Cuidados na hora do banho do cachorro

U Milena Costa    t 17 de julho de 2016


Se você ainda tem dúvidas sobre como proceder em relação aos banhos do seu cãozinho, vamos explicar nesse artigo como lidar com o banho, frequência e necessidades do seu amigo. Cães de pelo longo e curto tem necessidades diferentes, mas o essencial é entender o que se encaixa melhor para o seu animal, pois algumas atitudes como banho em excesso podem fazer mal ao bichinho.

cão tomando banho

Escolha dos produtos

Não adianta comprar uma barra de sabão amarelo, ou usar o seu shampoo pra dar banho no seu cãozinho, acredite ou não, tem gente que faz isso, e se você está nesse meio, melhor parar agora.

O PH da pele dos cães é bem mais sensível que o da nossa pele, portanto compartilhar um shampoo vai ser péssimo pra ele. Existem muitos produtos no mercado, escolha um que se encaixe ao seu bolso e que seja específico para o uso em cães.

cão e dona

O mais ideal são os shampoos, mas também existem sabonetes. Os produtos neutros são os melhores, sempre leia composição e indicações, alguns produtos ajudam inclusive na batalha eterna contra parasitas.

Quando dar o primeiro banho no cachorro

Para donos que acabaram de adquirir seu primeiro filhotinho e estão em dúvida quanto aos banhos, o importante é focar na vacinação, após a última doce da vacina é importante esperar em torno de duas semanas para dar o primeiro banho no seu cãozinho.

É necessário esperar esse tempo para não correr o risco de afetar o efeito da vacina ao dar o banho, acontece que quando ainda são filhotes o organismos do cães, principalmente de pequeno porte é muito frágil e mudanças bruscas de temperatura podem afetar no efeito da vacina.

filhote no banho

Assim como o cão sem todas as vacinas não pode sair para não contrair alguma doença sem estar protegido, o banho também pode deixa-lo doente. Então, já que ele estará em casa, não vai estar se sujando tanto, se você ficar incomodado pode passar um pano úmido em água morna para limpar locais que sujam mais como as patas, mas seja rápido e não o deixe molhado.

Leia também: Cachorros tomando banho

Este primeiro banho sempre deve ser dado em casa, e deve ser um momento tranquilo e divertido, muitos cães desenvolvem medo do banho, e para evitar que isso aconteça o primeiro banho deve ser um momento relaxante e nunca acontecer em pet shops.

Frequência dos banhos em cachorros

Banho em excesso faz mal ao cão, entenda que os animais tem uma pele mais sensível que a nossa, e mesmo nós nos desgastamos se tomarmos muitos banhos, com eles a situação é ainda mais delicada. O excesso de banhos retira a proteção natural da pele dos cães e pode deixa-los expostos para pegar alergias e outras doenças de pele.

cão ensaboado

Animais de pelo curto devem tomar banho de 15 em 15 dias no verão e no inverno esse intervalo pode subir para 30 dias. Cães de pelos longos podem manter o intervalo de 15 dias mesmo no inverno.

Você deve ficar incomodado com o cheiro forte que o animal pode ter e achar que deve dar mais banhos, escovar o pelo do animal ao menos 3 vezes na semana retira as células mortas e acaba com esse odor que pode incomodar os donos.

Mas eu passeio todos os dias com meu cão, ele se suja, o que fazer? Existem produtos chamados banho seco, use esse produto com um pano para limpar patas, que geralmente se sujam mais, e o resto do animal, isso evita antecipar os banhos e auxilia com o odor. veterinários explicam que tais produtos podem ser usados também em filhotes que ainda não tomam banho.

Escovação dos pelos de cachorros

Pra evitar a antecipação dos banhos e deixar seu animação desprotegido, escovar os pelos sempre que tiver um tempinho é uma ótima saída, a atividade ainda massageia a pele do seu amiguinho e com certeza é um ótimo momento em cão e dono.

cão sendo escovado

Escovas de cerdas, inclusive aquelas de cabelo que prende na mão e são de plástico e você certamente já viu algum senhor usando é ótima para cães de pelo curto. E uma opção bem baratinha.

Cães de pelo mais longo como Lulu da Pomerania e Golden Retrievers precisam de escovas de aço, ou rasqueadeiras, que podem ser encontradas em pet shops e são ótimas para desembaraçar os pelos do animal.

Leia também nosso artigo: Como reduzir a queda de pelos do cachorro

Sempre escove seu animal no sentido do pelo e torne a atividade um momento divertido, muitos cães não gostam da escovação, mas é necessário, então mostre a ele que esse pode ser um momento divertido e evite que o seu bichinho fique estressado com a atividade.

Secagem pós banho de cachorros

Se seu cãozinho tem pelagem longa, a gente já sabe que escovar e usar secador após o banho será de extrema importância. Secar é importante para evitar que ele possa pegar alguma doença ou resfriado. Cães de pelagem longa podem ser secados de início com uma toalha, para tirar o excesso e depois com um secador e a escova.

Cão enrolado

Cães de pelagem curta podem receber o mesmo processo, mas nesse caso a secagem é bem mais fácil, visto que não será necessário desembaraçar os pelos, porém, não deixe o processo de lado, o cãozinho deve no mínimo ser bastante enxugado com uma toalha.


Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Cães e gatos são mesmo inimigos?

Curiosidades

Cães e gatos são mesmo inimigos?

Entenda porque dividir sua comida com o cão é uma péssima ideia

Alimentação

Entenda porque dividir sua comida com o cão é uma péssima ideia

Entenda porque cafeína é veneno para cães

Alimentação

Entenda porque cafeína é veneno para cães

Entenda porque não se deve manter cães acorrentados

Cuidados

Entenda porque não se deve manter cães acorrentados

Saiba como preparar a casa para a chegada de um cão

Dicas

Saiba como preparar a casa para a chegada de um cão

Anuncie Grátis! »