Entenda porque recepcionar o dono é tão importante para o cão

U Milena Costa    t 1 de agosto de 2016


Você certamente já percebeu que o seu cachorro é o que mais fica feliz quando você chega em casa, provavelmente você já notou que se ele não puder te receber do jeitinho dele, ele vai ficar muito agitado e chegar a chorar.

Aproveite para ler também nosso artigo Como adestrar o cachorro em casa.

Eles vão dar bom dia na cama, e ficam extremamente felizes quando o dono aparece em casa, você já deve ter visto a reação de um cão ao reencontrar o dono depois de uma longa viagem, por exemplo, mas para o cão esse reencontro, mesmo que por poucas horas de distância, é muito importante. Entenda a razão.

cão recepciona dona

A inteligência emocional dos cães equivale a de crianças de 2 anos

Os cães assim como crianças, sentem medo, alegria, curiosidade, tristeza, mas não entendem e questionam tais sentimentos, eles apenas vivem isso. E por serem ligados aos donos, vivem essas emoções sem se questionar os motivos de você ter passado o dia todo fora de casa, e ter deixado ele.

O cão apenas sente a saudade do dono, e quando o dono retorna, assim como uma criança que passou um tempo sem ver a mãe, ele faz festa por estar de novo com quem ele tanto gosta.

cão pula no dono

Sim, os cães se sentem felizes ao ver os donos, pois criam uma ligação afetiva com ele, e ao rever alguém que gostamos nós nos alegramos, assim como acontece com eles. A diferença é que eles não reagem de forma contida, apenas expõem a felicidade que estão sentindo.

Cães e donos estabelecem amor de pais e filhos

A ligação afetiva entre humanos e seus cães é muito forte. A ocitocina é um hormônio responsável por vínculos sociais e reconhecimento, esse hormônio é liberado nos cães e nos humanos quando estão juntos e fazem os dois se sentirem bem na companhia um do outro.

cão beijando o dono

O cão entende que o dono é parte da família e estabelece uma relação de confiança com seu humano. O cão não confia em qualquer humano, mas se sente bem ao ver seu dono e tende a procura-lo quando quer algo ou tem algum problema, porque entende que seu dono pode ajuda-lo de uma forma que outros cães não podem.

Leia também nosso artigo Coisas para avaliar antes de adotar um cachorro.

Reconhecimento

Por meio dos cheiros os cães reconhecem seus donos, isso não é novidade. O que acontece é que pelo cheiro eles vão saber diferenciar, cães de humanos, entender quem é seu dono e pelo cheiro vão reconhecer os humanos que eles gostam.

cão beija dono

Cheirando e lambendo, além de demonstrar afeto, os cães também conseguem saber com quem você esteve enquanto estava fora, e poderá saber quem é caso ele conheça a pessoa, saberá por onde você andou e até mesmo o que você comeu.

Responda a recepção do seu cão

Preste atenção ao seu cão quando ele vir te recepcionar, sua resposta é importante para a saúde emocional do seu amiguinho. Ele está querendo dizer “Eu gosto de você e não estou bravo por ter me deixado”. Quando você fala com alguém certamente vai querer atenção, não é diferente com eles. Permita que seu cão te lamba, deixe que ele reaja a sua presença da forma dele e demonstre que também está feliz em vê-lo.

cão e dono

Mesmo cansado depois de um dia difícil de trabalho, não esqueça que seu cão é como um filho, ele confia em você e de fato o ama, então responda ao carinho dele até que ele ache que a recepção pode acabar.

Assim como o passeio e as brincadeiras, a recepção é um dos momentos de fortalecimento do vínculo tão especial que você criou com seu cão. E ele precisa disso para continuar um cão feliz e tranquilo.


Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Curiosidades

Saiba mais sobre o registro oficial de animais

Como ter um cão com baixo orçamento

Dicas

Como ter um cão com baixo orçamento

Saiba tudo sobre o choro canino

Curiosidades

Saiba tudo sobre o choro canino

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Curiosidades

Saiba como tirar cheiro de cachorro da casa

Porque alguns cães gostam de colo e outros não?

Curiosidades

Porque alguns cães gostam de colo e outros não?

Anuncie Grátis! »