Kuvasz

U Calila Galvão    t 18 de agosto de 2014


Esse cão pertence ao grupo dos cães pastores e boiadeiros e, no início, era usado como um cão pastor. O nome Kurvasz vem da língua turca e significa “guarda armada dos nobres”. É um cão feito para o trabalho e era excelente pastor de ovelhas pois, sua pelagem o ajudava a se misturar a elas sem ser percebido. Isso era um elemento surpresa para qualquer predador que tentasse se aproximar do rebanho.

Tudo sobre Papillon ou Phalene

Informações

História e origem do Kuvasz

Apesar de ser registrado como um cão de origem na Hungria, esse cão tem suas origens nos cães gigantes que habitavam a região do Tibet. Para chegar ao país húngaro, essa raça passou pela Turquia onde ganhou o nome. A raça é bastante antiga tendo os primeiros registros datados do final do século XV. Apenas os pertencentes à família real e os nobres tinha a autorização para criar um cão da raça. Os cinólogos ainda não têm muita certeza sobre a sua origem. Alguns acreditam que eles chegaram à Hungria por acaso durante a invasão dos mongóis. Tudo sobre Papillon ou Phalene

A raça passou por cruzamentos cuidados pois, como só estavam na mão da nobreza, tudo foi feito de maneira cautelosa. Eles eram os preferidos dos grandes donos de terra pois, defendiam a fazenda como nenhum outro cão e conseguiam afugentar até mesmo ursos e lobos. O rei Matthias I manteve um grande canil e passou anos cuidando dos cruzamentos a fim de melhorar a raça. Com o passar dos anos o Kuvasz começou a sair da exclusividade dos nobres e foi se popularizando, caindo nas graças dos fazendeiros que viram a sua grande utilidade para vigiar os rebanhos de gado e ovelha. Depois de duas grandes guerras, a quantidade de Kuvasz reduziu consideravelmente e graças aos alemães, conseguiram sobreviver. Em 1930, alguns exemplares foram exportados para os Estados Unidos e em 1935 o Kuvasz teve seu lugar na AKC.

Tudo sobre Papillon ou Phalene

Temperamento

Um excelente cão de guarda por seu alto instinto de proteção. Era por isso que essa raça era tão requisitada para guardar rebanhos. Ele não precisava ser treinado para desempenhar o papel de proteger os animais, isso já vinha de seu temperamento natural. O mesmo é possível ver hoje em dia em relação à família com a qual convive. Ele não é agressivo a não ser que precise defender alguém. Se você nunca teve um cão, o Kuvasz não deve ser a sua primeira opção. Esse cão tem um temperamento forte e precisa de alguém que tome a liderança e tenha pulso firme. Ele é bastante independente e consegue tomar as suas próprias decisões em certas situações que apareçam. Mesmo sendo muito independe e não ser do tipo que “gruda” no dono, precisa da companhia de outras pessoas e outros cães para se desenvolver bem. Tudo sobre Papillon ou Phalene

Manutenção e higiene do Kuvasz

Apesar de ter um pelo denso, o Kuvasz não exige muitos cuidados. Uma escovação por semana é o suficiente para mantê-lo limpo e tirar os poucos nós que se formam. Quanto à queda de pelos, não é constante mas, ele possui uma época de muda (normalmente no verão) na qual os pelos mortos caem e ele deve ser escovado com maior frequência. Para não perder a oleosidade natural que protege a pele e os pelos, os banhos devem ser mensais. Tudo sobre Papillon ou Phalene Esses cães não precisam de muito exercício e nem passam muito tempo durante os passeios. É preciso ter cuidado, principalmente, em horários e dias mais quentes. A presença do subpelo e o excesso de pelo faz desse cão extremamente vulnerável aos climas muito quentes. Já o frio, eles conseguem suportar com perfeição.

Os filhotes de Kuvasz não são para qualquer um

Tudo sobre Papillon ou Phalene Os filhotes do Kuvasz em nada lembram o seu temperamento tranquilo e equilibrado. Eles possuem um alto nível de energia e estão sempre prontos para começar a brincadeira. Se você é do tipo que passa a maior parte do dia fora e não sai muito de casa depois que chega, é melhor adquirir um Kuvasz já adulto. Além do mais, os filhotes precisam conviver com outros animais e humanos e um amplo espaço para brincar e correr.

Saúde

Tudo sobre Papillon ou Phalene O Kuvasz é um cão que não apresenta muitos problemas de saúde, nem mesmo os genéticos. Mas, por ser um cão de grande porte e que cresce com certa rapidez pode desenvolver a Displasia Coxofemoral e a Osteocondrite, mais frequente nos ossos dos ombros e aparece com mais frequência entre os 6 a 9 meses de vida da raça. A melhor forma de prevenção dessa patologia é ter cuidado em oferecer ao cão uma alimentação saudável.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Saiba como seu cão pode ajudar a ensinar lições às crianças

Curiosidades

Saiba como seu cão pode ajudar a ensinar lições às crianças

Conheça os planos de saúde para cães

Cuidados

Conheça os planos de saúde para cães

6 ótimas dicas para economizar e cuidar melhor do seu cão

Dicas

6 ótimas dicas para economizar e cuidar melhor do seu cão

Aprenda a ler o rótulo da ração e escolher a melhor para o seu cão

Alimentação

Aprenda a ler o rótulo da ração e escolher a melhor para o seu cão

4 Dicas chaves para o adestramento do seu cão dar certo

Dicas

4 Dicas chaves para o adestramento do seu cão dar certo