West Highland White Terrier

Com esse nome muito comprido e pomposo, as pessoas chamam-no de, maneira mais prática, Westie. Ele é um cão muito amável e de pequeno porte, ideal para crescer em pequenos espaços. Essa raça teve e ainda tem seus momentos de fama. No cinema apareceu como Ideiafix, o cachorrinho muito amado do famoso personagem das telonas Obelix.

West Highland White Terrier
Foto: Freepik

Informações sobre o West Highland White Terrier

  • País de origem: Escócia
  • Função original: caçava texugos e raposas
  • Ranking de inteligência: 47ª posição
  • Cor: sempre branca
  • Cor dos olhos: sempre pretos
  • Pelagem: possuem um pelo bastante duro
  • Peso do macho e da fêmea: entre 6 e 9 kg
  • Altura do macho: em média, 27 cm
  • Altura da fêmea: em média, 25 cm
  • Expectativa de vida: vivem em torno de 13 anos
  • Preço do West Highland White Terrier: varia de R$ 1.000 até R$ 2.800

História e origem do West Highland White Terrier

O próprio nome já pode nos dizer algo sobre a sua origem. Esse nome muito extenso pode ser traduzido como cão branco caçador das terras do oeste da Escócia. Existiam muitas raças parecidas porém, apresentavam diversas diferenças. O Skye, o Cairn, o Dandie Dinmont, o Westie e o Terrier Escocês eram todos considerados um único tipo de raça.

Vários cruzamentos seletivos foram realizados com o passar o tempo e assim, características foram sendo isoladas. Quando as linhagens produziam características únicas eram de fácil preservação por causa do isolamento natural que as diversas ilhas do país conseguiam formar.

A primeira vez que a raça chamou a atenção das pessoas foi no ano de 1907 pelo nome de Poltalloch Terrier, o mesmo nome da cidade onde o coronel E. D. Malcom nasceu. Sessenta anos antes dessa data, o coronel já havia começado a criação da raça que tinha pelagem branca e pernas curtas. Daí em diante muitos nomes foram dados a raça tanto que o seu primeiro registro na AKC foi com o nome de Terrier Roseneath em 1908. Mas, já no ano seguinte, o nome mudou para o que conhecemos hoje.

Temperamento do West Highland White Terrier

West Highland White Terrier
Foto: Freepik

Esse cão não é para qualquer um. Para ter um Westie em casa é preciso saber mandar e ter pulso firme ou então ele mesmo vai querer se tornar o dono do pedaço. Além disso ele é muito independente, possui uma personalidade forte e ainda carrega consigo uma quantidade extra de energia. Assim, se você nunca teve um cão, essa raça não é a melhor escolha nesse momento.

Saber adestrá-lo é de fundamental importância. Se o Westie perceber que ele pode fazer o que quiser pode até mesmo se voltar contra o seu dono e se tornar agressivo para conseguir o que quer. Uma ótima dica para melhorar a sua socialização é fazer com que ele tenha o máximo de contato com outras pessoas e outros animais quando ainda quando for filhote.

O Westie também não é um cão adequado para aquelas pessoas que saem o dia inteiro e que não têm muita paciência para sair de casa. Se esse cão fosse um homem, com certeza não seria do tipo que gosta de ficar sentado no sofá assistindo televisão. O dono de uma raça como essa precisa de muito tempo disponível para brincadeiras e passeios.

O que faz West Highland White Terrier agressivo é quando se sentem ameaçados e a segunda razão é uma socialização insuficiente. É por isso que é tão importante expor seu cão a novas pessoas, cães e situações.

Convivência com crianças e com outros animais de estimação

West Highland White Terrier
Foto: Freepik

O West Highland White Terrier é um cão amoroso que é bom com crianças mais velhas. Mas ele deve ter supervisão de adultos em torno de crianças, particularmente as mais jovens. Alguns livros de criação enfatizaram o quanto o Westie se dá bem com as crianças, por isso os clubes de raça recomendam que todas as crianças na casa de um Westie tenham mais de sete anos de idade.

Apesar do seu jeito independente e cheio de si, o Westie convive muito bem com outros cães e até mesmo com crianças. Quanto a estas, essa raça pode até tolerar algumas brincadeiras mas, é melhor não exagerar. Eles costumam ser extremamente leais ao seu dono.

Um West Highland White Terrier se dá bem com outros cães e é adequado para casas de vários tipos.

Ele pode se adaptar aos gatos, mas é mais fácil se ele foi criado com eles, em vez de se ajustar a uma introdução de vida tardia; ele tem uma forte presa e vai perseguir os gatos que decidem fugir dele. Um Westie não é confiável com pequenos animais por causa de sua presa. Ele não consegue diferenciar entre o rato de estimação engaiolado no quarto do seu filho e um rato selvagem que encontrou seu caminho dentro de casa.

