Mudança de Comportamento após tosa canina

Um cachorrinho da raça Lulu da Pomerânia ficou famoso na internet depois que sua tutora postou fotos dele bem irritado após uma tosa, o cãozinho que era tranquilo passou a andar apenas nas patas e trás e mostrar os dentes o tempo todo como se estivesse irritado.

Foto: Freepik

Muita gente questionou se isso não seria apenas uma montagem e uma brincadeira da dona, mas a verdade é que o comportamento dos cães pode mudar sim após uma tosa, inclusive é bem comum. Saiba mais a respeito nesse artigo.

O cão estranha a mudança no pelo?

Sim, os cães sentem que mudaram, enxergam essa mudança e podem ficar incomodados. Enquanto alguns cães não ligam nenhum pouco para a mudança nos pelos, muitos se sentem diferentes e mudam seu comportamento.

Cachorro triste? A mudança mais comum é uma aparente tristeza, quando o cão para de brincar e passa a ficar deitado em algum cantinho, aparentando não ter vontade de fazer nada. O cão não entende sobre o conceito de beleza, ele não se sente feio, apenas sente que está diferente sem os pelos.

Tosa higiênica

A tosa higiênica pode causar um comportamento diferente, os cães podem estranhar a falta de pelos no local, além de lamber e até coçar. Esse tipo de tosa é importante para cães de pelagem longa, mas é importante acostumar o cão a ela desde cedo.

Foto: Freepik

Além disso fique atento para o caso do cão ter alguma alergia ou irritação causada pela gilete, se o cãozinho tiver alguma reação na pele causada por essa tosa, então o mais recomendado é parar com ela.

Como lidar com a mudança de comportamento do cão

Como esse comportamento é mais comum do que se imagina, o recomendado é dar muito carinho, amor e atenção ao seu cãozinho. Tente distraí-lo com petiscos, brinquedos e brincadeiras, para que ele relaxe.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como escolher a tosa ideal para o seu cão

Foto: Freepik

Se seu cãozinho passou mais de dois dias se escondendo, ou sempre deitado, sem querer se divertir nem realizar nenhuma atividade, então é hora de leva-lo ao veterinário. Existem tratamentos comportamentais que podem auxiliar seu cão como terapia de florais para cães.Mas o mais provável é que com a sua atenção o cãozinho relaxe depois de um tempo e esqueça o corte que o deixou infeliz. Se isso aconteceu uma vez talvez o ideal seja parar com as tosas ou tentar uma tosa menos radical, para que ele não veja tanta diferença.

A tosa canina é necessária?

A grande dica aqui é entender se a tosa no seu cãozinho é realmente necessária, em muitos casos os tutores tosam o bichinho por achar que estão morrendo de calor quando não estão, e até mesmo por estética.

Se seu cãozinho  não gostou da tosa, então procure saber se a raça dele e o local onde você mora exigem que ele tenha o pelo tosado ou não.

Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre pelagem dupla

Alguns cães que aparentam ter pelo longo na verdade possuem dupla pelagem, e nesses casos é indicado que a tosa não seja realizada. Portanto se informe para que seu cãozinho não precise passar por uma tosa desnecessária, que pode até representar um desconforto para ele.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

46 COMENTÁRIOS

  1. fiz a tosa no meu maltes, ele ficou bem pelado, e depois ficou muito estranho, treme muito e parece estar com medo, nao quer sair de perto e uer ficar deitadinho do meu lado, estou bem preocupada, levei ao veterinario e ela disse que ele nao tem nada, mas estou bem triste e me sentindo culpada por isso. O que poso fazer para ajuda-lo?

    • O meu a mesma coisa ele é um lhasa e qdo ele vai a um pet que levei pela segunda vez por não ter horário em outro que ele tá de costume ele treme muitoooooooo e desta vez está com a pele muito machucada … da do não levarei ele mais lá

    • O meu está triste. E pior veio com a patinha machucada. Me doeu na alma. Não quero mais levar ele.

  2. Meninas eu tbm ? é pior do culpada q deixo imbolar aio tem q tosar é muito triste acabei de falar com a moça q vo começar levar sempre pq ele sofre muito com a tosa

  3. Gente meu Lulu da Pomerânia depois da toda esta se coçando muitoooooooo ja feriu o dorso e os testículos, não é pulga nem sarna, não sei o que fazer. Me ajudem por favor.

  4. Meu poodle também está assim, tremendo muito, triste e só quer ficar deitado no cantinho ou perto de mim quando estou sentada, além disso, prefere ambientes escuros, tô muito preocupada com ele, não sei o que fazer 🙁

  5. Oh gente o meu Shitzu está assim. Tremendo é só que ficar em baixo da cama e corça muito a parte traseira. Tosei ele no zero porque o pêlo embolou todo , tô com uma culpa enorme

    • O meu shitzu também tive que tosar no zero porque embolou os pelos ele fica tremendo e fica se coçando todo ele ta muito tristinho só fica embaixo da cama tbm ele era tão alegre antes ?

