Kuvasz

Esse cão pertence ao grupo dos cães pastores e boiadeiros e, no início, era usado como um cão pastor. O nome Kurvasz vem da língua turca e significa “guarda armada dos nobres”. É um cão feito para o trabalho e era excelente pastor de ovelhas pois, sua pelagem o ajudava a se misturar a elas sem ser percebido. Isso era um elemento surpresa para qualquer predador que tentasse se aproximar do rebanho.kuvasz

Informações

  • País de origem: Hungria
  • Outros nomes: Kuvasz Húngaro
  • Ranking de inteligência: 42ª posição
  • Tamanho dos machos: peso entre 45 e 52 kg e altura entre 0,71 até 0,76 cm
  • Tamanho das fêmeas: peso entre 31 e 40 kg e altura entre 0,66 até 0,71 kg
  • Pelagem: em abundância e ondulada com comprimento variável a depender da parte do corpo
  • Coloração: branco, mas a coloração marfim ou próxima a essa também é aceitável
  • Temperamento: leal e corajoso
  • Tolerância ao calor: baixa
  • Tolerância ao frio: alta
  • Cão de guarda: sim
  • Amizade com outros cães: alta
  • Energia: mediana
  • Expectativa de vida: entre 8 e 12 anos
  • Preço do Kuvasz: o filhote fica em média de R$ 1.200

História e origem do Kuvasz

Apesar de ser registrado como um cão de origem na Hungria, esse cão tem suas origens nos cães gigantes que habitavam a região do Tibet. Para chegar ao país húngaro, essa raça passou pela Turquia onde ganhou o nome.

A raça é bastante antiga tendo os primeiros registros datados do final do século XV. Apenas os pertencentes à família real e os nobres tinha a autorização para criar um cão da raça. Os cinólogos ainda não têm muita certeza sobre a sua origem. Alguns acreditam que eles chegaram à Hungria por acaso durante a invasão dos mongóis.

A raça passou por cruzamentos cuidados pois, como só estavam na mão da nobreza, tudo foi feito de maneira cautelosa. Eles eram os preferidos dos grandes donos de terra pois, defendiam a fazenda como nenhum outro cão e conseguiam afugentar até mesmo ursos e lobos.

O rei Matthias I manteve um grande canil e passou anos cuidando dos cruzamentos a fim de melhorar a raça. Com o passar dos anos o Kuvasz começou a sair da exclusividade dos nobres e foi se popularizando, caindo nas graças dos fazendeiros que viram a sua grande utilidade para vigiar os rebanhos de gado e ovelha. Depois de duas grandes guerras, a quantidade de Kuvasz reduziu consideravelmente e graças aos alemães, conseguiram sobreviver. Em 1930, alguns exemplares foram exportados para os Estados Unidos e em 1935 o Kuvasz teve seu lugar na AKC.

Temperamento

Um excelente cão de guarda por seu alto instinto de proteção. Era por isso que essa raça era tão requisitada para guardar rebanhos. Ele não precisava ser treinado para desempenhar o papel de proteger os animais, isso já vinha de seu temperamento natural. O mesmo é possível ver hoje em dia em relação à família com a qual convive. Ele não é agressivo a não ser que precise defender alguém. Se você nunca teve um cão, o Kuvasz não deve ser a sua primeira opção.

Esse cão tem um temperamento forte e precisa de alguém que tome a liderança e tenha pulso firme. Ele é bastante independente e consegue tomar as suas próprias decisões em certas situações que apareçam. Mesmo sendo muito independe e não ser do tipo que “gruda” no dono, precisa da companhia de outras pessoas e outros cães para se desenvolver bem.

Inteligência do Kuvasz

Kuvasz são extremamente inteligentes, mas não são fáceis de treinar. Sua independência feroz faz deles um desafio até mesmo para os donos experientes. Filhotes são brincalhões até a adolescência, mas os cães mais velhos geralmente são calmos e reservados. Por serem tão inteligentes, protetores e fortes, é especialmente importante socializar e treinar seu Kuvasz começando em uma idade jovem.

Convivência com o Kuvasz

O Kuvasz foi selecionado por sua habilidade de guarda e pode ser protetor da casa e da família. Embora seu trabalho atual seja principalmente guardar o rebanho, ele vai assumir a guarda de suas crianças e da casa se for criado como parte da família.

Se forem criados com crianças e outros animais de estimação, são gentis e protetores. Depois que amadurecem e aprendem seu trabalho e lugar na família, são cães de fácil convivência. Se forem criados para trabalhar de maneira independente, requerem paciência e firmeza no treinamento. O Kuvasz pode ser feroz na proteção dos seus, e já enfrentaram predadores como leões da montanha. Alguns podem ser agressivos e não são adequados para serem animais de estimação de família.