Se você quiser um pequeno animal de estimação, incluindo coelhos ou pássaros, esta não é a raça para você.

Inteligência do West Highland White Terrier

West Highland White Terrier
Foto: Freepik

Cães desta raça tendem a latir muito. Então, se você está planejando comprar uma dessas raças, então você deve também planejar o treinamento profissional para que seu animal de estimação não exceda os latidos.

Os Westies não são uma escolha ideal para donos de cães pela primeira vez. Eles são independentes e gostam de fazer as coisas do seu jeito. Se você se mantiver diligente, normalmente você pode ter o seu totalmente treinado dentro de seis meses.

Cuidados e higiene com o West Highland White Terrier

Westies tem um pelo duplo, com um subpelo curto e um acabamento de cerca de dois centímetros de comprimento. Esse pelo duplo protege-o do tempo inclemente e dos dentes e garras da sua presa. O pelo branco deve, claro, ser sempre branco.

Seu pelo é fácil de preparar e requer escovação e aparagem regular. Os donos também podem fazer a tosa da sua pelagem e existem tipos especiais para a raça. O corte fica adequado por até 3 meses e depois disso é preciso refazê-lo. A escovação dos pelos deve ser feita, ao menos, 1 vez por semana para reduzir a sujeira e manter o pelo mais branco possível. Lembre-se que esse não é um cão para viver em locais abertos como quintal, jardim ou fazendas.

Você olha para esse cão cheio de pelos e já pensa no trabalho dobrado que vai ter com ele. É aí que você se engana. Apesar do seu pelo muito branco, eles não devem tomar banhos com muita frequência pois, podem ficar mais propensos a adquirir problemas de pele como a dermatite. Excesso de banhos removem a gordura natural que protege a pele. Desta forma, o mais adequado é dar apenas um banho por mês, no máximo dois.

Verifique as orelhas uma vez por semana por sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que pode indicar uma infecção. Limpe-as também semanalmente com uma bola de algodão umedecida com limpador de ouvidos suave e com pH equilibrado para evitar problemas.

Corte as unhas dos pés conforme necessário. Escove os dentes pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem dentro deles. A escovação diária é ainda melhor se você quiser prevenir doenças nas gengivas e mau hálito.

Problemas de saúde típicos da raça

De modo geral, o Westie não costume ter grandes problemas de saúde e a maioria passa a vida sem doenças.

Existem duas que são as mais comuns: dermatite atópica e a catarata juvenil. Outros problemas podem ocorrer com menor frequência como a necrose da cabeça do fêmur, que faz o cão mancar e só pode ser resolvida com cirurgia. Existe também uma síndrome chamada de White Shaker Dog, neurológica, congênita e que causa tremores no corpo inteiro dos cães.

Nível de exercício e condição física

West Highland White Terrier é ativo, alerta, amigável e curioso. Estes cães têm uma natureza ousada e destemida, por isso exigem uma quantidade adequada de exercício por dia.

O West Highland White Terrier é um pequeno cão robusto com um peito profundo e uma forma ligeiramente retangular. Os machos são cerca de 11 centímetros de altura e as fêmeas são aproximadamente de 10 centímetros de altura.

Alimentação do West Highland White Terrier

Quantidade diária recomendada: 1/2 a 1,5 xícaras de alimentos secos de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições.

O quanto o seu cão adulto come depende do seu tamanho, idade, constituição, metabolismo e nível de atividade. Cães são indivíduos, assim como pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida.

Curiosidades

  • Um Westie pode ter traços de terrier(sem surpresa). Ele vai cavar, latir e ir atrás de vermes. Mas com treinamento adequado, ele pode ser treinado para latir uma vez e não cavar, embora alguns cães sejam menos desencorajados do que outros.
  • Um Westie pode se acostumar com gatos. Mas ele não consegue se adaptar a animais de pequeno porte, como coelhos e pássaros, por causa de sua forte presa.
  • Um Westie pode ser deixado por longos períodos de tempo quando seu pessoal está trabalhando. Ligar um rádio e fornecer brinquedos são as principais estratégias a serem usadas.
  • Se você é um jardineiro exigente, o Westie não é sua melhor escolha, já que ele pode gostar de desenterrar plantas e ser um pouco entusiasmado demais em ajudá-lo a cultivar.

Fotos do West Highland White Terrier

West Highland White Terrier

West Highland White Terrier

West Highland White Terrier

West Highland White Terrier

West Highland White Terrier

West Highland White Terrier

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here