      • Larissa como está seu shitzu hoje? Pois adotei uma lhasa de 1 ano com o pêlo todo embolado tbem…depois da tosa está de cortar o coração…andei pesquisando as coceiras e usarei um shampoo adionando violeta genciana nos banhos….espero q essa tristeza dela passe logo. ..

      • Tosei minha shitszu porque os pêlos estavam muito embolados e ela mudou completamente o comportamento: não quer comer e nem beber água. Só fica na caminha e está fazendo xixi fora do lugar e está muito triste. Estou pior de dor na consciência pois de soubesse jamais teria tosado ela ??? será que voltam a ser como antes ????

        • Oi Nanci, tudo bem? Tosei meu shittzu no zero e ele também está assim. Gostaria de saber como está o seu hoje em dia. Já voltou ao normal? O que você fez depois?

    • MARCILEIA, SEU CACHORRO MELHOROU DEPOIS Q OS PELOS CRESCERAM? ESTOU MUITO PREOCUPADA, TOSEI O MEU A 4 DIAS ATRÁS E ELE ESTÁ MUITO INCOMODADO COM A PARTE TRASEIRA, NO RABO,E TREME MUITO. O Q EU FAÇO…ESTOU MUITO TRISTE

  6. Estou muito preocupada pois meu cachorro voltou da tosa e só quer dormir o tempo todo, quando estou deitada ele só quer ficar colado em mim. Fico pensando se ele sofreu algum tipo de agressão no pet ou talvez deram algum tipo de calmante pelo fato dele ser um pouco bravinho. Estou com muito medo!

    • Não acredito que ele tenha sofrido qualquer tipo de maus tratos. Os meus filhotes também ficam assim quando voltam da tosa, e eu sempre assisto, pelo vidro e fico de olho. Eles ficam assim durante 2 ou 3 dias depois da tosa…bem incomodados e muito estressados ficam em um ritmo acelerado e com habitos q não sao seus normalmente. Depois de 2 ou 3 dias tudo volta o normal. Eu procuto elogiar muito eles falo toda hora que eles estao lindos e fico mais grudada neles.

  7. Adotei duas vira-latas peludas em anos diferentes e ambas ficaram felizes com a tosa, mesmo nunca tendo sido tosadas antes. Detalhe: eu mesma tosei, com carinho e muita paciência, depois dei o banho, na secagem elas ficaram eufóricas e depois foram correr pela casa, felizes da vida. A primeira tosa não pode ser traumática.

  8. Larissa como está seu shitzu hoje? Pois adotei uma lhasa de 1 ano com o pêlo todo embolado tbem…depois da tosa está de cortar o coração…andei pesquisando as coceiras e usarei um shampoo adionando violeta genciana nos banhos….espero q essa tristeza dela passe logo. ..

    • nossa tosei o meu hj, pois embolou os pelos, parece que sedaram ela, ta muito estranha… to numa dó da kiara…

  9. Tosei minha poodle na quarta, tosaram mais do q eu pedi.. ela está sofrendo muito, não quer mais brincar o q eu faço? Me ajudem por favor. Me sinto muito culpada e ela só quer saber do meu marido não deixa eu chegar perto dela.. como se ela tivesse de mal pois eu q levei ela!

    • Aí! Vanessa, tô passando por isso também, mandei tosa o meu cachorro ele tá muito triste, e eu tô me sinto super culpada, meu esposo diz para eu fica tranquila que vai passar, mais o bichinho a três 3 dias, tá muito triste, quanto ele voltou ao normal.

  10. Gente estou vivenciando a mesma situação com a minha Lolinha, ela é uma (poodle), tosei ela a uma semana e de lá para cá ela tem apresentado todos esses comportamentos.. irritabilidade por conta da coceira, muita tristeza, e muitas dores. A pele dela está cheia de feridinhas, quando a gente pega ela grita, tem se alimentado menos e não quer muito contato.. enfim, estou super preocupada! Vcs poderiam me ajudar, o que se faz para amenizar o sofrimento deles?

    • Bom dia. Meu poodle também ficou assim. O veterinário do pet pediu para passar alguma pomada com corticóide e as feridas (alergia) por causa da gilete deram uma aliviada. O comportamento mudou também. Morri de dó! Mas antes de passar qualquer coisa é bom consultar se o teu pode. A gente fica com o coração na mão!

  11. Gente o meu ficou assim triste sem ânimo , sem querer brincar , triste mesmo que me deu dó e preocupação achei que tinha o maltratado no pet , mas na verdade percebi que ele estava sentindo falta do pelo ele é um Ihasa Apso e tive que tirar todo o pelo pq fez muito Nó e estava difícil o cuidado . E ele ficou assim durante 5 dias mais ou menos aí ele está normal novamente.

