Papillon ou Phalene

Também chamado de Phalene essa raça é ótima e muito doce. São extremamente dóceis e dinâmicos, fazem sucesso como cães de companhia e sentem um prazer enorme em agradar a seus donos. O seu nome em francês significa borboleta fazendo uma alusão às suas orelhas que, com os pelos lisos e caídos, possuem o formato de uma asa de borboleta.

Phalène

Informações

  • País de origem: França
  • Expectativa de vida: entre 12 e 15 anos
  • Pelagem: abundante, sem subpelo, podendo ser lisa ou ondulada
  • Cor: a cor do pelo era única como preto e vermelho, hoje é mais comum a versão com branco associado a outra cor
  • Tamanho de machos e fêmeas: entre 20 a 28 cm
  • Peso do macho: 2,5 até 5 kg
  • Peso da fêmea: 2,5 até 4,5 kg
  • Cão de guarda: sim
  • Tolerância ao frio: baixa
  • Tolerância ao calor: mediana
  • Temperamento: convive bem com outros animais e também com crianças
  • Preço do Papillon ou Phalene: os filhotes custam em torno de R$ 2 mil

Curiosidades sobre o Papillon

  • Esses cães foram retratados nas obras de artistas como Rembrandt, Rubens, Velásquez e Clouet por exemplo;
  • O cantor Justin Bieber tem um Papillon chamado Sam, adotado por ele em um abrigo. Além disso um Papillon de nome Bijoux participa de um comercial ao lado do cantor;
  • Cães da raça podem apresentar grande sensibilidade à anestesia.

História e origem

O Papillon possui a sua origem na França e Bélgica. É possível notar vestígios dessa raça já no século XIV em Flanders. Entre os séculos XVI e XVII esse cão passou a ser muito bem visto por todos, pois estava sempre presente no colo da nobreza. Assim, todo aristocrata, principalmente as damas da sociedade, queriam um exemplar.

Ele apareceu em obras de diversos pintores da época como Rembrandt, Velásquez e Clouet. Existem duas variedades: a mariposa, mais antiga e a borboleta, que só apareceu durante o século XIX.

O Papillon se originou a partir dos spaniels que eram muito tradicionais na Europa. Então os nobres da época apreciavam muito a raça. Por exemplo a corte de Luis XIV da França admirava bastante esses cães. Então importavam muitos deles para o Palácio de Versalhes.

Mas a princípio as orelhas desses cães eram caídas. Entretanto devido à uma causa desconhecida, passaram a nascer cães com a orelha ereta. Desde então, os dois tipos de orelhas são aceitos. Mas nos Estados Unidos os cães de orelha em pé são conhecidos por Papillon. Por outro lado os de orelha caída são conhecidos como Phalene.

De fato, papilon em francês quer dizer borboleta. Isso porque a carinha do animal remetem ao formato de uma borboleta.

Muitos anos depois, em 1900 o Papillon começou a fazer parte de mostras caninas francesas. Posteriormente começou a surgir também em competições inglesas e americanas.

Então a raça se popularizou. Esses cães passaram a ser muito apreciados como cães de companhia. Além disso a raça ficou famosa também como cachorro de brinquedo.

Diferenças entre as variedades

Chamado de Phalene que significa mariposa em francês, as orelhas dessa versão da raça são mais caídas e mais parecidas com as asas de uma mariposa. Essa variedade é a da raça originalmente, só durante o século XIX é que foram realizados vários cruzamentos dos quais surgiram as orelhas eretas, mais parecidas com asas de uma borboleta. Assim, ficaram conhecidos como Papillon.

Características do Papilon

A raça possui uma pelagem bastante densa e longa. Então esses cães devem ser escovados pelo menos duas vezes por semana para a remoção de pelos mortos e evitar que se formem nós.

Mas apesar da pelagem não há problemas desses cães viverem em ambientes abertos. Isso porque os pelos são facilmente penteados mesmo que se formem nós.

Com relação à sua coloração, esses cães devem ser em sua maior parte brancos com partes pretas, amarelo ou ainda marrom.

