Buldogue Inglês

Um cachorro de pequeno porte, baixinho e troncudo. É bastante calmo e dócil, adorando ficar no sofá pertinho da família. Sua função inicial era a de brigar com os touros, porém esse tipo de “entretenimento” foi proibido e a raça acabou adquirindo essa personalidade mais tranquila. Apesar de ser de fácil convivência é importante ter algumas informações em mente antes de adquirir um exemplar.

Buldogue Inglês
Foto: Freepik

Informações sobre o Buldogue Inglês

  • País de origem: Inglaterra
  • Coloração: uma única cor com ou sem máscara ou focinho preto
  • Pelagem: curta
  • Olhos: castanhos
  • Tamanho dos machos: altura entre 30 e 38 cm com peso médio de 22 kg
  • Tamanho das fêmeas: altura entre 30 e 38 cm com peso médio de 18 kg
  • Expectativa de vida: entre 8 e 10 anos
  • Ranking de inteligência: 77ª posição
  • Preço do Buldogue Inglês: em torno de R$ 2.500 até R$ 5.000

História e origem do Buldogue Inglês

O origem desse cão é desconhecida. Porém, foi na Inglaterra que ele começou a se desenvolver e infelizmente não tem uma história muito bonita. Os ingleses usavam o Buldogue Inglês para provocar touros e enfurecê-lo atacando o focinho do animal. Eles acreditavam que a carne do touro ficaria mais saborosa depois que fosse provocado. O buldogue também era utilizado para brigas com ursos, era o que se chamava de Bearbaiting.

Quanto mais ferozes os cães, mais valor eles tinham para os donos. Mas, finalmente, em 1835 a luta com touros foi proibida e então veio a fase de tranquilidade do Buldogue Inglês. Infelizmente, como não tinha mais “utilidade”, a popularidade que a raça havia conquistado caiu consideravelmente. Ela poderia ter sido, até mesmo extinta, se não fossem por alguns admiradores da raça que conseguiram salvá-los.

Os novos cruzamentos conseguiram eliminar o seu temperamento feroz e destacar traços físicos importantes. Felizmente, a nova experiência deu tão certo que o Buldogue Inglês se tornou uma raça extremamente amável e a partir de então, tornou-se muito popular.

Curiosidades sobre o Buldogue Inglês

Buldogue Inglês
Foto: Freepik

Por se tratar de uma raça relativamente antiga, muitas curiosidades rodeiam o Buldogue Inglês:

  • O Buldogue Inglês é considerado o mascote de, em média, 40 universidades nos Estados Unidos.
  • Muitas celebridades possuem ou possuíram um Buldogue Inglês, como: Leonardo DiCaprio, Hugh Jackman, David Beckham, Ashley Olsen, Zac Efron, Martha Stewart e Reese Witherspoon.
  • Apesar de seu pequeno tamanho o Buldogue pode pesar até 50kg.

Temperamento do Buldogue Inglês

Buldogue Inglês
Foto: Freepik

O Buldogue Francês sempre elegerá um único dono, apesar de amar toda a família. Ele vai aonde o dono for e não tem conversa. Eles são tão amáveis que são dóceis até mesmo com estranhos, são muito carentes, teimosos e necessitam muito da sua atenção.

Também, se trata de uma raça obstinada, por isso é teimoso e, em alguns casos, parece que ele está afrontando o seu dono. Ainda, são extremamente calmos, amoroso e inteligentes, apesar de serem difíceis de serem adestrados, mas isso é por causa da sua teimosia.

Apesar de precisar de exercícios, o buldogue inglês não costuma ser um cão elétrico.

O adestramento é fundamental para acalmar o seu bichinho, por isso, quanto mais cedo iniciar o adestramento, melhor.

Convivência com o Buldogue Inglês

Buldogue Inglês
Foto: Freepik

Esta não é uma raça que costuma ladrar muito. Mas é barulhento, por causa de seus arrotos, bufos e gases. No entanto, isso é algo que logo se acostuma e pode ser considerado até mesmo um charme da raça.

