Também chamado de Phalene essa raça é ótima e muito doce. São extremamente dóceis e dinâmicos, fazem sucesso como cães de companhia e sentem um prazer enorme em agradar a seus donos. O seu nome em francês significa borboleta fazendo uma alusão às suas orelhas que, com os pelos lisos e caídos, possuem o formato de uma asa de borboleta.

Tudo sobre Papillon ou Phalene

Informações

  • País de origem: França
  • Expectativa de vida: entre 12 e 15 anos
  • Pelagem: abundante, sem subpelo, podendo ser lisa ou ondulada
  • Cor: a cor do pelo era única como preto e vermelho, hoje é mais comum a versão com branco associado a outra cor
  • Tamanho de machos e fêmeas: entre 20 a 28 cm
  • Peso do macho: 2,5 até 5 kg
  • Peso da fêmea: 2,5 até 4,5 kg
  • Cão de guarda: sim
  • Tolerância ao frio: baixa
  • Tolerância ao calor: mediana
  • Temperamento: convive bem com outros animais e também com crianças
  • Preço do Papillon ou Phalene: os filhotes custam em torno de R$ 2 mil

História e origem

Tudo sobre Papillon ou Phalene

O Papillon possui a sua origem na França e Bélgica. É possível notar vestígios dessa raça já no século XIV em Flanders. Entre os séculos XVI e XVII esse cão passou a ser muito bem visto por todos pois, estava sempre presente no colo da nobreza. Assim, todo aristocrata, principalmente as damas da sociedade, queriam um exemplar. Ele apareceu em obras de diversos pintores da época como Rembrandt, Velásquez e Clouet. Existem duas variedades: a mariposa, mais antiga e a borboleta, que só apareceu durante o século XIX.

Diferenças entre as variedades

Tudo sobre Papillon ou Phalene

Chamado de Phalene que significa mariposa em francês, as orelhas dessa versão da raça são mais caídas e mais parecidas com as asas de uma mariposa. Essa variedade é a da raça originalmente, só durante o século XIX é que foram realizados vários cruzamentos dos quais surgiram as orelhas eretas, mais parecidas com asas de uma borboleta. Assim, ficaram conhecidos como Papillon.

Personalidade e temperamento

Ele tem um tamanho bastante pequenino o que lhe permite conviver bem em quase todos os ambientes, não importa o tamanho. Ele é muito meigo e carinhoso e não faz o tipo temperamental. Também costuma se dar bem com outros cães, crianças e animais. O seu tamanho é inversamente proporcional à energia que esse cãozinho possui. Ele precisa de muitas brincadeiras e passeios em horários de clima ameno mas, não muito frio.

Tudo sobre Papillon ou Phalene

Quanto a adestração, ele é um cão que segue comandos facilmente. Seu temperamento equilibrado e sua inteligência (está no 8º lugar no ranking) garantem resultados mas, é preciso ter paciência como com qualquer outro animal. Ele também pode dar um excelente cão de guarda alertando quando há algum movimento estranho em casa.

Uma raça propensa a alergias

Infelizmente, através de herança genética, o Papillon é um cão muito susceptível a desenvolver alergias por várias causas. Alguns tipos de plantas, medicamentos, alimentos e picadas de insetos podem fazer essa raça ter uma relação alérgica. Esta, pode ser leve gerando apenas coceira, moderada ou grave, chegando a ser fatal. Se ele for fazer alguma cirurgia é preciso tomar certos cuidados com anestésicos. Uma dose considerada pequena para outras raças pode ser fatal para o Papillon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here