Personalidade e temperamento

Ele tem um tamanho bastante pequenino o que lhe permite conviver bem em quase todos os ambientes, não importa o tamanho. Ele é muito meigo e carinhoso e não faz o tipo temperamental. Também costuma se dar bem com outros cães, crianças e animais. O seu tamanho é inversamente proporcional à energia que esse cãozinho possui. Ele precisa de muitas brincadeiras e passeios em horários de clima ameno mas, não muito frio.

Quanto a adestração, ele é um cão que segue comandos facilmente. Seu temperamento equilibrado e sua inteligência (está no 8º lugar no ranking) garantem resultados mas, é preciso ter paciência como com qualquer outro animal. Ele também pode dar um excelente cão de guarda alertando quando há algum movimento estranho em casa.

Convivência com o Papillon

Primeiramente apesar de pequeno, esse cão é muito confiante e brincalhão. Além disso é também bastante calmo e equilibrado.

Então, os Papillon são cães muito carinhosos e felizes que gostam muito de serem mimados por seus donos. Assim, são ótimos como cães de companhia. Afinal, eles foram mesmo criados para isso.

Ademais esses cãezinhos são muito ativos e apreciam muito brincadeiras ao lado da família. Inclusive costumam se sair muito bem em competições Agility.

Entretanto, esses cães podem também ser um pouco mais reservados, principalmente com desconhecidos. Mas quando o animal é socializado desde cedo não costuma apresentar problemas comportamentais.

Por fim apesar de tranquilos, esses cães podem ser muito bons para dar alertas quando há algo diferente acontecendo no ambiente.

Esses cães são pequenos e muito carinhosos. Então foram selecionados para serem os cães de colo dos nobres franceses e belgas. Sendo assim esses cães adoram ficar no colo do seu dono.

Entretanto esses cães são agitados. Então podem não querer ficar deitados no colo do tutor durante muito tempo.

O Papillon requer espaço?

Muitas famílias optam por ter um Papillon por sua capacidade de adaptação à locais pequenos. Então esses pequenos cães são capazes de viver em perfeita harmonia em um apartamento. Entretanto é preciso que o tutor leve o animal frequentemente para passear na rua para que ele gaste um pouco de sua energia.

O Papillon late muito?

O Papillon costuma latir bastante. Inclusive isso pode se tornar um grande problema porque o cão pode acabar latindo para qualquer coisa. Então, para que a convivência com o animal não se torne difícil, o ideal é que o cão seja ensinado desde filhote a controlar seus latidos.

O Papillon é destruidor?

Essa raça não é destruidora. O Papillon é um cão bastante comportado. Então dificilmente esses animais irão pegar objetos da casa para roer.

O Papillon é agitado?

Esses pequenos cães podem se mostrar sim bastante agitados. Então, geralmente eles precisam de vários minutos de brincadeiras ou atividade física para gastar sua energia.

Convivência com crianças, estranhos e animais

Esses cães de maneira geral são muito carinhosos. Além disso também costumam ser muito brincalhões e amigáveis inclusive com desconhecidos.

Ademais, geralmente cães dessa raça são capazes de conviver bem com outros animais, bem como com crianças. Entretanto é preciso ter bastante cuidado para que o pequeno cão não se machuque. Afinal o Papillon é um animal bastante frágil.

Manutenção e higiene do Papilon

Apesar de sua pelagem, a higiene do Papillon não exige muitos cuidados. Assim banhos frequentes, escovações duas vezes por semanas e limpeza das orelhas e dentes são o suficiente para manter a saúde do animal.

Banho

Esses cães não precisam tomar banho com tanta frequência. Então um banho mensal é o suficiente para manter o cão limpo.

Ademais devido aos seus longos pelos, recomenda-se a utilização de condicionador específico para cães com a finalidade de facilitar a escovação.

Por fim esses cãezinhos podem sentir bastante frio. Então recomenda-se bastante cuidado com correntes de vento principalmente quando estão molhados.

Unhas

Sempre que estiverem longas as unhas do cão devem ser devidamente aparadas. Contudo é preciso ter muita atenção para não ferir o animal fazendo o corte inadequadamente. Então, é aconselhado que se leve o cão ao veterinário ou pet shop para que um profissional faça o serviço.

