até o carrapato adulto, eles podem se desprender a qualquer momento do animal, mas vão precisar de um hospedeiro para se alimentar. Adultos podem sobreviver até 580 dias sem um hospedeiro.

No verão as chances de infestações desses parasitas aumentam muito, pois o clima quente favorece o ciclo de vida dessas criaturas. Normalmente pulgas levam 140 dias para terminar o ciclo de ovo até pulga adulta, enquanto que no verão esse tempo pode ser reduzido para até 10 dias, causando infestações ainda piores.  Nessa época do ano é sempre bom tomar mais cuidados e estar mais atento.

Leia também: Escolha o melhor plano de saúde para o seu cão

Evite os parasitas

cão Husky entre folhas

A melhor forma de se livrar do problema é evitar que ele se quer exista, fique sempre atento ao ambiente. A melhor prevenção ainda é limpar o lugar onde seu cão vive, já que 90% das pulgas e carrapatos não estão no animal, mas na casa. Animais que vivem em quintal estão ainda mais propensos a ter esses parasitas, afinal, a humidade, terra e plantas, geralmente presentes em quintais colaboram para a infestação dos parasitas.

Existem venenos que podem ser colocados no ambiente para matar os parasitas e proteger o lugar, mas fique atento, geralmente o cãozinho não deve voltar ao lugar dentro de 24h, o veneno pode ser usado em toda a casa, mas todo cuidado é importante.

Existem também remédios, chamados carrapaticidas, que são colocados no dorso e no pescoço do animal e entram na corrente sanguínea, assim, quando o bichinho é picado por um dos parasitas, o carrapato ou pulga morre envenenado. É extremamente importante procurar um veterinário capacitado que possa indicar o remédio certo, de acordo com a raça e o peso do seu cão. Os talcos contra parasitas são mais fáceis de usar, devendo ser espalhados por todo o pelo, tomando cuidado com os olhos e o focinho, de preferência usando uma focinheira de procedimento para evitar que o cão lamba o talco. Juntos os dois remédios são extremamente eficientes nessa batalha.

Confira também nosso artigo: Vacinas que os cães devem receber no seu primeiro ano de vida

Reviste seu cão a procura de parasitas

cão no colo do dono

Por mais que os remédios estejam dando certo e você esteja limpando o ambiente, é vital procurar pelos parasitas pelo corpo do seu amigo, pulgas costumam ser mais fáceis de notar, afinal costumam estar em grande quantidade. Enquanto carrapatos se escondem nas orelhas, entre os dedos das patas e nos pelos do dorso e do pescoço.

É importante fiscalizar bem cada cantinho, carrapatos podem ser retirados em casa, mas deve-se tomar cuidado para que o carrapato não se parta, isso pode causar uma infecção no seu animal, se mesmo tirando um a um com cuidado, isso acontecer, leve-o ao veterinário. Caso ocorra tudo bem na retirada do carrapato, limpe bem a ferida e fique atento para que a cicatrização ocorra normalmente.

A presença desses parasitas incomoda muito os animais, coça e cria feridas, fique atento para saber se seu animal está incomodado, ou com alguma irritação na pele. Na volta dos passeios é sempre importante fazer inspeções pelo cão, afinal é muito comum que esses animais se instalem neles durante uma ida ao parque, preste atenção também em você, carrapatos podem se segurar a sua roupa e depois infestar o ambiente, até chegar ao seu melhor amigo.


Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Conheça raças de cães que foram extintas

Curiosidades

Conheça raças de cães que foram extintas

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Curiosidades

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Como ter um cão com baixo orçamento

Dicas

Como ter um cão com baixo orçamento

Saiba tudo sobre o choro canino

Curiosidades

Saiba tudo sobre o choro canino

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Curiosidades

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Anuncie Grátis! »