O Buldogue Inglês não é um cão que late muito, aliás, pode, inclusive, ser considerado uma raça silenciosa. Por isso, a raça é perfeita para aqueles que vivem em apartamentos ou com idosos que se incomodam com o barulho dos bichinhos. Entretanto, se sentir ameaçado e na presença de estranho o Buldogue Inglês ira latir!

Como são animais extremamente carinhosos e doces, os buldogues ingleses amam um colo, podendo, inclusive, tirar um cochilo no colo de seus donos com muita facilidade.

Convivência com crianças e com animais de estimação

Se você quer encontrar um bom cachorro para o seu filho, o Buldogue Inglês é uma das melhores opções que você pode ter. Crianças costumam ser descuidadas com cachorros, o que os irritam facilmente. Porém, essa raça é muito paciente e isso faz uma grande diferença. As crianças são adoradas por esses cães e elas possuem um lugar especial em seus corações.

Requer espaço

Buldogue Inglês
Foto: Freepik

Eles amam descansar e tirar longas sonecas dentro de casa. O Buldogue Inglês adora a vida ao ar livre. Mas se há uma piscina, um lago ou alguma proximidade com grandes volumes de água é preciso ficar em estado de alerta.

Inteligência e Obediência da raça

Bulldogs são conhecidos por sua teimosia e foram classificados nas dez “raças de cães mais inteligentes” pelo psicólogo Dr. Stanley Coren. Os buldogues acham difícil seguir as instruções dadas a eles por seres humanos e são um tanto carentes de solução intuitiva de problemas.

Bulldogs são conhecidos por sua teimosia, mas ainda são inteligentes o suficiente para completar tarefas, aprender truques e resolver problemas simplesSe um bulldog entende o propósito por trás do que se espera dele, então estará mais inclinado a fazer ou completar a tarefa que está sendo solicitada. Bulldogs também exigem uma quantidade exaustiva de incentivo para entender a importância do que se espera que ele faça.

Manutenção e higiene do Buldogue Inglês

De modo geral, a pelagem do Buldogue inglês é curta, lisa, fechada, de textura fina e, além disso, pode apresentar as seguintes cores:

  • Vermelho
  • Fulvo
  • Preto
  • Preto com castanho
  • Branco
  • Marrom claro

Aliás, a raça pode apresentar qualquer combinação dessas cores, com ou sem padrões e marcações como tigrado ou malhado. Cuidados também devem ser tomados no inverno com o Buldogue Inglês. Eles possuem pelo curto e, portanto, não toleram o frio muito bem. Tente acostumar o seu cão com roupas desde pequeno.

Alguns cuidados são essenciais para manter a saúde e qualidade de vida do seu Buldogue Inglês, como a limpeza das orelhas e aparação das unhas, por exemplo. Entretanto, também se lembre de sempre manter uma rotina regular de banho e de dar uma atenção redobrada às suas dobrinhas.

Assim, é fundamental secar bem as dobrinhas. Aliás, o recomendado é que o dono passe diariamente um pano umedecido nelas e nas ruguinhas do rosto do cãozinho.

De fato, quando acostumados desde filhotes, os buldogues ingleses colaboram com o corte  das unhas, que é algo fundamental para o conforto da raça ao andar. A aparação das unhas deve ser feita de 1 ou 2 vezes por mês.

As orelhas do Buldogue Inglês são finas, pequenas e num ângulo para a frente como abas que emolduram a sua testa.

A escovação dos dentes do buldogues ingleses deve ser realizada pelo menos de 2 a 3 vezes por semana. Isso é necessário, pois a incidência de tártaro na raça é alta.