Hábitos destrutivos como excesso de latido de alerta e cavar podem ser o resultado de falta de contato humano ou de estímulos suficientes.

Convivência com crianças e com animais de estimação

O Kuvasz gosta de crianças e pode ser gentil e protetor com elas. Se seus filhos estão brincando com amigos, é essencial supervisionar se um Kuvasz está por perto. Ele pode confundir brincadeira de outras crianças com agressão e se moverá para proteger “seus” filhos. Filhotes de cachorro Kuvasz podem ser muito indisciplinados com crianças pequenas.

Como com qualquer cão, sempre ensine as crianças a se aproximar e tocar com segurança no seu Kuvasz, e supervisione quaisquer interações entre cães e crianças pequenas para evitar mordidas.

Kuvasz devem ser expostos a outros cães e animais, além de pessoas quando jovens se forem se tornar cães de família.

Manutenção e higiene do Kuvasz

Os Kuvasz são todos brancos, embora o tom possa variar um pouco. Apesar de ter um pelo denso, o Kuvasz não exige muitos cuidados.  Uma escovação por semana é o suficiente para mantê-lo limpo e tirar os poucos nós que se formam. Quanto à queda de pelos, não é constante mas, ele possui uma época de muda (normalmente no verão) na qual os pelos mortos caem e ele deve ser escovado com maior frequência. Para não perder a oleosidade natural que protege a pele e os pelos, os banhos devem ser mensais.

Apare a pele que cresce entre os dedos dos pés e corte as unhas dos pés conforme necessário. Escove os dentes pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças nas gengivas e mau hálito.

Os filhotes de Kuvasz não são para qualquer um

Os filhotes do Kuvasz em nada lembram o seu temperamento tranquilo e equilibrado. Eles possuem um alto nível de energia e estão sempre prontos para começar a brincadeira. Se você é do tipo que passa a maior parte do dia fora e não sai muito de casa depois que chega, é melhor adquirir um Kuvasz já adulto. Além do mais, os filhotes precisam conviver com outros animais e humanos e um amplo espaço para brincar e correr.

Saúde

O Kuvasz é um cão que não apresenta muitos problemas de saúde, nem mesmo os genéticos. Mas, por ser um cão de grande porte e que cresce com certa rapidez pode desenvolver a Displasia Coxofemoral e a Osteocondrite, mais frequente nos ossos dos ombros e aparece com mais frequência entre os 6 a 9 meses de vida da raça. A melhor forma de prevenção dessa patologia é ter cuidado em oferecer ao cão uma alimentação saudável.

Nível de exercício do Kuvasz

Kuvasz é um cão ativo que precisa de muito exercício, e não são adequados para apartamentos ou casas sem acesso a um quintal grande e cercado, ele requer espaço. Mesmo com um quintal, eles precisam de exercícios, como longas caminhadas ou corridas, uma vez que estejam fisicamente maduros. Quando deixados sozinhos por longos períodos, eles podem se tornar destrutivos ou agressivos.

Os Kuvasz jovens precisam de muito exercício, mas essa necessidade diminui com a maturidade. Kuvasz são naturalmente atléticos e em forma.

Por causa de seus pelos densos, o Kuvasz pode ficar ao ar livre em climas temperados a frios, desde que tenha abrigo, água e comida. Como qualquer cão, no entanto, eles também precisam de acesso à casa, para que possam estar próximos de sua família. O tempo quente e a alta umidade os deixam desconfortáveis.

É preciso ter cuidado, principalmente, em horários e dias mais quentes. A presença do subpelo e o excesso de pelo faz desse cão extremamente vulnerável aos climas muito quentes. Já o frio, ele consegue suportar com perfeição.

Alimentação do Kuvasz

Kuvasz são “fáceis de cuidar,” e precisam de pouca comida para um cão tão grande.

Quantidade diária recomendada: 2,75 a 3,75 xícaras de ração diária de alta qualidade, dividida em duas refeições.

O quanto o seu cão adulto come depende do seu tamanho, idade, constituição, metabolismo e nível de atividade. Cães são indivíduos, assim como pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida.

A qualidade da comida de cachorro que você compra faz a diferença, então, quanto melhor a ração para cachorro, mais ela vai nutrir o seu cão e menos você precisará encher a tigela do cachorro.

Mantenha seu Kuvasz em boa forma, alimentando-o duas vezes ao dia, em vez de deixar comida o tempo todo.

Fotos do Kuvasz

kuvasz

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here