  12. Oi meu nome é Ana e tenho um casal de Lhasa Apso e mandei pro pet na segunda feira mandei tosar bem baixinho mas a fêmea voltou muito diferente não faz xixi e fica chorando fica só na caminha e não brinca mais come normal e bebe água mais fez xixi duas vezes na minha cama coisa que ela nunca fez e estou bem preocupada

  13. Tosei minha shitzu hoje pela primeira vez, estava embolada e com pulgas, agora ela está muito triste, tive que tirar debaixo da cama. A minha pastor alemão foi também (não tosou, claro!) mas ela voltou super tranquila, feliz.

  14. tosei meu shihtzu macho de 7 Meses fiz uma tosa bebê nele, o pelo dele tava horrível enrolado ai teve q fazer hidratação e a tosa agora dele tá MT carinhoso e chora do nada alguém me diz oq pode ter acontecido ele tá muitooo diferente

  15. Tomei o meu poodle só que ele não fica quieto não deita mais como antes no chão dormi pouco fica cochilando sentado aff tô n preocupada

  16. Minha cachorrinha também ficou muito triste após a tosa. Ela só fica debaixo da cama não quer brincar e pouco come. Tô tentando distrair ela mas tirar debaixo da cama já é difícil. Espero que fique bem logo.

  17. tô passando por isso também, mandei tosa o meu cachorro ele tá muito triste, e eu tô me sinto super culpada, meu esposo diz para eu fica tranquila que vai passar, mais o bichinho a três 3 dias, tá muito triste, quanto tempo para ele volta ao normal, alguém pode me ajudar?

  18. OLÁ, MEU SHITZU ESTÁ MUITO TRISTE, FOI TOSADO, EU PEDI PARA NÃO MEXER NO RABO DELE, MAS O TOSADOR CORTOU OS PELOS. SEMPRE QUE CORTA O PELO DO RABO ELE FICA ESTRESSADO, QUERENDO COMER O RABO, RODANDO. NÃO SEI O QUE FAZER. JÁ FAZ 4 DIAS ASSIM. SÓ FICA NO CANTINHO DORMINDO, NEM FAZER XIXI ESTÁ FAZENDO, DENTRO DE CASA. TENHO QUE COLOCAR ELE NO QUINTAL, PARECE ESTAR DEPRIMIDO.

  19. Tenho uma shihtzu fêmea de 9 meses, nunca havia tosado o rabo dela, dessa vez em uma pet diferente tosaram todo o rabo, o comportamento dela mudou totalmente, esta muito agitada, não dorme a noite, chora, late, vomitou e fez coco por toda a casa, mas toda mesmo, esta querendo sair toda hora pra fora, moramos em apartamento. Não sei mais o que fazer isso já esta em torno de 3/4 dias. Não sei mais o que fazer.

  20. Fiz a tosa HIGIENICA , após isso COMEÇOU a ter Uma reacao alergica no local ( anus) isso foi PIORANDO após 2 dias da Tosa, vindo a criar um fistulo de PUS, PELO MOTIVO de ter LAMBIDO o local que estava IRRITADO.

    Nesse caso o pet shop eh RESPONSAVEL ?

  21. Presiso de uma ajuda …
    E a primeira vez que levo a minha cachorrinha pra tomar banho higiênico e ela desde que chegou ela nao faz xixi e nem coco e so quer ficar deitada, e peto de mim ela comeu e bebe agua mais ta com a aparencia de tristeza , eu desde que ganhei ela e a primeira vez que a levo pra tomar banho fora ahora to me sentindo culpada por ela esta assim .
    Ela fica me olhando com uma cara de tristeza .

  22. Ola, tudo bem?

    Minha tia tem um maltês, ele foi tosado recentemente, porém quando voltou da tosa ele voltou querendo cruzar com a cachorrinha dela que também é maltês, mais ela tem apenas 5 meses e não esta no cio, por que isso está acontecendo?

  23. Foi a primeira vez que fiz a tosa completa na minha shihtzu. Já tinha feito antes, mas não à máquina zero. Fiz isso pq os pelos estavam todos embolados. A moça do Pet disse que tinha que ser feito assim. Pois bem, já faz dois dias, e ela agora está estranha, andando com os quadris pra baixo e as pernas curvadas, se mordendo bastante. Cheguei hoje do trabalho me deparei com a pele dela sangrando. Ela tá usando um cone no pescoço e vou levá-la de volta ao pet pra mostrar ao veterinário. Reconheço que a culpa é minha e me sinto muito mal por isso.

  24. Meu Tedy está inquieto não quer fazer direto xixi e nem cocô direto e choro depois q venho do banho e tosa e se coça não sei o q fazer com ele mais faz dois dias já

  25. Olá tudo bem?
    Levei minha shitzu ao veterinário e ela foi rosada agora não sai do sofá ou da cama, mais não está triste ela até brinca mais nao quer mais ficar no chão estou muito triste e não sei o que fazer, estou o dia todo com ela no colo.Alguém pode me ajudar por favor estou muito triste com essa situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here