cão tosa

Um cachorrinho da raça Lulu da Pomerânia ficou famoso na internet depois que sua tutora postou fotos dele bem irritado após uma tosa, o cãozinho que era tranquilo passou a andar apenas nas patas e trás e mostrar os dentes o tempo todo como se estivesse irritado.

Muita gente questionou se isso não seria apenas uma montagem e uma brincadeira da dona, mas a verdade é que o comportamento dos cães pode mudar sim após uma tosa, inclusive é bem comum. Saiba mais a respeito nesse artigo.

cão irritado

O cão estranha a mudança no pelo?

Sim, os cães sentem que mudaram, enxergam essa mudança e podem ficar incomodados. Enquanto alguns cães não ligam nenhum pouco para a mudança nos pelos, muitos se sentem diferentes e mudam seu comportamento.

A mudança mais comum é uma aparente tristeza, quando o cão para de brincar e passa a ficar deitado em algum cantinho, aparentando não ter vontade de fazer nada. O cão não entende sobre o conceito de beleza, ele não se sente feio, apenas sente que está diferente sem os pelos.

tosa cão

Tosa higiênica

A tosa higiênica pode causar um comportamento diferente, os cães podem estranhar a falta de pelos no local, além de lamber e até coçar. Esse tipo de tosa é importante para cães de pelagem longa, mas é importante acostumar o cão a ela desde cedo.

Além disso fique atento para o caso do cão ter alguma alergia ou irritação causada pela gilete, se o cãozinho tiver alguma reação na pele causada por essa tosa, então o mais recomendado é parar com ela.

cão tosa

Como lidar com a mudança de comportamento do cão

Como esse comportamento é mais comum do que se imagina, o recomendado é dar muito carinho, amor e atenção ao seu cãozinho. Tente distraí-lo com petiscos, brinquedos e brincadeiras, para que ele relaxe.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como escolher a tosa ideal para o seu cão

Se seu cãozinho passou mais de dois dias se escondendo, ou sempre deitado, sem querer se divertir nem realizar nenhuma atividade, então é hora de leva-lo ao veterinário. Existem tratamentos comportamentais que podem auxiliar seu cão como terapia de florais para cães.

Cão triste

Mas o mais provável é que com a sua atenção o cãozinho relaxe depois de um tempo e esqueça o corte que o deixou infeliz. Se isso aconteceu uma vez talvez o ideal seja parar com as tosas ou tentar uma tosa menos radical, para que ele não veja tanta diferença.

A tosa canina é necessária?

A grande dica aqui é entender se a tosa no seu cãozinho é realmente necessária, em muitos casos os tutores tosam o bichinho por achar que estão morrendo de calor quando não estão, e até mesmo por estética.

bernese

Se seu cãozinho  não gostou da tosa, então procure saber se a raça dele e o local onde você mora exigem que ele tenha o pelo tosado ou não.

Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre pelagem dupla

Alguns cães que aparentam ter pelo longo na verdade possuem dupla pelagem, e nesses casos é indicado que a tosa não seja realizada. Portanto se informe para que seu cãozinho não precise passar por uma tosa desnecessária, que pode até representar um desconforto para ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here