Orelhas

A orelha ereta é característica do Papillon. Por outro lado o Phalene tem as orelhas caídas. Então é preciso ter muito cuidado principalmente com os cães de orelha ereta após os banhos. Isso porque é mais fácil de ocorrer a entrada de água que facilita a infecção.

Entretanto tanto para o Papillon quanto para o Phalene é preciso manter o conduto auditivo sempre limpo. Então para isso é aconselhado que se limpe a orelha do animal semanalmente ou sempre que estiver suja. Assim evita-se o aparecimento de infecções e inflamações do conduto auditivo.

Dentes

Para manter a saúde bucal do cão é preciso que sejam feitas de duas a três escovações semanalmente. Assim evita-se o acúmulo de tártaro nos dentes do animal.

Então aconselha-se a utilização de gaze ou escova de dentes com uma pequena quantidade de pasta de dentes própria para cães.

Nível de exercício do Papillon

O Papillon possui instinto caçador. Então são bastante espertos e ágeis. Por isso eles são ótimos atletas, se dando bem em competições de Agility, por exemplo.

Assim esses cães precisam ter um bom nível de atividade física diariamente para que se mantenham saudáveis e felizes. Então principalmente os animais que vivem em apartamento devem ser constantemente levados para passear. Além disso pode-se gastar a energia do cão com brincadeiras que eles adoram!

Alimentação da raça

A alimentação do Papillon é muito simples. Assim basta que seja fornecida uma ração balanceada ao animal. Entretanto é preciso que o alimento seja de boa qualidade.

Além disso deve-se oferecer duas refeições por dia, seguindo as quantidades diárias recomendadas de ração.

Por fim há um detalhe importante sobre a alimentação desse cão. Devido ao porte pequeno, seu esôfago é muito pequeno. Então é muito fácil que o cão se engasgue, principalmente com ossos.  Assim é preciso que o animal se alimente sempre com a supervisão do seu tutor.

Reprodução da raça

A reprodução desses animais deve ser realizada de forma responsável. Então é aconselhado que seja realizada apenas por criadores experientes e sob a supervisão de um veterinário. Assim podem ser evitados possíveis problemas congênitos provenientes de cruzas feitas sem os cuidados necessários.

Assim como é aconselhado para outras raças, os animais não devem utilizados na reprodução antes de completarem 18 meses de idade.

Além disso a gestação deve ser acompanhada por um profissional veterinário para assegurar a saúde da fêmea e dos filhotes.

Filhotes

Assim como acontece em outras raças, a gestação do Papillon dura em torno de 60 dias. Então após esse período, os filhotes nascem e devem permanecer com a fêmea por pelo menos 50 dias.

Entretanto, antes de ser levado para um novo lar, é preciso que o filhote seja examinado por um veterinários. Ademais ele deve ser vacinado e vermifugado.

Os filhotes desse cão são bastante ativos. Entretanto é preciso começar aos poucos com as sessões de exercício. Então você pode começar andando com o cão durante aproximadamente 15 minutos por dia. Além disso sempre que o animal se mostrar cansado, você deve deixar que ele se recupere.

O Papillon é um cão relativamente resistente quando adulto. Mas os filhotes podem ser delicados. Sendo assim eles podem se machucar com falicidade. Então é preciso ensiná-los a descer dos lugares com cuidado ou ainda esperar que você o pegue no colo para leva-lo ao chão.

Saúde do Papilon

Infelizmente, através de herança genética, o Papillon é um cão muito susceptível a desenvolver alergias por várias causas. Alguns tipos de plantas, medicamentos, alimentos e picadas de insetos podem fazer essa raça ter uma relação alérgica. Esta, pode ser leve gerando apenas coceira, moderada ou grave, chegando a ser fatal. Se ele for fazer alguma cirurgia é preciso tomar certos cuidados com anestésicos. Uma dose considerada pequena para outras raças pode ser fatal para o Papillon.

Fotos do Phalène (Papillon)

Papillon

Papillon

Papillon

Papillon

Papillon

Papillon

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here