Com esse nome muito comprido e pomposo, as pessoas chamam-no de, maneira mais prática, Westie. Ele é um cão muito amável e de pequeno porte, ideal para crescer em pequenos espaços. Essa raça teve e ainda tem seus momentos de fama. No cinema apareceu como Ideiafix, o cachorrinho muito amado do famoso personagem das telonas Obelix.

Tudo sobre West Highland White Terrier

Informações sobre o West Highland White Terrier

  • País de origem: Escócia
  • Função original: caçava texugos e raposas
  • Ranking de inteligência: 47ª posição
  • Cor: sempre branca
  • Cor dos olhos: sempre pretos
  • Pelagem: possuem um pelo bastante duro
  • Peso do macho e da fêmea: entre 6 e 9 kg
  • Altura do macho: em média, 27 cm
  • Altura da fêmea: em média, 25 cm
  • Expectativa de vida: vivem em torno de 13 anos
  • Preço do West Highland White Terrier: varia de R$ 1.000 até R$ 2.800

História e origem

O próprio nome já pode nos dizer algo sobre a sua origem. Esse nome muito extenso pode ser traduzido como cão branco caçador das terras do oeste da Escócia. Existiam muitas raças parecidas porém, apresentavam diversas diferenças. O Skye, o Cairn, o Dandie Dinmont, o Westie e o Terrier Escocês eram todos considerados um único tipo de raça.

Tudo sobre West Highland White Terrier

Vários cruzamentos seletivos foram realizados com o passar o tempo e assim, características foram sendo isoladas. Quando as linhagens produziam características únicas eram de fácil preservação por causa do isolamento natural que as diversas ilhas do país conseguiam formar. A primeira vez que a raça chamou a atenção das pessoas foi no ano de 1907 pelo nome de Poltalloch Terrier, o mesmo nome da cidade onde o coronel E. D. Malcom nasceu. Sessenta anos antes dessa data, o coronel já havia começado a criação da raça que tinha pelagem branca e pernas curtas. Daí em diante muitos nomes foram dados a raça tanto que o seu primeiro registro na AKC foi com o nome de Terrier Roseneath em 1908. Mas, já no ano seguinte, o nome mudou para o conhecemos hoje.

Tudo sobre West Highland White Terrier

Temperamento do West Highland White Terrier

Esse cão não é para qualquer um. Para ter um Westie em casa é preciso saber mandar e ter pulso firme ou então ele mesmo vai querer se tornar o dono do pedaço. Além disso ele é muito independente, possui uma personalidade forte e ainda carrega consigo uma quantidade extra de energia. Assim, se você nunca teve um cão, essa raça não é a melhor escolha nesse momento.

Tudo sobre West Highland White Terrier

Saber adestrá-lo é de fundamental importância. Se o Westie perceber que ele pode fazer o que quiser pode até mesmo se voltar contra o seu dono e se tornar agressivo para conseguir o que quer. Uma ótima dica para melhorar a sua socialização é fazer com que ele tenha o máximo de contato com outras pessoas e outros animais quando ainda for filhote.

O Westie também não é um cão adequado para aquelas pessoas que saem o dia inteiro e que não têm muita paciência para sair de casa. Se esse cão se torna-se um homem, com certeza não seria do tipo que gosta de ficar sentado no sofá assistindo televisão. O dono de uma raça como essa precisa de muito tempo disponível para brincadeiras e passeios.

Tudo sobre West Highland White Terrier

Apesar do seu jeito independente e cheio de si, o Westie convive muito bem com outros cães e até mesmo com crianças. Quanto a estas, essa raça pode até tolerar algumas brincadeiras mas, é melhor não exagerar. Eles costumam ser extremamente leais ao seu dono.

Cuidados e higiene

Você olha para esse cão cheio de pelos e já pensa no trabalho dobrado que vai ter com ele. É aí que você se engana. Apesar do seu pelo muito branco, eles não devem tomar banhos com muita frequência pois, podem ficar mais propensos a adquirir problemas de pele como a dermatite. Excesso de banhos removem a gordura natural que protege a pele. Desta forma, o mais adequado é dar apenas um banho por mês, no máximo dois.

Tudo sobre West Highland White Terrier

Os donos também podem fazer a tosa da sua pelagem e existem tipos especiais para a raça. O corte fica adequado por até 3 meses e depois disso é preciso refazê-lo. A escovação dos pelos deve ser feita, ao menos, uma vez por semana para reduzir a sujeira e manter o pelo mais branco possível. Lembre-se que esse não é um cão para viver em locais abertos como quintal, jardim ou fazendas.

Problemas de saúde típicos da raça

Tudo sobre West Highland White Terrier

De modo geral, o Westie não costume ter grandes problemas de saúde e a maioria passa a vida sem doenças. Existem duas que são as mais comuns: dermatite atópica e a catarata juvenil. Outros problemas podem ocorrer com menor frequência como a necrose da cabeça do fêmur, que faz o cão mancar e só pode ser resolvida com cirurgia. Existe também uma síndrome chamada de White Shaker Dog, neurológica, congênita e que causa tremores no corpo inteiro dos cães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here