Nível de exercício e condição física do Buldogue Inglês

Buldogue Inglês
Foto: Freepik

O buldogue inglês é muito famoso por suas dobrinhas enrugadas por todo o seu rosto e corpo, também essa raça possui pernas posteriores maiores que as da frente, ou seja, uma peculiaridade bastante interessante da raça. Entretanto, apesar dessas característica físicas, ele se dá super bem atividades diárias.

Inclusive, embora a raça demonstra ser muito brincalhona, é preciso cuidado para manter seu condicionamento físico sempre em dia, já que eles podem ser um pouco preguiçosos.

Por isso e por conta da sua estrutura,o Buldogue Inglês necessita de atividades exercícios regulares, mesmo a raça não possuindo tendência à obesidade isso é preciso para manter a saúde do animal sempre em dia.

Essa raça não é do tipo que se adapta bem em climas extremos. Por isso, não saia com ele em horários de muito calor. Dê preferência a passeios de manhã cedo, antes das 8 ou à noite depois das 18 horas.

Alimentação

Essa raça tem certa tendência à obesidade e por isso precisam se exercitar constantemente. Ele adora comer. E o seu dono, assim como outras pessoas que moram na casa, devem ter atenção quanto a quantidade de comida que oferecem. Porém, é bom não exagerar nos exercícios já que o Buldogue Inglês se cansa facilmente.

Reprodução da “Raça

Buldogue Inglês

Como o Buldogue Inglês é muito pesado e compacto, o macho pode ter dificuldade para um acoplamento natural. Por isso, quase sempre são necessárias providências para manter os dois parceiros unidos durante o acasalamento.

É por este motivo que a maioria dos criadores, do mundo inteiro, utilizam da técnica de inseminação artificial. Pois é um método mais eficaz, seguro e menos estressante para o animal.

Ainda, conforme explicamos acima, por causa do formato da cabeça da raça a fêmea raramente consegue realizar o parto de forma natural, por isso é necessário a realização de uma cesária em 80% dos casos.

Filhotes da raça

Nunca é fácil se acostumar a um lugar novo, não é mesmo? Assim é para um filhote de Buldogue Inglês. Por isso, nos primeiros dias de vida, é preciso manter atenção e cuidados redobrados para esse novo membro da família.

Pois mesmo parecendo um cãozinho tímido, lembre-se de que se trata de uma raça bastante brincalhona e apegado aos seus tutores. Então, proporcione muito amor e carinho e passe muito tempo com ele.

Cuidados e saúde com o Buldogue Inglês

O pelo não dará muito trabalho. Mas as dobrinhas do corpo precisam ser cuidadas com o máximo de atenção e com frequência. Elas precisam ser limpas diariamente. Se você mora em lugares muito úmido ou muito quente, observe as dobras, pelo menos, duas vezes por dia. Elas podem acumulares sujeira e umidade, um lugar excelente para a proliferação de fungos e causadores de doenças de pele como as dermatites.

Esses cães são muito musculosos e possuem as pernas curtas, por isso não são bons nadadores e podem se afogar facilmente. Se a sua casa possui piscina desprotegida, não deixe o seu cão do lado de fora.

Cuidar da saúde de um Buldogue Inglês não é para qualquer um. Essa raça exige certos cuidados, pois são vulneráveis a certos problemas de saúde. Isso pode ser notado claramente pela média de expectativa de vida menor do que outras raças. Assaduras e problemas de pele como dermatites podem aparecer com muita frequência entre as dobras.

Problemas ortopédicos são incomuns de aparecer, porém problemas com a articulação coxofemoral e joelhos são os mais comuns. Para reduzir as possibilidades desse tipo de patologia, o ideal é manter o seu cão sempre em forma evitando o ganho de peso.

Fotos do Buldogue Inglês

Buldogue Inglês

Buldogue Inglês

Buldogue Inglês

Buldogue Inglês

Buldogue Inglês

Buldogue Inglês Buldogue Inglês Buldogue Inglês Buldogue Inglês

Buldogue Inglês

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here